Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Bill Russell completa 79 anos de vida

Camisas do Boston Celtics com desconto

Um dos maiores jogadores, não só da história do Boston Celtics, mas da história do basquete mundial, faz aniversário nesta terça-feira (12). Bill Russell, maior campeão da história da NBA, completou 79 anos.

Nascido como William Felton Russell, o jovem nascido na Louisiana começou a brilhar já no basquete universitário, mostrando força na Universidade de San Francisco, onde conquistou dois títulos da NCAA. Draftado como segunda escolha no NBA Draft 1956 pelo Saint Louis Hawks (hoje Atlanta Hawks), Russell foi negociado para o Celtics a pedido do lendário técnico alviverde Red Auerbach, que enviou o ala-armador Cliff Hagan e o ala-pivô Ed Macauley para contar com o basquete do pivô.

Não demorou muito para Auerbach confirmar que acertou em cheio em sua escolha. Já no primeiro ano com a camisa 6 do Celtics, Bill Russell conseguiu um double-double de média: 14,7 pontos e 19,6 rebotes por partida. Com números impressionantes, o jovem pivô comandou a equipe de Boston para o primeiro de seus dezessete campeonatos da NBA. Mas era pouco. Acompanhado de outras lendas celtas, como Tom Heinsohn, Bob Cousy, Sam Jones e John Havlicek, Russell obteria em seguida uma façanha até hoje inigualável: o octacampeonato consecutivo da NBA, entre os anos de 1959 e 1966.

Antes da conquista do último título do histórico feito, Russell assumiria uma nova missão, também inédita: substituir o seu comandante Auerbach e liderar o Celtics fora de quadra, como técnico, ao mesmo tempo em que continuaria fazendo suas cestas. E o camisa 6 não decepcionou: acumulando duas funções em Boston, faturou a NBA em 1966 e um bicampeonato em 1968 e 1969, se tornando assim o único jogador da história da NBA a conquistar onze títulos e se tornando um dos maiores vencedores da história dos esportes americanos, juntamente com Henri Richard, onze vezes campeão da NHL Stanley Cup com o Montreal Canadiens. Russell encerrou sua carreira após o décimo primeiro anel, com médias de 15,1 pontos, 22,5 rebotes e 4,3 assistências por jogo.

Onze vezes campeão da liga, cinco vezes eleito MVP da temporada regular, doze temporadas como NBA All-Star, cinco temporadas como o maior reboteiro da NBA, campeão olímpico em 1956 pela seleção norte-americana, membro do Hall da Fama da NBA e da FIBA. Foram muitas as façanhas de Bill Russell como jogador, o que fizeram dele um nome para ser eternamente lembrado quando se fala de basquete e de Boston Celtics. Não a toa, foi eternizado pela NBA: o troféu de melhor jogador das finais, criado apenas em 1969 (última temporada do pivô), leva desde 2009 o nome de Russell.

Além das homenagens da NBA, duas honrarias marcaram bastante a vida de Russell: em 2011, o ídolo celta recebeu das mãos do presidente Barack Obama a Medalha Presidencial da Liberdade, por todo seu desempenho no basquete e também como defensor dos direitos civis e dos direitos dos afro-americanos. Do Boston Celtics, única franquia que defendeu na vida, a maior das homenagens: a camisa 6 de Russell está aposentada e hoje pendurada no teto do TD Garden, casa do Celtics, ao lado de 11 banners de campeão que ajudou a construir. Homenagem justa e merecida de quem ajudou muito a franquia de Boston a ser uma das maiores forças da história do basquete mundial.

Parabéns, Bill Russell!

18 comentários

Comments are closed.