Prévia – Final 4 NCAA 2018

Fique por dentro das equipes e dos duelos do Final 4 da NCAA.

Nas semifinais desse ano temos três representantes assíduos e uma zebra monumental. So existe uma coincidência entres eles: todos venceram suas respectivas conferências. Portanto podemos chamar esse como um FInal 4 de peso. Agora vamos as análises de como esses times chegaram ate aqui e de quem tem mais chances de jogar a grande decisão.

Kansas Jayhawks

Campanha: 31 – 7
Títulos: Três (1952, 1988 e 2008)
Equipe Titular: Devonte’ Graham (G), Malik Newman (G), Lagerald Vick (G), Silvio de Souza (F) e Udoka Azubuike (C)
Jogadores notáveis que atuaram na NBA: Allen Kelley, Bill Johnson, Clyde Lovellete, Danny Manning, Jo Jo White, Paul Endacott, Paul Pierce, Wilton Chamberlain
Atletas que jogam na NBA: Andrew Wiggins, Ben McLemore, Cheick Diallo, Darrell Arthur, Frank Mason III, Kelly Oubre Jr., Joel Embiid, Josh Jackson, Marcus Morris, Markieff Morris, Mario Chalmers, Nick Collison, Tarik Black e Wayne Selden Jr.
Técnico: Bill Self

Depois de dois anos batendo no aro sendo derrotada no Elite Eight, Kansas volta a disputar um Final 4 desde 2012. Essa é a decima quinta participação da tradicional equipe que revelou duas lendas Celtas: Jo Jo White e Paul Pierce. Em 2012 o Jayhawks perdeu na final para Kentucky de um certo Anthony Davis, mas sera que nesse ano podem levantar o caneco?

As coincidencias ajudam, pois a ultima e terceira conquista foi justamente no palco dessa semifinal: San Antonio ha dez anos. Dez? Isso mesmo e essa equipe merece a nota mais alta pela maneira como chegou nessa semifinal ao disputar o, talvez, melhor jogo do torneio ate aqui: vitoria sobre Duke por 85 a 81 na prorrogacao.

Nesse jogo os atletas de Kansas tiveram como grande arma um bom desempenho em bolas de tres pontos convertendo 13 em 36 tentativas. O cestinha do jogo foi o ala armador Newman, que marcou 32 pontos acertando cinco arremessos de tres. Alem da arma dos arremessos for a do circulo, o Jayhawks tambem possui um otimo pivo com o nigeriano Azubuike, que marcou nove pontos contra Duke, mas nao fez mais, pois teve problemas de falta durante a partida, inclusive sendo ejetado antes do termino da partida. Mas sera que as bolas de tres e um otimo pivo no garrafao sao suficientes para ser campeao?

Loyola Chicago Ramblers

Campanha: 32 – 5
Títulos: Um (1963)
Equipe Titular: Marques Townes (G), Clayton Custer (G), Ben Richardson (G), Donte Ingram (F) e Cameron Krutwig (C)
Jogadores notáveis que atuaram na NBA: Jerry Harkness, LaRue Martin e Les Hunter
Atletas que jogam na NBA: Milton Doyle
Técnico: Porter Moser

Loyola e somente o quarto time com um ranking de digito duplo (11) a chegar no Final 4. Nnehum dos outros tres, LSU em 1986, George Mason de 2006 e VCU em 2011 conseguiu chegar na final, mas o Ranblers conhece o caminho das pedras. A equipe ja foi campea em 1963 e quem viu todo foi a Sister Jean, Irma Jean em traducao livre.

Ela nao so viu como trouxe sorte para a equipe, pois o Ramblers venceu tres dos quarto jogos de sua divisao nos ultimos segundos. So na final que nao teve tantas emocoes ao derrotar Florida State, outra zebra, por 78 a 62.

Para triunfar a equipe contou com um otimo desempenho de um grande trio: o ala-armador Richardson com 23 pontos, o armador Townes com 13 e o ala Ingram com 12. Alem de marcarem muitos pontos, eles tambem ajudam na defesa, que nao levou mais que 68 pontos nesse torneio e conteve muito bem o perimetro de Kansas State, com apenas seis acertos em 26 tentativas.

Esta na hora de mostrar ao mundo que as vitorias nos ultimos segundos foram fruto de muito trabalho, estudo e uma defesa muito forte e se for para chamar de sorte, que seja a de um campeao.

Michigan Wolverines

Campanha: 32 – 7
Títulos: Um (1989)
Equipe Titular: Zavier Simpson (G), Charles Matthews (G), Duncan Robinson (F), Moritz Wagner (F) e Jon Teske (C)
Jogadores notáveis que atuaram na NBA: Cazzie Russell, Chris Webber, Glen Rice, Jalen Rose, Phil Hubbard e Rudy Tomjanovich
Atletas que jogam na NBA: Nik Stauskas e Trey Burke
Técnico: John Beilein

O Wolwerines segue em busca do bicampeonato, que esteve perto em 1990 e 2013, mas que teima em nao chegar. Quem sabe agora nao tenha chegado a hora?

Se for depender da defesa o titulo pode ser muito proximo, pois o Wolwerine conseguiu conter o impeto de Florida State na final de sua divisao ao vencer por 58 a 54. Porem o ataque de Michigan nao e muito balanceado, pois somente dois jogadores marcaram digito duplo em pontuacao: o armador Matthews com 17 e o ala Wagner com 12.

O jogo contra Loyola Chicago promote ser de placar baixo por conta das fortes defesas de ambos os times, mas o ataque do Wolwerines precise produzir mais para conseguir derrotar a Cinderela dessa torneio.

Villanova Wildcats

Campanha: 34 – 4
Títulos: Dois (1985 e 2016)
Equipe Titular: Phil Booth (G), Jalen Brunson (G), Mikal Bridges (G), Omari Spellman (F) e Eric Paschall (F)
Jogadores notáveis que atuaram na NBA: Bill Melchionni, Chris Ford, Herman Klotz, John Celestand, Larry Hennessy, Paul Arizin e Wali Jones
Atletas que jogam na NBA: Daniel Ochefu, Dante Cunningham, Darrun Hillard, Josh Hart, Kris Jenkins, Kyle Lowry e Randy Foye
Técnico: Jay Wright

Após ser campea em 2016, ter a melhor campanha em 2017 e cair na segunda rodada, Villanova busca seu sgeundo titulo em tres anos para coroar uma geracao brilhante de atletas. Existem dois importantes remanescentes do titulo de 2016: o armador Booth  e o ala armador Bridges.

A experiencia de ambos sera fundamental para fazer a onte necsssaria aos jovens para lidera-los ate a conquista de um novo titulo. Bridges cumpriu bem esse papel ao anotar 12 pontos na Vitoria pela final de divisao contra Texas Tech por 71 a 59. Alem de Brifges, outros tre sjogadore sforam muito importante nessa conquista: o armador Brunson com 15 pontos, o armador reserve Donte DiVincenzo com 12 e o ala Spellman com 11.

Mas o desempenho em arremessos de tres pontos foi pessimo nessa partida, com apenas quarto acertos em 24 tentativas. Em uma partida que deve ser bem frenetica, a mira precise estar mais calibrada. Ate porque se voce errar muito contra Kansas e principalmente nos arremessos de tres pontos, ela podera te punir severamente por isso.

Momento Mãe Dináh – Pitacos

Agora vocês irão saber com os palpites abaixo minha opinião e as respostas das perguntas que fiz nos textos de cada equipe.

Loyola Chicago 53 X 50 Michigan

Kansas 72 X 70 Villanova

Transmissão na TV

O canal de televisão por assinatura ESPN irá transmitir as duas semifinais. Às 19h, você acompanha Loyola Chicago contra Michigan e às 21h começa o confronto entre Kansas e Villanova.

As duas semifinais e a final serão disputadas no Alamodome, em San Antonio.

Foto: Athlon Sports

Flávio Catandi
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

1 Comentário

  1. Gbrunus disse:

    Aconteceu alguns erros na formatação do texto ou quando vcs passaram ele para o servidor. Por favor podem rever?

    0

    0

Deixe um comentário