Calouros do Celtics são bem lembrados no NBA Rookie Survey

Antes do início da pré-temporada, a NBA costuma reunir todos os calouros das franquias da NBA para um evento em um centro de treinamentos previamente escolhido. Neste evento, os calouros têm o primeiro contato com a organização da Liga e participam do Panini Rookie Photo Shoot (onde a empresa de álbum de figurinhas Panini tira fotos dos calouros da temporada), do NBA Media Day (quando os jornalistas tem o dia inteiro para entrevistar e fazer matérias com todos os calouros presentes) e do NBA Rookie Survey, que se trata de uma pequena eleição entre os calouros sobre os melhores de seus colegas em determinados quesitos.

Nesta eleição, 36 calouros responderam à oito variadas questões sobre o que pensam de sua classe (eles ainda responderam a mais duas perguntas mais pessoais). Com o resultado, foi possível perceber que os novos jogadores discordam da primeira escolha do último draft feita pelo Minessota Timberwolves, já que, acreditam que Jahlil Okafor será o melhor jogador da classe, tanto em curto prazo, quanto em longo prazo. A seguir, detalharemos as respostas recolhidas às questões previamente citadas.

Quem será o Calouro do Ano na próxima temporada?

1. Jahli Okafor, 76ers – 41,9%
2. Stanley Johnson, Pistons – 19,4%
3. Karl-Anthony Towns, Timberwolves – 12,9%

Nesta questão, nenhum jogador do Celtics foi citado.

Qual calouro terá a melhor carreira na NBA?

1. Jahlil Okafor, 76ers – 24,1%
2. Karl-Anthony Towns, Timberwolves – 17,2%
3. Justin Anderson, Mavericks – 13,8%
Emmanuel Mudiay, Nuggets – 13,8%

Novamente, nenhum jogador do Celtics foi mencionado.

Qual calouro foi o grande roubo do último draft?

1. Joseph Young, Pacers – 12,1%
2. R.J. Hunter, Celtics – 9,1%
6. Terry Rozier, Celtics – 6,1%

Nesta questão, 3 jogadores do Celtics foram citados: R.J. Hunter na 2ª colocação, Terry Rozier na 6ª colocação e Jordan Mickey em colocação não divulgada.

O 2º mais votado dessa eleição (empatado com outros 3 atletas), R.J. Hunter, foi escolhido pelo Celtics na 28ª escolha, quando havia projeções que o colocavam até em uma escolha de loteria (top 14). Desde a noite do draft a escolha foi comemorada e elogiada. Os companheiros de Hunter só fazem coro ao que fora constatado lá atrás.

A tão criticada escolha de Terry Rozier, na 16ª escolha, parece ter outra ótica na classe de 2015. Com a 6ª colocação e 6,1% dos votos, fica claro que os calouros concordam com Danny Ainge e veem em Rozier um jogador que deveria ter sido selecionado com uma escolha de loteria.

A 33ª escolha do Celtics no Draft, Jordan Mickey, parece também ser muito bem quista pelos calouros dessa classe. Apontado em alguns mock drafts como escolha do fim de 1ª rodada, Mickey é um excelente defensor de garrafão. Talvez a sua baixa estatura tenha feito com que caísse para a 2ª rodada do draft, mas é mais uma escolha do Celtics bem abalizada pela classe de 2015.

Este item mostra o quão hábil foi Danny Ainge no último draft. Apesar de não conseguir as trocas que gostaria e continuar com 4 escolhas, algo que não queria, Ainge soube usar as escolhas de maneira eficaz, trazendo jogadores de grande potencial e que poderiam ser selecionados em escolhas melhores que as que ele tinha.

Qual calouro é o mais atlético?

1. Justin Anderson, Mavericks – 27,8%
2. Pat Connaughton, Blazers – 13,9%
3. Willie Cauley-Stein, Kings – 11,1%

Nesta questão, os dois armadores escolhidos pelo Celtics no recrutamento, Terry Rozier e Marcus Thornton, são citados pelos companheiros de classe.

Vimos pouco de Thornton na Summer League, e, com a ida dele para o basquete australiano, não deveremos ver muito dele nesta temporada. Mas das poucas amostras que podemos analisar, trata-se de um dos armadores mais rápidos do recrutamento, com pernas e braços longos, tornando-o um combo guard bastante atlético. Faz sentido a lembrança.

Quanto a Terry Rozier, podemos ver grandes momentos do jovem na última Summer League. Antes escolha “patinho feio” do draft, Rozier provou sua capacidade, fez jus à confiança que Danny Ainge e Brad Stevens colocavam nele e mudou drasticamente a opinião de todos os muitos críticos que tinha. Velocidade impressionante, estrutura corporal longilínea, defesa incansável e infiltrações e arremessos bem evoluídos são ótimos cartões-de-visita que o armador mostra para quem acompanha a equipe de Boston.

Qual calouro é o melhor arremessador?

1. Devin Booker, Suns – 58,8%
2. R.J. Hunter, Celtics – 8,8%
Pat Connaughton, Blazers – 8,8%

Mais uma vez, o calouro R.J. Hunter aparece na 2ª colocação de uma das questões do NBA Rookie Survey. Mas dessa vez, é o único jogador do Celtics lembrado no quesito perguntado.

Não é novidade para ninguém que o arremesso de R.J. Hunter é o seu melhor atributo. Não surpreende o jogador ter sido mencionado nesta questão, pois Hunter impressiona com seu arremesso certeiro e uma mecânica linda, perfeita e pronta para a NBA. O jogador é muito comparado à J.J. Redick, pelo estilo de jogo semelhante, e até ao MVP Stephen Curry pelo release shot parecido. Faltava ao Celtics um arremessador e trouxemos um dos melhores da classe. Grande adição.

Qual calouro é o melhor defensor?

1. Rondae Hollis-Jefferson, Nets – 23,5%
2. Stanley Johnson, Pistons – 20,6%
3. Justise Winslow, Heat – 17,6%

Nesta questão, nenhum jogador do Celtics foi citado. Terry Rozier é um grande defensor de perímetro, que formou com Marcus Smart um dueto praticamente intransponível na última Summer League. Já Jordan Mickey, é um dos melhores defensores de garrafão da classe, tendo sido escolhido para o time de defesa de sua divisão na NCAA nos 2 anos em que jogou no basquete universitário. Creio que ambos deveriam ter sido lembrados com pelo menos um voto, ainda mais quando 14 jogadores receberam votos.

Qual calouro é o melhor construtor de jogadas?

1. D’Angelo Russell, Lakers – 40%
2. Tyus Jones, Timberwolves – 17,1%
3. Emmanuel Mudiay, Nuggets – 14,3%

O novo armador do Boston Celtics, Terry Rozier, mais uma vez foi citado em uma das questões. Mas dessa vez, me surpreende um pouco. Um dos maiores defeitos no jogo de Rozier é sua tomada de decisões, o que acaba resultando em um baixo número de assistências e em alto número de desperdícios de bola. Mesmo assim, Rozier realmente tem potencial para se tornar um grande construtor de jogadas da NBA, já que possui todos atributos físicos e técnicos para tal. Basta apenas trabalhar o aspecto mental do jogo, para que tome as melhores decisões e não seja tão afobado quanto é hoje.

Qual calouro é o mais engraçado?

1. Rondae Hollis-Jefferson, Nets – 44,3%
2. Frank Kaminsky, Hornets – 25,7%
3. D’Angelo Russell, Lakers – 5,7%

Não houve votos para calouros do Celtics nessa questão.

 

As últimas 2 questões do evento foram de escolhas pessoais, portanto não há nenhuma relação direta com os calouros do Celtics, como havia anteriormente. E elas são:

Qual será o maior ajuste para você, jogando na NBA?

1. Velocidade do jogo – 38,6%
2. Duração da temporada – 18,6%
3. Fisicalidade (tamanho e força dos oponentes) – 17,1%
4. Estilo de vida e gerenciamento da equipe – 11,4%
5. Condicionamento e manutenção do corpo – 4,3%
Complexidade do Jogo, Pagamento de Impostos, Relógio de chute menor e Viagem também receberam votos

Neste quesito, podemos ver a grande preocupação dos calouros com o aspecto físico do jogo. Para tanto, eles devem preparar-se para ganhar explosão, velocidade, resistência e força, para adaptar-se aos quesitos em que eles mais se preocupam ao migrar para a NBA.

Qual é seu jogador favorito na liga?

1. Kevin Durant, Thunder – 21,2%
2. Kobe Bryant, Lakers – 18,2%
3. LeBron James, Cavaliers – 15,2%

As 3 primeiras posições desta questão foram idênticas ao questionamento feito aos calouros do último ano. Nem as grave lesões de Bryant e Durant, fizeram com que eles perdessem prestígio com os mais novos. Vale ressaltar que nenhum jogador do Celtics foi citado, refletindo o momento atual de reconstrução da equipe. O ex-jogador do Celtics, Kevin Garnett, também recebeu votos.

 

Pois bem, se depender da opinião dos calouros desta temporada, o Celtics parece ter tido uma grande noite no Draft, o que avaliza o ótimo trabalho que o Gerente Geral da franquia, Danny Ainge, vem fazendo no período de reconstrução da mesma. Que o futuro confirme todos esses prognósticos favoráveis!

 

Glossário

Combo Guard – Jogador com facilidade para jogar tanto de armador, quanto como ala-armador.
Release Shot – Execução do arremesso. Desde o começo do movimento ao último instante em que a mão toca a bola.

Fábio Malet
Fábio Malet

Gaúcho de Porto Alegre, bacharel em Ciência da Computação e analista de sistemas. Apaixonado por esportes, tem o jornalismo como um hobby, e, pretende, futuramente, fazer pós-graduação na área. Acompanha NBA desde o começo de 2007 e, pé-quente, viu seu Boston Celtics ser campeão na primeira temporada inteira que assistiu. Torce também para Grêmio, Tottenham Hotspur, Green Bay Packers, e por conta da afinidade com Boston, tornou-se fã de Bruins e Red Sox.

10 Comentários

  1. pessoa disse:

    Para mim,rj hunter foi o grande steal da noite do draft.Tem tudo para ser um mini larry bird (inteligencia em quadra,bomdesarme de jogadas e bom arremesso de 3).Acho que terry rozier será um otimo jogador,tão bom quanto marcus smart.Jordan Mickey será o novo amir johnson e o marcus thorton,só tive a oportunidade de acompanha-lo uma unica vez e me impressionei.

    O celtics não assinou com marcus thornton,mas todos sabemos que o garoto tem potencial.Jordan Mickey está em uma situação parecida com a de James Young,precisa de oportunidades para mostrar seu potencial.Terry Rozier,infelizmente,não passará de um substituto do phil pressey.Ja RJ Hunter será o calouro mais valorizado pelo celtics ao meu ver.O garoto deve ter ao menos 5 minutos por jogo para meter bola de 3 e expandir o placar do jogo.

    0

    0
  2. pessoa disse:

    A primeira vista, o draft foi uma grande decepção por não termos pego bobby portis ou dakari johnson.Mas depois de um bom análise,percebi que Danny Ainge foi mais inteligente do que eu.Terry Rozier,Jordan Mickey e RJ Hunter (principalmente) tem tudo para serem grandes jogadores em um futuro não muito distante.

    OBS:Desculpem por não colocar esses comentario junto ao outro,só me liguei de comentar isso depois.

    0

    0
  3. Renato disse:

    Estou satisfeito com as escolhas, e principalmente pelo fato do Hornets não ter aceitado nossa oferta louca.

    Concordo que o Hunter é quem tem mais potencial de estrela entre eles, inclusive a NIKE já fechou um belo contrato com ele.

    De imediato quem deve colaborar mais é o Rozier que tem físico mais pronto para NBA

    0

    0
  4. Sander disse:

    Para mim o Rozie4 deveria ser o PG titular e o Smart de SG, assim trazendo o Bradley e o Nanico vindo do banco.

    0

    0
  5. Renato disse:

    Sander,

    Discordo, Rozier tem potencial, mas jogar ele de titular é precoce, tem muito que aprender em termos táticos e leitura de jogo.

    Smart sim, já tá mais cascudo e chegou a hora de ser o PG titular, até por isso sou a favor de liberar o Turner, para que ele tenha mais a bola nas mãos.

    Rozier tem que pegar uns 5 minutos jogo, e em jogos mais fáceis uns 10 minutos.

    Bradley enquanto estiver na equipe tende a ser o titular, mas algo me diz que o Hunter vai roubar sua vaga nessa ou na próxima temporada, nesse to apostando minhas fichas.

    0

    0
    • Sander disse:

      Renato,

      Nessa temporada eu não estou preocupado em playoffs, mas sim em desenvolver nossos jogadores. Tipo jogaria o Rozier de pg titular para pegar experiência, pois o I.T é quem vai ficar a maior parte do tempo em quadra. Dexaria o Smart de SG, mas aproveitaria tbm de PG, enquanto ao Bradley, tentaria uma troca junto. Podemos ter pelo menoé

      0

      0
  6. Renato disse:

    Sander,

    Todo torcedor Celta tem que desejar os playoffs, o desenvolvimento dos jogadores é gradual e natural, não tem necessidade de acelerar o processo.

    Existem rumores que o Ainge busca uma mega trade até o início da temporada, e se não conseguir o escolhido para sair será o Turner, aí faz todo sentido, pq ele tira minutos dos mais jovens e não acrescenta ao futuro da equipe.

    Até por questões didáticas, todo jogador calouro deve ser reserva, pq quando já chega de titular tende a se sentir confiante em excesso e isso não é bom, claro tirando as exceções como Jordan, James, Wiggins, esses caras que já vem com muita expectativa.

    0

    0
    • Sander disse:

      Renato, eu não estou preocupado com os offs, pois podemos ter até 3 escolhas de loteria.

      Na parte de trocar o Turner, sou completamente a favor, ele não agrega em nada e tira a bola e minutos dos jovens.

      0

      0

Deixe um comentário