Analisando o Draft – Terry Rozier

O Celtics Brasil inicia, nesta quinta-feira (2),um a série de matérias especiais sobre os quatro atletas recrutados pelo Boston Celtics no NBA Draft 2015, que foi realizado no dia 25 de junho, no Barclays Center, ginásio do Brooklyn Nets. O primeiro jogador analisado será o armador Terry Rozier, que foi selecionado na 16ª escolha.

Terry Rozier

Idade 21 anos
Equipe Atleta universitário – Louisville (Sophomore)
Altura 1,88 metros (6.2)
Envergadura 2,03 metros (6.8)
Peso 86 quilos (190 lbs)

Quando o comissário Adam Silver anunciou que o Boston Celtics selecionou Terry Rozier, um misto de surpresa e frustração tomou conta da fanática torcida do maior campeão da história da NBA. Afinal de contas, em um Draft que prometia negociações sensacionais em busca de um All-Star ou a aquisição de um jovem pivô defensivo, que são as maiores carências do Celtics no momento, a escolha por mais um armador foi decepcionante. A torcida não questionou o talento do atleta de Louisville, mas a contratação de um jogador para a posição mais bem servida do elenco não foi bem digerida pelos exigentes fãs celtas.

Apesar das desconfianças, Rozier mostrou, durante a sua carreira amadora, que pode fazer bonito na NBA. Nascido em Ohio, o armador defendeu Shaker Heights no high school e teve excelentes médias em sua última temporada: 25,6 pontos, 6,5 rebotes, 4,7 roubadas de bola e 4,5 assistências. No basquete universitário, Terry Rozier defendeu, por dois anos, a equipe de Louisville, treinada pelo experiente Rick Pitino, ex-comandante do Celtics. Em seu último ano nos Cardinals, Rozier jogou em 36 partidas e teve bom desempenho: média de 17,1 pontos, 5,6 rebotes e três assistências em 35 minutos.

O ponto forte do jogo de Terry Rozier são as infiltrações. O armador tem um excelente controle de bola e invade sem muitas dificuldades os garrafões adversários, conquistando muitos pontos difíceis e cavando faltas importantes. Apesar de não ter um arremesso fantástico, Rozier não compromete nas jogadas de longa distância.

Outra qualidade de Rozier é a capacidade defensiva, considerada acima da média para a posição. O novo armador celta tem uma excelente envergadura e pressiona bastante os seus adversários, forçando erros ou conquistando roubadas de bola. Apesar de estar acostumado com a marcação em zona de Louisville, Terry Rozier possui recursos para conter a penetração de outros armadores.

Terry Rozier, é claro, tem alguns pontos que precisam ser melhorados para evoluir sua carreira no Celtics e na NBA. Mesmo sendo um armador, Rozier não tem o costume de distribuir muitas assistências e precisa envolver mais os seus companheiros na partida, ao invés de decidir sozinho em muitos lances. Apesar de não ser considerado um ponto fraco, o arremesso de Rozier também precisa ser lapidado.

Avaliação

Para definir o papel de Rozier na temporada 2015/2016, será necessário esperar a definição do elenco. Afinal de contas, Marcus Smart e Isaiah Thomas tiveram bons desempenhos na última edição da NBA e são titulares absolutos, mas a negociação de Smart já é considerada pela diretoria celta. Potencial para fazer um bom papel em Boston, Rozier tem, mas a tendência é que o ex-jogador de Louisville ocupe um papel secundário na rotação ou mesmo reforce o Maine Red Claws na Liga de Desenvolvimento (D-League).

Gustavo Arruda
Gustavo Arruda
Gustavo, 25 anos, é maranhense de São Luís, estudante de Jornalismo e repórter esportivo do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando "Let's go, Celtics!", e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011. Nas horas vagas, é goleiro, armador, consumidor de danone, tio do João Gabriel e dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

25 Comentários

  1. Sander disse:

    Ele e Smart juntos podem ser uma boa dupla defensiva para o nosso perímetro.

    0

    0
  2. Fernando C S disse:

    Eu usaria o Smart na posição 2 em definitivo. É a soluçãp mais lógica e que considera as melhores qualidades do Smart.

    0

    0
    • pessoa disse:

      concordo,alem disso,seria bom fazer uma troca envolvendo bradley,assim o young também teria mais minutos.Além do mais,poderia ser uma boa tentativa para recebermos um bom pivô,oferecendo Bradley,picks e talvez algum outro jogador.

      0

      0
      • Alefe Miranda disse:

        Deslocar Smart pra 2 agora tambem não tem mais logica, afinal temos além de Bradley, R. j hunter e Young, e isso ocasionaria a ida de Isaiah thomas pro time titular, afinal como Rozier chegaria ja para ser titular no canto de Isaiah? o meu palpite é que um de nossos 3 armadores poderia está de saída em uma possível troca por um Center, afinal de oficio só temos Zeller nessa posição.

        0

        0
  3. Maurício Green disse:

    Não vi ele jogar e estou curioso para ver. Com certeza não era o melhor encaixe p o time, não era uma peça que faltava….

    O critério de escolha usado pelo Celtics foi o melhor prospecto disponível, logico que na visão do Celtics.

    O Stevens deixou claro que o time, e principalmente Angie, amaram o cara. Angie deixou claro isso também e falou muito do lado pessoal de superação do garoto que tem o pai preso a tempos.

    Quanto a Smart ser envolido em Trade já li sobre os rumores várias vezes. Mas também li uma matérias que falavam o contrário…..
    Bem agora nos resta Trades para mexer no elenco. Podem envolver os PG/SG, claro que pode, mas acho que podemos acabar os PG/SG. Para mim é mais certo posso-vos Trades envolv Sulli é Olynyk.
    Que venha Summer League p ver a garotada jogar e rever o Celtics!!!

    0

    0
  4. Everton Santos disse:

    Acredito que Thomas, Bradley ou até mesmo o Smart, sejam envolvidos numa negociação.

    0

    0
  5. Danilo disse:

    Com certeza preferiria um pivô, mas ele joga muito!!
    É pura raça, dá gosto de ver o muleque jogar!! Muitos vão mudar de ideia depois de ver ele jogar!

    0

    0
  6. pessoa disse:

    mudando de assunto,o que acham do colton iverson,vi alguns videos interessantes e aparenta ser um pivô de muita qualidade,ao menos no meu ponto de vista.

    0

    0
  7. pessoa disse:

    *o que acham de colton iverson?

    0

    0
  8. Renato disse:

    Pessoa,

    Iverson já está jogando para o Celtics pela 3ª vez na summer league, nas anteriores achei ele bem fraco nos 2 lados da quadra.

    0

    0
    • pessoa disse:

      Não acompanhava tanto assim,valeu Renato.

      0

      0
    • pessoa disse:

      mas se(hipoteticamente falando),Coulton Iverson mostrar uma evolução que surpreenda,por algum motivo.Qual a possibilidade do Coulton Iverson entrar para o elenco do Celtics na temporada regular? Gostei muito do que vi em videos do youtube,parece ser um jogador bem explosivo,algo que falta no nosso garrafao.Sinceramente,estou ficando ansioso para ver esse garoto fazendo dupla com Jordan Mickey no garrafao nessa summer league.Bem provavel que eu esteja equivocado,pois nunca assisti um jogo com o muleque,mas adimito que fiquei curioso.Enfim,fica aí minha curiosidade.

      0

      0
      • Danilo Jeolás disse:

        Mickey e Iverson formariam um garrafão absolutamente pífio ofensivamente em nível de NBA.

        Mickey deve ter bastante tempo em Maine. Já Iverson acredito que continue perambulando pela Europa.

        0

        0
  9. Ranieri André disse:

    Galera pensem um pouco aqui comigo quero saber a opinião de vcs a respeito, acabei de ler uma reportagem que mostra que é super normal essa falta de movimentação na FA que não é por falta de atrativo ou problema da cidade que os FA’s não vem pra boston, super raro uma grande estrela fazer mudança do seu atual elenco, ate só temos o Aldrigde(e que ainda não foi concretizada), os jogadores que até o momento mudaram são os de segunda e terceira linha, ai vcs podem dizer mas não vieram pra boston, td bem concordo, porém com os times fazendo contratos super caros e de longo prazo, qual time vai ficar com espaço no cap seja pra trocas ou pra a próxima FA por mais que o teto salarial seja aumentado ano que vem? e mais uma questão quem terá espaço no CAP e mais jogadores e mais picks de draft pra ja fazerem trocas na semana q vem quando liberado?
    por isso td isso ainda acredito num time forte nessa temporada

    0

    0
    • Augusto disse:

      Sim é mais ou menos por ai mesmo. As grandes estrelas tem tendência a renovar com a equipe onde vinha jogando, salvo se essa equipe estiver fraca e sem objetivos. LeBron e Love vão ficar no Cavs pq o time é bom e provavel que estarão em mais uma final. Leonard renovou com o Spurs, pq bem, é o Spurs. O Aldrigde ta nessa de nao saber pra onde vai justamente por isso, Portland não esta bem e ele quer jogar pra ganhar. O negocio é torcer para que trocas sajam feitas, melhorando assim a equipe.

      Vale lembrar também que esta chegando o período que o CAP será aumentado de forma significativa, então não é bom ficar fazendo contratos caros pra jogadores ruins nesse momento.

      Bom eu penso assim, talvez esteja errado…

      0

      0
      • Ranieri André disse:

        Augusto concordo com vc e talvez por isso eu acredite na possibilidade de DeMarcus Cousins vir para o boston, ele tem problemas com o treinador que segundo rumores já solicitou sua transferência, eles draftaram um pivô, estão interessados no Rajon Rondo, e precisam de um ala-armador, tentaram Wesley Mathews que acabou indo pra Dallas, e outra eles enviaram dois PF’s para o sixers ou seja vão precisar no mínimo 1, então podemos imaginar uma proposta de boston em torno de mandar Bradley + Sullinger + uma pick de segunda rodada por Cousins poderia ser suficiente pra traze-lo, lembrando que a maior concorrência pra trazer ele seria Knicks e Lakers, porem os knicks estão indo pra cima do David Lee e fecharam com Robin Lopez e os Lakers não tem esses atrativos que boston tem pra oferecer para o sacramento

        0

        0
        • Augusto disse:

          é, pode ser, mas sinceramente eu acho que na briga entre Cousins e George Karl o pivo ganha fácil, até porque o próprio dono da franquia ja disse que o Cousins não será negociado. Então se o Karl ficar implicando com o Cousins é capaz dele perder o emprego. Com base nisso nao acredito que ele venha pra Boston. Gostaria muito mas acho que não virá não e agora que o Lopez fechou com NY, nao sei quem sobra não.

          Ainda acredito que para conseguirmos um tão sonhado C deveriamos ir pra cima do sixers, eles tem pivos de sobra e são tarados por picks, empacota algumas das tantas que temos, mais alguns jovens e manda pra la em troca do Noel ou quem sabe outro.

          0

          0
  10. The Real Jay disse:

    Tava vendo o toco aqui q o Amir Johnson deu no KLeonard, toco dukkkkk! Esse cara tem q ser pivô no celtics, junto com o Sullinger, espero que ele tenha emagrecido, tenho certeza q não virá mais ninguém. Queria um dos pivôs do 76ers

    0

    0
    • pessoa disse:

      com certeza o Amir vai ser ala-pivô.O que me faz lembrar…quem vocês acham que será o titular da posição 4?Até então temos:Sully,Johnson,jerebko,mickey(era pivô,mas não acho que seria na NBA pelo mesmo motivo do johnson não ser pivô)

      0

      0
  11. Barry disse:

    A que ponto chegamos em….. estamos discutindo um garrafão Mickey e Iverson.
    Uma dica, esqueçam o Cousins, ele NÃO vem.
    O Johnson se eu não me engano tem 2,06 de altura. Pra pivô não dá. Imaginem ele contra o Gasol que tem 2,16.

    0

    0
    • pessoa disse:

      kkkkkkkkk.Tive que pensar sobre cara,não conheço o Iverson,como ja disse,mas por videos que vi,me pareceu bem explosivo,sabe contestar arremessos,e é algo do qual precisamos,mas parece que acabei de cometer um pecado,kkkkk.De qualquer forma,estaria mentindo se dissesse que não estou curioso.

      0

      0
    • Ranieri André disse:

      Olá Barry, desculpa perguntar mas baseado em que vc diz que o Cousins não vai vir, realmente quero entender seu ponto de vista, como eu falei a minha opinião foi baseada no que eu li e analisando os times e nas possibilidade, por favor me dê outro ponto de vista

      0

      0
    • The Real Jay disse:

      Al horford não é alto e marca pivô tranquilamente, o negócio é a envergadura mano, ajuda bastante tb.

      0

      0
  12. joao guama cabano disse:

    o BOSTON ainda vai tentar alguém para contratar gente???????????? respondam

    0

    0

Deixe um comentário