Celtics Brasil entrevista: Ricardo Bulgarelli

O Celtics Brasil tem a honra de compartilhar com os amigos celtas, a entrevista realizada com o grande e super simpático jornalista Ricardo Bulgarelli.

O famoso “Bulga” é conhecido por seus comentários precisos e ricos em informação durante as transmissões, que sempre são acompanhados com uma boa dose de humor, garantindo, ainda mais, a popularização da NBA em nosso país.

Como prova do acima exposto, válido lembrar que, após o encerramento do canal Sports+, Bulgarelli não se viu longe das telinhas por muito tempo, já que os fãs do esporte uniram forças e pediram sua contratação pela ESPN. Pedido atendido pela emissora.

Como forma de retribuir a todo esse carinho, o jornalista, torcedor do Portland Trail Blazers, sempre procura responder os tweets de seus seguidores (Twitter: @Bulgarelli1971) e também atendeu, de forma imediata, o convite do Celtics Brasil para esse papo descontraído.

Sendo assim, com extrema satisfação e muito orgulho, o Celtics Brasil compartilha abaixo a entrevista realizada com Ricardo Bulgarelli:

Celtics Brasil (CB): Brad Stevens e Terry Stotts são 2 dos melhores treinadores da liga. O que acha que os separa dos demais?

Ricardo Bulgarelli (RB): Para mim, com exceção do Popovich, são os dois melhores da liga! Acho que ambos conseguem tirar o máximo de cada atleta, passam a impressão de trabalhar bastante com os jogadores não só dentro da quadra, mas principalmente com o famoso extra quadra. Existe uma total confiança na relação treinador-jogador e a gente sabe muitas vezes que o psicológico, o emocional pesam bastante nas tomadas de decisão! Por isso Stevens & Stotts são diferentes. Sem grande estrelas, conseguiram montar duas belas equipes!

CB: Celtics e Blazers são duas equipes em reconstrução. Como enxerga o rebuild de cada uma das equipes e qual acha que chegará ao posto de contender primeiro?

RB: Acho que os Celtics levam uma ligeira vantagem em relação aos Blazers por estar numa Conferência um pouco mais tranquila! Acredito que Boston possa alcançar uma final do Leste em breve, não descarto esta temporada! No caso do Portland acho pouco provável, se isso acontecesse nos próximos 3 anos, ficaria surpreso! O trabalho de reconstrução até aqui foi muito bem feito em ambas equipes! Finalmente, as pessoas lá no Oregon resolveram botar a mão no bolso! Vamos aguardar!

CB: Os astros de hoje preferem jogar um com o outro do que um contra o outro. A que se deve essa mudança de pensamento?

RB: Um com outro? Sempre foi assim! O verdadeiro Basketball sempre foi coletivo! Cada um entra em quadra com funções estabelecidas, todos sabem da importância que tem pro time, seja o cara que faça 30 pontos, ou aquele que briga pelos rebotes, ou aquele que faz os bloqueios, etc! O um contra um também vai sempre existir, só que em menor quantidade! Depende do atleta! Acho que todos estão mais conscientes de que é mais fácil ganhar em conjunto!

CB: A NBA aposta, mais do que nunca, nas bolas de 3. Por que dessa mudança de estilo na liga?

RB: Não sou fã desta artilharia de 3 pontos que virou a NBA! O sábio Gregg Popovich já dizia, “parece circo, não é Basketball” !!! Esse tipo de jogada deve sim fazer parte do jogo mas não ser o carro chefe! Saber usar com inteligência, não transformar a partida num grande campeonato de arremessos de longa distância! É matemática. Se você treinar duro e for mais eficiente nos tiros de 3 do que no de 2 pts melhor pros seu time! Sou contra os arremessos forçados seja qual ele for! Se a bola for trabalhada como faz o San Antonio Spurs e a bola chega em ótimas condições para que um excepcional arremessador atire pra 3 pontos, não vejo problema! Mas repito, tem que ser uma opção e não a prioridade!

CB: O Celtics conseguiu a aquisição de Al Horford, mas muitos ainda acham que falta uma estrela pro time subir de patamar. Você concorda? Se sim, quem pode ser essa estrela

RB: Concordo. A chegada do Horford vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos Celtics! Achei que essa grande estrela (que todos cobram que o time ainda não tem)
viria nesta season! Minha aposta seria Kevin Durant! Fiquei desapontado com a covardia do ex-astro do Thunder! Seria um ótimo encaixe pro time de Brad Stevens!

CB: Os astros da NBA decidiram soltar sua voz à respeito de questões sociais nos Estados Unidos. Você acredita que eles são capazes de conseguir alguma mudança? Vê algum atleta brasileiro tão engajado para fazer o mesmo por nós?

RB: Não é de hoje que isso acontece. A NBA sempre se preocupou com essas questões! Acho importante que todos tenham voz ativa em relação a isso e não só os atletas! Mas não deixa de ser uma grande notícia! Acho que se cada um fizesse a sua parte, aí sim teríamos condições de conseguir algo em breve! Aqui no Brasil, talvez o Nenê seria o cara ideal pra fazer este tipo de papel !!!

CB: O que achou do rendimento do basquete brasileiro (masculino e feminino) nos Jogos Olímpicos?

RB: A campanha do feminino sem nenhuma vitória já era esperada! Barbosa foi chamado às pressas e não pode levar culpa alguma! Já o Masculino, eu fiquei desapontado com o rendimento! Sabemos que a distância entre uma medalha e o Nono lugar é muito pequena neste tipo de competição, mas mais uma vez mostramos que não sabemos fechar jogos, pesou o emocional, pesaram as péssimas decisões do treinador, mas a maior culpa é da CBB que já algum tempo anda muito ruim das pernas, no setor administrativo, de gestão!

CB: A escolha de Jaylen Brown foi muito criticada em Boston. Você acha que foi um erro recrutá-lo?

RB: Esse papo de draft é realmente bem complicado! Não concordo com as críticas, achei uma boa escolha a do Jaylen Brown! Não deixa de ser uma aposta! Tenho certeza de que nas mãos do Stevens o moleque vai evoluir! Gostei do Demtrius Jackson, do Bem Bentil! Achei esquisito mesmo a presença do Z-BO francês YABUSELE! Tenho muitas dúvidas no que ele poderá acrescentar! Vamos ter que aguardar pelo menos mais uma temporada pra saber não é verdade!!!

CB: É a favor do Hack-a-Shaq? Vê com bons olhos a recente mudança feita quanto a isso?

RB: Sou totalmente contra o Hack! E acho que as mudanças deveriam ter sido mais severas. Sou a favor da falta técnica mais posse de bola como é na FIBA! Apesar de que nos Jogos Olímpicos, tivemos a criação da chamada falta tática, que eu achei uma bobagem tremenda. Nada mais é do que a falta pra matar a jogada, ou seja, intencional! Ou seja, não sei aonde vamos parar!

CB: Se você pudesse montar um Dream Team da NBA, apenas com jogadores que você viu em quadra, quem você escolheria como os 5 titulares?

RB: Não gosto de misturar gerações! O Basketball evoluiu demais! Cada um tem os seus ídolos, preferências por diferentes estilos de jogo.. Duro deixar de fora meus dois maiores ídolos no esporte que não tiveram tempo para brilhar na NBA ( Drazen Petrovic & Arvydas Sabonis )! Mas pra não deixar sem resposta, faria um quinteto com:
MAGIC JOHNSON – MICHAEL JORDAN – LeBRON JAMES – TIM DUNCAN – HAKEEM OLAJUWON

CB: Muito se fala da próxima safra de jogadores no draft 2017. O que você espera dela? Com a pick do Nets, o Celtics deveria troca-la por um all star ou segurar e pegar um novo Rookie. Para esses dois cenários, tem alguém em mente?

RB: Muito Cedo pra falar sobre o próximo draft! Eu ainda iria atrás do KEVIN DURANT! Agora se for pra pensar nos novatos, JOSH JACKSON ala/armador de KANSAS e HARRY GILES ala de DUKE poderão ser escolhas interessantes!

Acho que é isso !!!

Um grande abraço ao pessoal do CELTICS BRASIL!

Parabéns pelo trabalho de vocês, continuem apoiando o Basketball e uma ótima Season 16-17 pra toda a Nação Celta!

Beijão do Bulgarelli.

Rômulo Portugal
Rômulo Portugal
Rômulo é carioca, advogado, e fã de futebol, NBA e NFL. Acompanha o Celtics desde 2003. Seu fanatismo pelo maior campeão da NBA o fez torcer para os demais times de Boston. Como bom carioca, é Vascaíno. Tem Paul Pierce como primeiro e grande ídolo na NBA.

8 Comentários

  1. Sander disse:

    Melhor comentarista brasileiro!

    0

    0
  2. Maurício Green disse:

    Boa entrevista!

    0

    0
  3. Bulgarelli é o melhor comentarista da NBA na tv com larga vantagem sobre os demais e nunca pisou em uma quadra profissionalmente, o que deveria ser requisito obrigatório pra comentar basquete segundo o fraquíssimo companheiro de canal, Eduardo Agra, que deve sentir uma pressão do tamanho de um bonde por ter um companheiro tão mais qualificado em sua empresa.

    #justsaying 😀

    0

    0
  4. Rodrigo Cruz disse:

    Grande Bulga, sem duvidas é atualmente o melhor comentarista de Nba…
    Acho questão de tempo e entrosamento com o Everaldo marques, para se tornar o “titular”…

    0

    0
  5. Cadu disse:

    ele tá anos luz a frente dos outros.

    0

    0
  6. dakimalo disse:

    Aí galera, blza? to passando pra divulgar um grupo de WHATS que eu tenho com assuntos relacionados ao celtics… se alguem quiser entrar, me manda o numero ou me chama no whats que eu adiciono… meu whats é 55 84786452 … abraço e saudações celtas!!!

    0

    0
  7. RICARDO BULGARELLI disse:

    Obrigado galera pelos elogios !!! Abração a todos !!! Bulgarelli

    0

    0

Deixe um comentário