16

fevereiro

2011

22

Comentários

Bill Russell recebe Medalha Presidencial da Liberdade

Ex-pivô do Boston Celtics foi voz ativa durante a luta contra a discrminação aos negros nos EUA durante os anos 1950 e 1960.

Bill Russell estava em Washington, capital dos EUA, onde recebeu nesta terça-feira a maior honraria civil que um presidente norte-americano pode conceder: a Medalha Presidencial da Liberdade.

O ex-pivô do Boston Celtics, que participou de 11 títulos da franquia, era voz ativa entre os atletas durante o Movimento dos Direitos Civis, que aconteceu nos EUA durante as décadas de 1950 e 1960 e que lutava contra a discriminação aos negros no país.

Nunca antes um jogador da NBA recebeu esta Medalha. Russell será o primeiro, fato que o deixa muito feliz, especialmente porque nunca encarou as lutas do passado com o objetivo de receber prêmios no futuro.

“Sinto-me lisonjeado, pois sempre tentei viver a minha vida fazendo o que acho que é certo e pelos motivos corretos, nunca pensando em conseguir prêmios ou qualquer outro tipo de honraria”, disse Russell.

Quando questionado se o fato de receber esta homenagem de Barack Obama tornará este momento ainda mais especial, Russell respondeu o seguinte: “Eu falei pra ele que é ótimo que ele tenha se tornado o primeiro presidente negro dos EUA, mas isso não é o que eu mais admiro nele. Ele chegou à presidência por conta de sua ingenuidade, inteligência e trabalho duro”.

A Medalha Presidencial da Liberdade é dada a cidadãos (não necessariamente norte-americanos) que contribuíram de maneira especial com a segurança nacional dos EUA, com a paz mundial, com a cultura ou outros empreendimentos públicos ou privados.

Fonte: iG.com