07

abril

2015

10

Comentários

Celtics assina com Chris Babb; Shavlik Randolph é dispensado

Em surpreendente negociação na reta final da temporada, o Celtics decidiu por assinar um contrato multi-anual com o ala-armador Chris Babb, grande destaque da sua equipe afiliada na Liga de Desenvolvimento da NBA, o Maine Red Claws. Imediatamente após a contratação, Babb foi reenviado ao Red Claws, que disputa partida dos playoffs da Liga de Desenvolvimento contra o Fort Wayne Mad Ants, ainda nesta terça-feira.

Para abrir espaço para a contratação de Chris Babb, o ala-pivô Shavlik Randolph foi dispensado. Randolph não vinha sendo aproveitado na equipe de Boston e figurou na lista de inativos da equipe nos últimos dois confrontos, após a volta de Jared Sullinger. A inesperada volta de Jared Sullinger, inclusive, foi o que motivou este corte, afinal Sullinger adiciona maior profundidade às opções de garrafão, não sendo mais necessário a utilização de Randolph.

A negociação com Chris Babb foi realizada com o valor restante (e que expiraria) da Mid-Level Excpetion* (por volta de 2 milhões de dólares). Os valores de seu contrato não foram revelados, mas o contrato é totalmente garantido para o resto desta temporada e parcialmente garantido para a próxima, fazendo com que Chris Babb tenha bom valor no mercado de trocas da próxima inter-temporada.

Babb já atuou com a camisa do Celtics na última temporada durante 14 partidas, mas teve médias insignificantes em pouco menos de 10 minutos por partida. Na preparação para esta temporada, Babb participou da equipe de Boston na Summer League de Orlando e também figurou no elenco de 20 jogadores que trabalharam na última pré-temporada.

Babb é um ala-armador/ala de 1,96m, disputou 45 partidas pelo Maine Red Claws nesta temporada da Liga de Desenvolvimento da NBA e obteve médias de 15,4 pontos, 5,5 rebotes e 2,7 assistências, além de 37,5% no aproveitamento dos arremessos de 3 pontos em 34,7 minutos por partida. Babb foi escolhido para o Jogo das Estrelas da Liga de Desenvolvimento e foi um dos pilares da campanha do líder da conferência Leste na temporada regular. O jogador é um especialista defensivo com excelente defesa e bom arremesso de 3 pontos.

Curiosidade: Caso Babb jogue alguma das últimas 5 partidas que o Celtics tem na temporada regular, ele será o 23º atleta a atuar por Boston nesta temporada, o que seria o recorde da franquia.

*Mid-Level Exception (MLE) – É uma exceção dada às equipes acima do teto salarial, para poderem contratar algum jogador por uma quantia específica. O valor depende da situação salarial da equipe. Se a equipe não tem espaço no Cap salarial e pagou a taxa de luxo na temporada anterior, o MLE é de 3 milhões de dólares e dura 3 anos. Se a equipe não tem espaço no Cap salarial, mas não pagou a taxa de luxo no ano anterior, o MLE é de 5 milhões de dólares e dura 4 anos. No caso de equipes que não estão acima do Cap salarial, o MLE é de 2,5 milhões de dólares e dura 2 anos.