05

dezembro

2013

14

Comentários

Celtics quer armador espanhol para a reserva de Rondo em 2014

Apesar de estar em franca evolução na atual temporada da NBA, onde já lidera a Divisão do Atlântico, o cenário no Boston Celtics continua inalterado: mesmo com a fé no presente, o olho está mesmo no futuro. Apesar de jogadores e comissão técnica não pensarem tanto nisso, torcedores, imprensa e mesmo a diretoria já planejam e especulam sobre a temporada 2014/2015. E as boatarias não param: depois de serem cogitadas, para o futuro, as possibilidades de contar com o ala Jabari Parker no Draft e com o ala-armador Gordon Hayward, o Celtics estaria agora de olho no armador espanhol Sergio Rodriguez.

Rodriguez, também conhecido como ‘El Chacho’ ou ‘Spanish Chocolate’, tem 27 anos e foi selecionado no NBA Draft 2006 (o mesmo em que o Celtics, através de uma troca com o Phoenix Suns, selecionou Rajon Rondo) como a 27ª escolha geral, pelo Phoenix Suns, sendo trocado logo em seguida com o Portland Trail Blazers. Com bons desempenhos nas seleções de base da Espanha e campeão mundial em 2006, Rodriguez não conseguiu repetir, na NBA, seu sucesso na Europa: atuando em quatro temporadas por Blazers, Sacramento Kings e New York Knicks, ‘El Chacho’ teve médias de 4,3 pontos e 2,9 assistências em 13,2 minutos.

Sem muitas chances na principal liga de basquete do planeta, Sergio Rodriguez voltou, em 2010, ao seu país natal. Atuando pelo poderoso Real Madrid, o armador voltou a se destacar: exercendo um papel de sexto homem na rotação, o armador conquistou os títulos da Liga ACB e da Copa da Espanha. O desempenho nos ‘blancos’ resultou em um novo chamado para a seleção espanhola, onde Rodriguez conquistou a medalha de prata em Londres-12 e o bronze na EuroBasket 2013, disputada na Eslovênia.

O bom desempenho em Madrid, é claro, gerou o interesse de outras equipes. Além do tradicional Fenerbahce Ulker, da Turquia, Rodriguez teria recebido, segundo o site espanhol El Contraataque, propostas de três franquias da NBA: Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics. Os celtas, diz a publicação, correm na frente por terem feito uma proposta antes da atual temporada. A multa de ‘El Chacho’, que é agente livre e tem contrato com o Real Madrid até julho de 2015, é menor que 500 mil euros e a ideia da franquia de Boston é que o atleta encerre a temporada atual na equipe madrilena antes de se apresentar, caso seja contratado. A ideia celta é bem evidente: Rodriguez, se vier, será o backup imediato de Rajon Rondo.