Celtics oficializa troca da primeira escolha do Draft com o 76ers

Como já largamente divulgado pela imprensa norte-americana desde o começo do último final de semana, o 76ers adquiriu a primeira escolha do próximo recrutamento, pertencente ao Celtics, oriunda do Brooklyn Nets. O pacote recebido pela equipe de Boston, ainda sem confirmações, incluiria a terceira escolha do Draft de 2017 e uma escolha futura de primeira rodada “bastante favorável” à franquia de Massachusetts.

O esclarecimento em torno da troca veio no começo da tarde desta segunda-feira, 19 de junho, quando o Boston Celtics publicou em seu site oficial: pela primeira escolha do Draft, o Celtics receberá a terceira escolha do Draft de 2017 e uma escolha protegida oriunda do Los Angeles Lakers, no Draft de 2018. Se a escolha do Lakers ficar entre a 2ª e a 5ª do recrutamento do próximo ano, ela é concedida ao Celtics. Caso contrário, Boston recebe a escolha mais favorável entre Kings e 76ers, no Draft de 2019, excetuando-se o caso de uma delas ser a primeira escolha geral (neste caso, o Celtics recebe a menos favorável delas).

Apesar das complicadas proteções na escolha adquirida para incrementar o pacote que envolveu a terceira escolha do recrutamento deste ano, trata-se de um cenário bastante favorável, em que o Celtics deve acabar transformando uma primeira escolha de Draft em duas escolhas de topo de dois recrutamentos consecutivos.

“Estamos entusiasmados em poder selecionar o que esperamos ser um jogador de impacto com a terceira escolha neste ano, em uma classe de Draft muito talentosa, ao mesmo tempo que adicionamos um ativo futuro muito valioso enquanto continuamos a construir em direção ao 18º título”, completou o Presidente de Operações de Basquete, Danny Ainge, dando indícios de que a troca visa tirar valor da primeira escolha do recrutamento e ainda assim selecionar seu alvo favorito no recrutamento (especula-se que Josh Jackson ou Jayson Tatum).

Fábio Malet
Fábio Malet

Gaúcho de Porto Alegre, bacharel em Ciência da Computação e analista de sistemas. Apaixonado por esportes, tem o jornalismo como um hobby, e, pretende, futuramente, fazer pós-graduação na área. Acompanha NBA desde o começo de 2007 e, pé-quente, viu seu Boston Celtics ser campeão na primeira temporada inteira que assistiu. Torce também para Grêmio, Tottenham Hotspur, Green Bay Packers, e por conta da afinidade com Boston, tornou-se fã de Bruins e Red Sox.

30 Comentários

  1. Mikhaelson Shankley disse:

    “trata-se de um cenário bastante favorável, em que o Celtics deve acabar transformando uma primeira escolha de Draft em duas escolhas de topo de dois recrutamentos consecutivos.”

    Falou exatamente o que eu penso. Não entendo pq ainda tem gente falando que a troca foi ruim pro Celtics.

    0

    0
  2. Gilian disse:

    Já estou achando estranho esse acumulo de picks. Achei que esse ano finalmente daríamos o passo que falta pra buscar no 18° mas agora não sei mais.
    Vamos ver se vem algum grande movimento por ai.

    0

    0
  3. Felipe Resende disse:

    Acho q esse foi o movimento pra nos tornar contender de fato nos próximos 5 anos. Ainge vai vir com no mínimo Griffin e Butler pra próxima temporada. Ou Davis, Carmelo e Iguodala. Ia fazer o que só com o Fultz, posição inclusive q estamos mt bem servidos? A hora é agora, aproveitar esse ano e mais uns 3 ou 4 pra beliscar o título. Deixa o cara trabalhar!

    0

    0
  4. Fernando Ferreira disse:

    Pessoal, e uma troca muito boa.
    Vamos analisar.
    Markelle Fultz e um bom jogador e ao que tudo indica e sera um talento emergente na NBA. Mas será se ele e a melhor opçao para nosso elenco hoje?
    Nosso backcourt ja esta mai do que consolidado em Thomas e Bradley. Eles se complementam muito bem. E vem em processo contínuo de evolução. E so analisar a temporada passada para comprovar.
    Se nem o Smart que ja esta na franquia, e ainda esta galgando mais minutos de quadra ainda tem a titularidade que so o novato Fultz.
    Se ele e mais talentoso? Talvez. Mas acho que o encaixe dele no elenco e no minimo duvidoso.

    0

    0
  5. Hugo silva disse:

    Galera, eu sei que muitos de voces estao bravos com o Ainge e tudo o mais, mas pensem comigo, ano que vem cavs e gsw vao continuar sendo as 2 maiores potencias (a nao ser que aconteçam coisas inacreditaveis nessa FA), e as chances de boston ainda serao menores que a de ambos os times. Voces podem argumentar comigo que o Ainge deveria trazer o PG ou o bluter, mas caras, o PG ja falou que vai testar o mercado, entao pra que gastar ativos nele? A gente só vai se ferrar com isso, no caso butler eu acharia valido traze-lo apenas por um preço baixo, o que definitivamente nao vai acontecer, entao, porque a gente nao espera mais 1 aninho? Ano que vem se tudo correr conforme o esperado a gente terá 2 picks top5 e com o negocio certo a gente troca elas por um all-star monstruoso (davis, é de voce que eu to falando rapazinho). Resumindo, eu nao acho que a gente consiga bater de frente com cavs e gsw com um desses 2… Vamos testar o mercado de FA, tentar trazer griffin e hayward, muito melhor que gastar um caminhao de picks e atletas pra trazer caras que nao vao nos fazer campeoes e esperar que 2018 esses times caiam de rendimento e o celtics destrua todo mundo

    0

    0
  6. Fernando Ferreira disse:

    Seguindo o raciocínio.
    O movimento que Ainge acabou de executar evidencia ainda mais a inteção de se manter a evolução do time. Sempre colocando peças a aumentar gradativamente a performance da equipe.
    Ninguem acreditava que estariamos na final de conferencia a um ano atrás.
    O TRABALHO ESTA SENDO MUITO BEM FEITO E PONTO.
    Pensando em futuro a troca deixa o Celtics em uma posiçao ainda mais confortável.
    1 – Diminui o valor a ser empregado no calouro selecionado no Draft ( Para quem vai atacar contratos maximos na Free Agency qualquer folga na bolso faz diferença)

    2 – Teremos pelo segundo ano consecutivo um grande talento. Top 3 vindo do Draft. E na minha modesta opniao e torcida sera o jogador de maior impacto e mais preparado para a NBA deste Draft. E ele tem nome e sobrenome. Jayson Tatum.

    3 – Alem dessa escolha teremos mais uma escolha alta no tão cobiçado Draft do ano que vem. Todos ja viram o tal do Michael Porter Jr ne? Agora lhes pergunto… Hoje se vc pudesse hoje escolher e analisaf a melhor opçao para o Celtics vc escolheria: Fultz ou Porter Jr?
    Eu nao tenho duvida que iria de Porter Jr.

    4 – Flexbilidade. Se numa dessas aparecer uma oportunidade para vir um Allstar por trocas, nao existe franquia melhor em ativos que a nossa.

    Entao pessoal vamos manter a fé no Ainge.

    0

    0
  7. Paulo Muneroli disse:

    Tô com pressentimento que os fakers vão pegar o JJ, e o Ball vai sobrar! Tatum ou Ball na pick 3?

    0

    0
    • JailtonSV disse:

      Ball tem uma visão de quadra assustadora, traria uma armação diferenciada pro Celtics que não encontramos em Smart ou Rozier. Temos um plantel recheado de PGs (Nader, Thomas, Rozier, Smart), isso e seu extra quadra poderia pesar na escolha.

      Tatum oferece um arsenal ofensivo formidável, alguém que ajudaria muito nossa segunda unidade a pontuar. Além de ser conhecido no College por ser atuante no clucth time.

      Eu iria de Tatum.

      0

      0
      • Pedro disse:

        Concordo Jailton! Acho que o Lonzo pode ser um jogador especial na Liga, mas visto que precisamos de pontuação, ia de Tatum, to assistindo vários vídeos dele direto, desde a confirmação da troca, e acho o jogo dele muito maduro. Isso é importante, além do cara ter sido treinado pelo coach K. Enfim, eu particularmente nunca vi isso tudo no Fultz, não que ele nao possa vir a ser um monstro, mas acho que é muuuuito hype excessivo. Não vejo sangue nos olhos dele, acho muito apático. Se não houve troca, iria de Tatum. Deixa o time crescer junto, pega o Hayward ou Griffin agora e espera a trade daeadline pra ver os times mais desesperados e fechar forte a temporada. O importante é isso, chegar com a equipe forte e redonda no Offs.

        0

        0
        • Robson disse:

          Perfeito. Concordo 100%.

          0

          0
        • JailtonSV disse:

          Boa tarde Pedro, esse draft é muito hypado em si (não que não seja merecido). Dennis Smith, Giles, Isaac, são bons potenciais que vão sair lá pela Pick 8.

          Gosto muito do Fultz, a facilidade que ele tem pra pontuar podia ajudar muito, até transformar-se em SG titular em caso de não renovação com Bradley, mas agora ele é passado.

          Tatum de fato tem um jogo maduro para impactar de imediato na NBA (ao menos ofensivamente). Esperemos que dê certo.

          0

          0
  8. Marco Ferreira disse:

    Vamos sonhar com o Draft 2018?

    Primeira escolha Nets sorteado…
    Segunda escolha Lakers sorteado…

    Pronto, temos a 3º escolha do Draft 2017 e as duas primeiras escolhas do Draft 2018.

    Claro que é só um desabafo de um torcedor Celta que está ainda meio sem ter o que pensar!

    Terceira escolha? O que teremos que pensar agora, no nosso problema ou no estilo de jogo com a cara Celta?

    Torço pela escolha do Tatum agora, gostei muito do jogo dele!

    Lets Go Celtics…

    0

    0
  9. Patrick disse:

    PG = Isaiah
    SG = Bradley
    SF = Crowder
    PF = Griffin ou Al Horford
    C =Zizic ou Al Horford

    Banco: Smart ou Rozier – Brown ou J.Jackson – J.Jackson ou Brown – Yabusele – Ollynyk

    Eu acho que já seria um time muito bom, então em 2018 acrescente-se: Michael Porter (SF) via Nets e DeAndre Ayton – (C) via Lakers, seria o time jovem mais promissor da NBA, pois formaria uma base jovem em todas as posições (Menos de 25 anos em 2018):

    PG = Marcus Smart e Rozier;
    SG = Jaylen Brown;
    SF = Abdel Nader e Josh Jackson ou Tatum;
    PF = Yabusele;
    C = Ante Zizic e DeAndre Ayton

    Sobrando 1 pick de 2018 para ficar entre um SF ou PF.

    0

    0
  10. Celso Cachali Jr disse:

    Mas ja foi o Ala Brown em 2016, Tatum ou Jackson ala 2017 e Porter Jr? outro ALA???

    Para que tantos Alas.. se so um vai jogar.

    0

    0
    • Patrick disse:

      Acredito que Brown possa ser deslocado para SG, compensaria a falta de altura e atleticismo do nosso time, visto que ele teve sua melhor fase no time quando substituiu bradley como SG quando este esteve machucado. Só precisa treinar mais o ball handle e o arremesso de perímetro, ele tem potencial pra isso.

      0

      0
  11. Cristian disse:

    Essa notícia me deixou feliz fazer workout com Tatum….sempre foi meu preferido até acompanhar mais vídeos do Fultz….torcer por pegar ele é não JJ…..bota pegar nosso Paul Pierce 2.0.
    Ou estou muito errado? Quem acompanhou pouquinho mais o basquete universitário??

    0

    0
  12. Maurício Green disse:

    Ficou muito claro p mim ouvindo a entrevista do Angie que o Celtics, digo Celtics pq essa é uma decisão colegiada, não iria selecionar o Fulltz na 1. Assim sendo, a troca faz TODO SENTIDO.

    Agora para mim parece muito arriscado, com certeza o único movimento arriscado desde do Big trade C’s x Nets. Não sou profundo conhecedor dos prospectos p ter a minha avaliação própria. Mas pelo que leio e vejo, por enquanto perdemos esse trade. Também não sei se esse sentimento está ligado a incerteza que o trade traz. Antes era Fulltz e pronto. Agora é e sei lá quem (JJ, Tatum, outro trade) , mais pick futuras 18 ou 19….

    Se realmente perderemos esse trade ou não, só o tempo irá dizer. Primeiro pq ele está incompleto e dependemos do fracasso do Lakers ou Kings/ 76’s, além das bolinhas, de possíveis futuros tardes subseqüentes e do desenvolvimento ou não de prospectos . E o veredicto final do trade só poderá ser dado no mínimo em 3-5 anos, ou até mais.

    Por fim, estou preocupado.

    Só resta e torcendo p o trade dar certo. Imagina ano que vem irmos a Final da NBA e termos a pick 1 via Nets e a 2 via Lakers (passada pelo 76’s)!!!!! Ou mais realista Final de conferência de novo e 2 picks entre as 5 primeiras!!!kkkk

    Ps. O Angie tem bolas, covarde não da p chamar o cara.

    0

    0
  13. Sander disse:

    Galera, boa noite!!!!

    Eu estava muito chateado com a notícia de que o Ainge iria trocar nossa pick 1, mas pensando com a cabeça fria e vendo os argumentos, foi uma boa decisão. Teremos duas potenciais escolhas top 5 ano que vem, Michael Porter Jr é monstro e Ayton tbm. Por mais que Fultz seja um talento extraordinário, não falta PG talentoso na NBA, logo para que draftar alguém que não irá elevar nosso nível logo de cara??? Para o que queremos, I.Thomas, Bradley, Smart e Rozier dão conta do recado (lembrando que Fultz seria o mais talentoso), mas temos outras prioridades.
    Tatum parece o jogador ideal, ofensivamente monstro, e tem tudo para crescer defensivamente, uma boa dupla jovem com o Brown. Mas onde fica o Crowder nessa história??? Acredito que será incluído em alguma troca, visto que já atingiu seu teto e, vai acabar roubando minutos preciosos da garotada. Eu incluiria ele em alguma troca é tentava pegar tbm o Isaac, o garoto tem o maior teto desse draft, jogadora de PF e tem muito talento.

    Mas se tratando de Ainge, tudo pode ser possível, até msm conseguir mais picks e draftar O Gyles.

    Vamos esperar e aguardar…

    Saudações Verdes! (SV)

    0

    0
    • Cristian disse:

      Por isso q gostei de Tatum…..ofensiva isso que precisamos…..então vamos atrás dele é do Giles (arriscado mas se der certo…….MEU DEUS )

      0

      0
  14. Sander disse:

    Jogaria*

    0

    0
  15. joao Batista disse:

    Para troxa a Pick 1, pq nao entrar em contato direto oferecendo por Butler ou PG? Na FA ir em busca do Griffin ou o Gordon H? Continuo achando que a Pivk valia mais. Agora é esperar as próximas ações do Angie, o 18 💍 está no forno.

    0

    0
    • Rafael disse:

      Em um primeiro momento eu tbm fiquei pensando desta maneira, porém, se as especulações se confirmarem:
      – Fultz “não agradou” em sua reunião
      – Imprensa lá fora especulando que o interesse do Celtics é no Tatum (cresce rumores que o Fakers vai de JJ)
      – Pegando a 3 escolha vai abrir 1 milhão de CAP, podendo o time oferecer um contrato máximo para um All Star

      Se chegar um All Star e o Tatum, mudamos de patamar facilmente (isso se todos – elenco – permanacer saudavel)

      Se pintar um Butler, iria ficar mto feliz tbm

      Portanto, tinhamos futuro com Fultz, com certeza, mas tambem um excelente cenário sem ele (Draft 2018 iremos nos dar bem SE PG nao rolar no Fakers, teriamos duas escolhas top5 provavelmente), logo estamos agindo no presente e tbm planejando nosso futuro.

      Meu preferido sempre foi o Tatum, se ele chegar nestas condições, por mim, ótimo rsrs

      0

      0
  16. Cristian disse:

    Alguém sabe como foi workout do Tatum com Celtics hoje?

    0

    0
  17. Antonio Jhennyson de Souza disse:

    Tava muito na cara que essa pick seria trocada. Só não sabia que por tão pouco. Desfizemos de uma pick 1 por um saquinho + jujubas. Não chegou (ainda) nem Butler, nem PG. Decepcionado até aqui

    0

    0
  18. Leonel disse:

    Esse movimento só se justifica se respaldar outro posterior.

    0

    0
  19. Renan disse:

    Vem , Butler

    0

    0
  20. Paulo Sérgio disse:

    Eu queria o Fultz, mas vamos as Análises:
    Nesse Draft, depois de muitos anos, temos no mínimo 8 prospectos que podem ser super estrelas. O teto de todos é muito próximo (Basta ver que o Dennis Smith Jr era cotado pra ser Pick 1, e isso sem falar no Giles), então não tem nenhum muito superior ao outro. O grande ponto do Fultz é que ele pode mostrar mais o todo seu potencial, devido o time dele ser bem meia boca.
    Dito isso, é bom ressaltar que o Celtics tem uma das melhores duplas de armadores da NBA. E estão na melhor fase da carreira. Thomas e Bradley se completam e quando estão em sintonia, jogam muito. No leste acho que só a dupla do Raptors é melhor (Claro, tem o Lebrão que é o PG real do Cavs, mas isso é outra discussão), com diferença que os caras do Celtics não pipocam nos playoffs #Paz. Então o Fultz teria realmente pouco tempo pra desenvolver
    Além disso, vale ressaltar que o Fultz foi mal nos treinamentos em Boston (ele mesmo lamentou o fato), além disso, os analistas da NBA sempre relataram uma falta de mentalidade vencedora em Fultz (Vale lembrar que Duke queria que ele jogasse por lá, mas ele optou por uma faculdade menos expressiva). Então como um cara assim, vai guiar uma equipe que chegou na final de conferência?
    Além disso, no melhor dos cenários, o CELTICS pode ter a Pick 1 e Pick 2 do Draft de 2018 (Potter Júnior e DeAndre Ayton) que podem suprir necessidades que não só o Celtics, mas toda a nba sofre. E se o Ainge quiser partir pro tudo ou nada, faz um pacote pelo Davies, mais a FA, já nessa temporada. São 9 picks com probabilidade de loteria em 3 anos.

    Sobre o jogador escolhido, existem 3 possibilidades:
    Josh Jackson: A escolha que todos fariam, e que tem a cara do Ainge. Um defensor de elite com um arsenal ofensivo em evolução. É tudo o que o Ainge gosta. Tem uma boa ética de trabalho (só de trabalho, pq segundo consta, anda se envolvendo com uma galera barra pesada) e é um líder natural. Defensivamente pode contribuir de imediato, mas ofensivamente ainda tem muito a melhorar. Só que pode ser escolhida pelo Magic, que é o que acho que vai acontecer (Ele cancelou o treino com o Celtics). E é muito parecido com o Jaylen Brown. Draftar o Jackson seria afirmar que o Brown não é o futuro do CELTICS.

    Jayson Tatum: O novo Paul Pierce. Precisa dizer algo? O cara é praticamente completo ofensivamente (só falta treinar as bolas de três, mas tem uma mecânica boa é vai evoluir). Jogou por todas as seleções de base e sempre se destacou. Além disso, defensivamente pode ser um elite também (no um contra um ele é insano) e pode ser uma alternativa ao Crowder (vem Melo). Além de tudo, é o maior líder que você pode querer e é um baita Clutch. Antes de começar a NCAA e se descobrir Fultz e Ball, a discussão girava em torno dele, Jackson e Giles, e Dennis Smith Jr. Pra se ver a profundidade do Draft. Essa seria a minha escolha. Acrescenta algo que o Celtics não tem: Poder de fogo.

    Jonathan Izaac: Esse é a maior incógnita do draft. Nos EUA, comparam ele o Antetokoupo sei lá como se escreve essa porra. Tem um potencial absurdo. Mas é uma aposta pro futuro. Tem a condição boa e é tudo que a NBA gosta. Caras bons no garrafão e no perímetro. É um baita de um Steal, e se uma franquia tiver calma, pode ganhar uma super estrela.

    De qualquer forma, é bom deixar claro que todos da comissão aprovaram a troca. Sem exceção. Todos da comissão técnica do Boston Celtics aprovaram a troca. Então não é maluquice do Ainge. Tem algo aí. Eles sempre disseram que iam draftar o melhor jogador. Talvez o façam. Só o tempo vai dizer. É um negócio perfeito. E só escrevendo isso é que finalmente aceitei esse fato. O Ainge ganha uma pick valiosíssima no ano que vem que pode ser usada pra pegar uma estrela (nada de Butler, eu imploro. #VemDavies) e ainda vão pegar um cara com um potencial tão grande quanto o do Fultz, é que ainda tem um melhor encaixe.

    E além do mais, se notam dois times muito legais de se ver no futuro. Vai ser massa uma final de conferência entre Celtics e Sixers. Espero que o Lakers siga por esse caminho também. É legal ver essas franquias grandiosas tendo um protagonismo.

    0

    0
  21. Chiovato disse:

    Após a frustração da troca, pensei em diversas possibilidades… desde Fultz ter ido mal na série/entrevista até o fato de Ainge já ter acordos de renovação com Thomas e até Bradley!

    Quanto a negócios, penso em 2 cenários… troca por Butler (pick3 + Rozier + Zeller) + Griffin na FA… mas não gostaria de Butler pra tê-lo na 3 visto que na 1 e 2 serão Thomas e Bradley! Não acho seu rendimento alto na 3 do Celtics tendo a bola decisiva vindo com infiltrações do Thomas, Butler não é tão aceitável com dada situação.

    Outro cenário que gosto seria trazer na pick o J.Jackson + Hayward na FA (ou até Griffin)…. a partir daí temos um pontuador do perímetro e um novato muito promissor que poderia ser um grande jogador pra posição 4 que aos poucos completa Horford! Ainda teríamos flexibilidade no cap pras renovações e o ZiZic bem aproveitado! Além de Rozier, Smart, Brown, Crowder e KO no roster!

    Thomas-Bradley-Hayward-Jackson-Horford
    Rozier- Brown-Smart-Crowder-KO-Zizic

    esse complemento nos dá um time fortíssimo, tanto inicial quanto backups bons… e quem sabe em pequenas trades até um outro banco mais pontuador! O que acham?

    0

    0
  22. Marcus Sacramento disse:

    Por que o Ainge nao pegou o okafor na troca ,achei q foi uma boa troca mas a 1 escolha valeria mais .Okafor ja mostrou que e bom pivo.Imagina nossos pivos horford ,zizic e okafor seria fora de serie

    0

    0
    • Ranieri disse:

      Ele não pegou Okafor pra manter a flexibilidade do cap, com a troca ele livrou o cap em 1 milhão, e ele confia muito que o Zizic vai vir bem pra o time, e acho que ele vai tentar muito o Anthony Davis, e caso ele não venha vai de Griffin na FA, caso ele consiga o Davis ele vai Hayward na FA

      0

      0

Deixe um comentário