Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

2014/2015: a temporada mais importante da carreira de Rondo

Loja de camisas da NBA

A estreia do Celtics está marcada para 29 de Outubro, em uma partida contra o Brooklyn Nets, e apesar das inúmeras especulações, tudo leva a crer que Rajon Rondo estará em quadra para dar início à sua 9ª temporada com o manto do maior campeão da NBA.

Contudo, se tem algo que aprendemos nesses últimos anos, com o GM Danny Ainge, é que nenhum jogador do elenco é inegociável. A todo momento, propostas ou contatos são feitos. Há 2 anos, o Oklahoma City Thunder trocou o barbudo James Harden a apenas 4 dias do início da temporada regular. O mundo da NBA funciona dessa forma: jogadores se lesionam, opiniões e prioridades mudam rapidamente. Entretanto, até o presente momento, a aposta segura é que Rondo permanecerá como um celtic.

Após essa introdução, o ponto central desse post é: Rajon Rondo está prestes a entrar no melhor ano da sua carreira?

Para analisarmos esse ponto, vamos voltar aos Playoffs de 2012.

Naquele ano, Derrick Rose sofreu sua primeira grave lesão. Essa infelicidade abriu caminho para o Boston Celtics eliminar o Philadelphia 76ers e chegar à sua terceira final de conferência, da era Big 3, contra o favoritíssimo Miami Heat.

Após 5 jogos, o Celtics liderava a série por 3×2 e tinha a oportunidade de fechar o duelo, no TD Garden, para alcançar sua terceira NBA Finals em um espaço de 5 anos. Contudo, Lebron James exorcizou seus fantasmas do passado e o Heat, a partir daquele momento, deu início ao seu bicampeonato.

Essa história, todos sabem, mas a manchete daquela série foi o armador Rajon Rondo. Ele foi a principal razão para o Celtics quase desbancar o favorito Heat. O camisa 9 liderou o Celtics em pontos (20,9 por jogo), roubadas de bola (1,9 por jogo) e assistências (11,3 por jogo), bem como foi o segundo melhor em rebotes (6,9 por jogo).

Para quem se impressionou com esses números, saiba que essa não foi a primeira aparição impressionante de Rondo em pós-temporadas. Ele já vinha se destacando, nos anos anteriores, por grandes atuações nos Playoffs, mas essa série foi diferente. Até o ressurgimento do Heat, no Game 6, Rondo foi o principal jogador de uma série que possuía diversos futuros membros do Hall of Fame.

Alguns chegam a utilizar a pós-temporada de 2012 de Rondo como exemplo para medir o impacto de Kawhi Leonard nos Playoffs de 2014. Dois jovens jogadores que, finalmente, estavam prontos para assumir o papel de protagonistas e dar início a uma nova era de glórias para suas equipes.

O Celtics estava convencido que Rondo era capaz. Diante desse quadro, Paul Pierce e Kevin Garnett, com a benção de Doc Rivers e Danny Ainge, aceitaram os papéis de coadjuvantes e deram a Rondo o papel solo de protagonista. E o camisa 9 aceitou tal honraria.

”Não é fácil deixar um jovem jogador assumir o comando”, disse Rondo, em Setembro de 2012. ”Eu fiz por merecer esse respeito. Eu penso que já era hora de eu aceitar essa missão e dar esse próximo passo em minha carreira”.

Todavia, os primeiros meses da temporada 2012/2013 foram um desastre. E Rondo teve grande parcela de culpa por isso. Diferentemente dos Playoffs de 2012, Rondo não estava demonstrando o mesmo entusiasmo em quadra. Suas médias de pontos e rebotes caíram consideravelmente, se comparadas às da pós-temporada. O camisa 9 chegou a ficar 4 jogos sem sofrer uma falta que o levasse para a linha de lance-livre. Claro, sua média de assistências continuou altíssima, mas o ataque do Celtics apresentava 4 pontos a menos, em média, quando Rondo estava em quadra. Aquele jogador fantástico da série contra o Miami Heat desapareceu e não foi visto em 2012/2013.

Por um momento, chegou a parecer que Rondo estava se poupando para poder chegar inteiro aos Playoffs de 2013. No entanto, em 25 de Janeiro de 2013, depois de apenas 43 jogos ocorridos na regular season, Rondo rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, em Atlanta. E foi isso. Ele nunca mais jogou com Paul Pierce e Kevin Garnett. Ele nunca mais jogou uma partida de Playoffs, desde aquela inesquecível série contra o Miami Heat. Tudo isso, justo quando tinha 26 anos e estava entrando no auge de seu jogo. e estava pronto para ser o líder de um time que ainda sonhava com o título.

Às vésperas do início para a temporada de 2011/2012, em um treinamento, Rondo foi indagado pelos jornalistas acerca do papel de líder do time e de sua relação com Kevin Garnett, e disse: ”KG é a pessoa mais próxima que tenho no time. Desde seu primeiro dia como um celta, Garnett me disse que ficaria desapontado se eu não viesse a ser o MVP algum dia, ou se eu não me tornasse no melhor armador da NBA”.

Hoje, Rondo está a 6 meses de completar 29 anos e após superar uma lesão que tem potencial de mudar a carreira de um jogador, se encontra no último ano de seu contrato e em um time que, com toda certeza, não tem chances de título.

Diante desse cenário, a partir de 29 de Outubro, quando Rondo pisar em quadra, e enfrentar seu amigo Kevin Garnett, o camisa 9 não terá escolha: terá, mais uma vez, de mostrar que jogador que é. Hoje, Rondo é, provavelmente, um jogador top-10 da sua posição. Não entendam errado, Rondo, em seu auge, é um dos melhores armadores da NBA. Aquele Rondo, dos Playoffs de 2012, seria escolhido como melhor armador da NBA por quase todos. Contudo, já se passaram 2 anos desde então. E, se Rondo continuar se poupando para Playoffs, talvez nós nunca mais vejamos aquele camisa 9 em ação de novo.

O Boston Celtics está preparado para tudo. Caso Rondo não renda como outrora, a equipe pode vir a fazer menos esforço para mantê-lo e já até escolheu um possível substituto em Marcus Smart. Sendo assim, mesmo com quase 29 anos, Rajon Rondo se deparará com o ano mais decisivo de sua carreira, muito embora esteja sem chances de vencer o campeonato. Será o momento de Rondo mostrar sua capacidade de ainda atuar, mesmo depois da grave lesão, por uma temporada inteira em alto nível, bem como ser o cara de uma franquia repleta de jovens jogadores.

E uma eventual desculpa de jogar em um time que não tem um elenco à altura, não servirá como atenuante, simplesmente porque a NBA e a vida são assim.

Quando Kevin Garnett tinha 29 anos, em 2005/2006, o Minnesota Timberwolves teve uma campanha de 33 vitórias e 49 derrotas. Seus melhores companheiros de time eram Ricky Davis e Wally Szczerbiak. KG viu seu time ter titulares como Marcus Banks e Mark Blount. Garnett atuou em 76 partidas, tendo médias de 39 minutos, 21.8 pontos, 12.7 rebotes (melhor média de toda a NBA), 4.1 assistências, 1.4 tocos e 1.4 roubos de bola, por jogo.

Quando Paul Pierce tinha 28 anos, também em 2005/2006, o Celtics também teve o retrospecto de 33 vitórias e 49 derrotas. Seus melhores companheiros de time também foram Ricky Davis e Wally Szczerbiak. E adivinhem só, Pierce também viu Marcus Banks e Mark Blount serem titulares pela sua equipe. Diferentemente de Garnett, no entanto, Pierce atuou em 79 partidas, apresentando médias de 39 minutos, 26.8 pontos (sua melhor média de pontos da carreira), 6.7 rebotes, 4.7 assistências e 1.4 roubos de bola, por jogo.

Os ídolos celtas eram estrelas que jogaram como estrelas.

E se Rondo também (e ainda) for uma, é assim que terá que jogar.

22 comentários

  • Excelente texto. Acho que seria uma boa se vc Rômulo mandar esse texto pra ele, com certeza vai motivá-lo ainda mais. rsrs

  • não entendi o final, na mesma temporada os caras jogaram nos wolves e nos celtics na mesma temporada ? os quatro ?

    1. Naquela temporada (05/06), Celtics e Timberwolves realizaram uma troca envolvendo esses jogadores. Por isso que eles jogaram por ambas as franquias naquele ano.

  • Espero que o Rondo mostre disposição e liderança. Esta temporada vai consolida-lo como líder ou marcar a sua saída.

    1. É díficil medir as coisas, mas:
      1) PP34: O verdadeiro celta de coração da turma campeã em 2008. PORÉM, como jogador faltava sempre clutch, a defesa nunca foi aquela coisa td e o cara sempre meio caladão.

      2) Rondo: Jovem, explosivo, difícil de controlar nos bastidores. Um steal do draft que se nosso técnico fosse o Pop teria se tornado um armador de nível de Cousy, Jhonson, etc

      3) Allen: A frieza como pessoa. A frieza como jogador. Peça mt importante e escolhemos o AB. Segue a vida.

      4) KG: Não há dúvidas de que o cara dominava o backstage e ele MANDAVA dentro da quadra. Disposição, físico e inteligência.
      Gosto mt do PP34 e do RR9, mas o anel de 2008 eu coloco na conta do KG. Ele foi o responsável por esse anel, na minha opinião,

      Rondo, os celtas desejamos que você faça uma temporada fantástica, que quando todos estiverem olhando para o Rose ou Love-LeBrica você DESTRUA nos jogos do celtão,

      []s verdes

  • ai eu tenho que descordar porque o pp kg e allen foram os principais por serem os gatilhos esses são as estrelas

  • Rondo vai ser o melhor jogador dos Celtics na próxima temporada, sou fã do jogo dele, verdadeiro armador, joga muito, pressionado vai arrebentar

  • Acho que se fisicamente o Rondo puder arrebentar mesmo ele vai, ultimo ano de contrato, li uma noticia que ele quer no minimo testar a offseason que vem e pra ter visibilidade é preciso jogar, se ele quer mostrar que amadureceu e virou líder ele vai arrebentar, e o D. Rose volta nesta temporada também e sempre teve esse embate de quem é melhor entre eles, Rondo vai querer provar seu valor.

  • bem, o SIXERS dispensaram o Hasheem Thabeet , sera que este pivo nao serie interessante pra nos, sera que se oferecemos bagans ao sixers nao seria uma boa pra nos…

  • Bem, olha esta troca feita pelo site CELTICS LIFE: CELTICS recebe:d.williams,barnes(woriors),straukas,r.ewans e ezeli(woriors),PACERS recebem:rondo,favorani,WORIORS recebem:hibbert, bass,KINGS recebem:bagout, analise que ganha e perde na troca…

  • O clippers dispensaram o pivo Miroslav Raduljica,sera que ele seria interessante no elenco,pois, se desse pra fazer um troca ele por bogans,babb e jonhson….

  • Então, as notícias são que o Rondo está pedindo para ser negociado. Se for verdade, que saia! Prefiro ter diversos universitários dispostos e felizes a uma estrela contrariada.

    1. Concordo Fernando, o Celtics sempre será maior que estrelas que acham ser fundamentais e insubstituíveis.

  • Pois é. Acho uma pena que cada vez menos atletas pensem em marcar época como identificados com uma equipe. O Celtics em mais uma ou duas temporadas volta a brigar pelo título (se o Rondo ficar). Então entendo que o rapaz está sendo mal orientado. Não acredito que a motivação seja dinheiro.

Comments are closed.