Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Reflexões sobre o Draft do Celtics

Camisas de times da NBA em promoção!

Passados os primeiros dias da ressaca do 2015 NBA Draft, é hora de refletirmos, com maior atenção, sobre as escolhas celtas e seus respectivos impactos para o futuro do maior campeão da NBA.

Assim como todos, não fiquei feliz ao término do recrutamento. Não só Danny Ainge, como toda a NBA, nos venderam a sensação de que o Celtics chegaria pra ser protagonista no Draft, por meio de trocas de escolhas e jogadores. Nada disso aconteceu (não por falta de esforço), mas a decepção ficou mesmo assim.

Nada contra Terry Rozier, R. J. Hunter, Jordan Mickey ou Marcus Thornton. Seria até leviano criar antipatia com os citados jogadores, já que sequer vestiram o manto verde. É que a torcida celta sonhava com a vinda de ótimos jogadores, que chegassem pra impactar de imediato. Com os jogadores recém-recrutados, isso não vai ocorrer. Podemos até nos surpreender e algum virar All-Star, mas não é razoável esperar algo a curto prazo.

O que podemos esperar é que trocas virão. Sim, no plural. E, ao meu ver, a principal peça pra troca será o jogador escolhido com a 6ª pick no 2014 NBA Draft: Marcus Smart. Após apenas 1 temporada em Boston, o camisa 36 já foi envolvido em diversos rumores ao longo da última semana. Após a escolha de Rozier, os boatos, certamente, crescerão. Vejam a imagem abaixo:

foto_2849 (1)

Os números entre os 2 jogadores, durante seus anos universitários, são bastante similares. Um fora digno de sexta escolha e o outro fez Ainge ser bastante criticado, por tê-lo recrutado com a 16ª escolha. Contudo, é inegável que Rozier apresenta um estilo de jogo semelhante ao de Smart, que foi membro do segundo time de calouros em 2014/2015. A defesa de Smart, cabe ressaltar, é melhor que a de Rozier, mas isso não chega a ser demérito, já que o primeiro é famoso por ser um ponto fora da curva.

A principal diferença entre ambos, é que Smart tem mercado na NBA, diferentemente de Rozier. Assim, já que Ainge não conseguiu subir no Draft, decidiu escolher um jogador semelhante ao seu camisa 36, para poder trocá-lo por algo que anime a todos os torcedores do Celtics.

É um percurso mais longo para chegar aos reforços visados, mas foi a opção que restou à equipe de Boston. Rozier, inclusive, merece um voto de confiança da torcida celta. Chad Ford, jornalista especialista em NBA Draft, da ESPN norte-americana, descreveu Rozier como um jogador bem parecido a Marcus Smart. Damian Lillard, um dos melhores armadores da NBA, também teceu elogios ao calouro celta:


Quanto a R.J. Hunter, o Celtics acabou conseguindo um ”steal”, já que era muito improvável que o jogador chegasse disponível até a 28ª escolha. O jogador tem tudo pra ser um bom catch-and-shoot na NBA. Não esperem muito, mas algo próximo a Gary Neal, Marco Belinelli ou J.J. Redick. Se Hunter chegar a esse nível, o Celtics ganhará algo precioso e que não tem em seu elenco: um consistente arremessador de 3.

Como Ainge disse na coletiva pós-Draft, “o elenco que vemos hoje, não será o mesmo que veremos amanhã”. Para cidades pouco atrativas para grandes jogadores, como Boston, o processo de reconstrução, normalmente, é feito através de tank ou trocas. Em 2007, Ainge montou o elenco campeão através de trocas. E esse elenco atual também sido assim.

Continuo achando que o Draft não foi o dos sonhos, mas, aos poucos, conseguimos ver que nosso GM não estava bêbado ao escolher tais jogadores. Tudo tem um motivo.

O apelido de Ainge é “Trader Danny”, já que nosso GM é famoso por suas trocas. É hora, mais uma vez, de fazer jus a esse apelido.

19 comentários

  • Olá pessoal eu gostaria de dar uma opinião sobre a matéria, acho que por mais que Smart tenha sido colocado em varias especulações creio que não deveria ser ele posto no mercado, nem acho que vá creio mais na ida do Bradley, além de ter um mercado maior é mais fácil conseguir jogadores de melhor nível com e seria o caso de estabelecer Marcus como numero 2 e não 1, creio que por mais que Bradley tenha evoluído muitos em seus anos de NBA Marcus tem mais potencial pra crescimento e ser realmente uma estrela na liga e vimos ele ser muito valorizado pela franquia após a saída do Jeff Green como vocês mesmos salientaram na época. e pra finalizar tendo em vista que Smart foi posto em varias especulações e mesmo assim o Boston preferiu ficar com suas escolhas e lembrando a entrevista de Danny ao final do draft que o preço a se pagar era muito alto para subir no Draft, eu creio que quem deve se preocupar é o Bradley e particularmente eu prefiro também. É isso galera por favor comentei esse meu comentário, Vlw!!!

    1. Cara acho que o Smart é que tem + mercado q o Bradley.
      Os dois são conhecidos pela defesa monstro mas o Smart foi pick6 em um draft super badalado, é mais jovem, ainda tem margem pra evoluir, menor salário, mais alto,…..
      Mas quero que o Smart fique e o Bradley seja trocado, embora eu ache que será ao contrário ou até mesmo os 2 sejam trocados

      1. Caro Barry eu entendo sua posição porém acho que o fato do Bradley já ser uma realidade pode ser uma aposta mais certeiras pra as equipes que já pensam em playoffs e titulo, por exemplo para um cleveland da vida será que o Bradley não teria um impacto maior que teve Iman Shampert nas finais?? por isso acho que ele tem mais mercado, fora o fato de ele ter sido procurado por outras equipes na offseason e no meio da ultima temporada, e vendo tbm a questão do teto salarial que o Bradley traria uma folga maior que a do Smart isso pensando com a cabeça do Danny, talvez Smart tenha mais mercado para as equipes que tbm estão em rebuilding e tem mais paciência no momento pra esperar sua evolução, mas quem seria os jogadores de alto nível dessas equipes que poderíamos estar interessados pra dar um impacto nos celtics????

        1. Faz todo o sentido. É que eu to com o pensamento que o Ainge irá tentar trade com o 76, eles estão cheios de pivôs e como eles tão em rebuild eterno, quanto mais jovens melhor. Faz 2 drafts e 4 escolhas de primeiro roud que o Ainge se foca em PG e SG, acho que na trade e ele irá focar a posição 5, e o 76 é o paraiso.

          1. Concordo plenamente, porém se pensarmos que ele vai dar um contrato máximo para o Tobias Harris ele vai precisar liberar espaço no CAP caso ele ainda pense em um Allstar, e Bradley é a opção certa, para o garrafão tem 3 caras que eu gostaria muito de ver no celtics, Aldridge, Deandre Jordan e Roy Hibert, nessa ordem de preferência, porem são caras difíceis de vir, mas oq me estranha é ver Lakers entrando forte no Aldrigde e o celtics não, tendo em vista que ele foi o unico até agora que disse não ficar no time em que ele joga

  • Números similares, mas o Rozier tem maior ímpeto ofensivo. Mais agressivo.. e pelo menos no college, mais fominha.

    Smart joga mais pro grupo, mais bolas de 3 pts e menos infiltrações…

    Mas tomara que sejam jogadores de níveis similares. Será sinal de que o Rozier é um bom jogador. Gosto do Smart, tem o espírito Celta, mas se tiver de ser sacrificado por um bem maior, paciência.

    Vimos KG, Pierce, Rondo.. todos irem embora. Nao dá pra vir chorar, nessa altura do campeonato, com o Smart haha

    Matéria boa.. vamos esperar pra ver as cartas que o Ainge irá tirar da manga.

    1. Os 2 são similares até na armação inexistente.
      Rozier pelo visto será pontuador, foi difícil achar videos com ele armando, e quando encontrei não foi nada impressionante.
      Se ele conseguir levar pra NBA uma forte, dropar + 20pts, 5 rbts, 5 ast já vai estar de bom tamanho

  • Não é possível que com tantos bons jogadores de garrafão disponível no mercado, não nos sobra pelo menos 1.
    A única ressalva dessas escolhas e a possibilidade de vir alguma troca. Sei q o draft não foi dos melhores mais ainda acredito no trabalho do nosso GM.

  • É bem provavel que o Smart seja trocado sim,mas não gostaria que isso acontecesse.Sinceramente,acho que o bradley poderia servir como moeda de troca no lugar do smart para trazer um bom jogador de garrafao,talvez o kevin love.Dessa forma,o smart poderia ser deslocado para a posição 2,o james young obrigatoriamente teria mais minutos em quadra,enquanto isso o rj hunter pode ter alguns minutos para que se conheça melhor o jogo do garoto.Assim,gostaria que nossas posições 1 e 2 fossem recheadas da seguinte maneira:

    armadores:terry rozier e isiah thomas
    ala-armadores:marcus smart,james young e rj hunter

    Sinceramente,acho que a atuação desses muleques vão surpreeder a gente nessa temporada de estreia.Claro que também não fiquei satisfeito,mas estou tentando ser otimista,vendo alguns videos e alguns dados sobre cada um dos nossos selecionados,e acho que nós realmente pegamos caras talentosos.Só precisamos agora de uma boa atuação do Danny Ainge na FA.

  • Boston parece estar interessado em contar com o Tobias Harris como para a próxima temporada,os concorrentes seriam o Lakers e Knicks.

  • O salário anual giraria em torno de $15 milhões de Dólares,mas para isso não poderíamos renovar com o Bass,Datome e o Jerebko.

  • Acho que esse ano será aquele mesmo papo de se divertir assistindo a evolução dos nossos jogadores.
    Na esperança da troca pelo Noel, e talvez o Harris e o Monroe. Love já saiu rumor de que reassinrá com o cavs.

  • Essa jogada e arriscada, envolver Smart em um negocio sem ao menos ver o Rozier jogar na NBA.

    De qualquer forma o Celtics agora esta em uma situaçao tensa, pq precisa acalmar a torcida, mas ao mesmo tempo nao pode se preciptar.

    Pelo jeito All Star nao vira para o Celtics, mas podiamos ao menos tentar jogadores de segunda linha que podem melhorar o elenco com Monroe, Lopez e Harris, mas ate esses jogadores estao sendo cobiçados por franquias com mais apelo, em especial a porcaria do Lakers.

    Creio que o Hunter vai vingar, como um jogador pontuador vindo do banco, logo seria melhor negociar o Bradley, mas ainda depende do que teremos em troca e as exigencias da outra franquia.

    Smart + Olynyk por Okafor acho justo.

    1. Justo pra quem? haha.. esse negócio seria muito melhor pra gente, do que pra eles rs

      Okafor é um C com capacidade de ser dominante, talentoso, com um teto gigante.. É jogador que ao draftar, espera-se que se torne um FP all star.

      Smart é um bom jogador, quem sabe até vire um all star.. mas de segunda linha, assim dizendo. Smart nao é jogador pra ser FP de time, longe disso. O teto dele é claramente mais baixo que o do Okafor, mesmo em posicoes diferentes..

      E o Olynyk é um cara que eu dificilmente vejo sendo titular de alguma franquia que ambicione titulo. É um bom reserva, traz pontos, alguns rebotes, espacar a quadra.. mas apenas um role player.

      E repito, alguem com o talento e a esperanca que se tem no Okafor, vale mais do que um role player + o Smart.

    2. Cara Okafor esquece. Ele tá insatisfeito lá, mas acho que eles vão tentar segurar ele. E por Smart e Oly esquece.
      Acho que o Noel pode ter jogo sim, e ele é justamente o q precisamos, um center defensivo.
      Noel e Mickey seria um festival de bloqueio

  • Galera, estava vendo uma matéria no Celtics blog, que diziam que a torcida Celta vai amar o Rozier. Ele no ataque é melhor do que o Smart e o Bradley. Na matéria diz que ele tem um espírito vencedor que impressionou o Ainge.
    Quero ver o Smart na 2 para fazer uma dupla defensiva com o Rozier e, R.J Hunter e Young vindo do banco na 2 iria ser show.
    Mickey pode ser um jogador que vem do banco e nos ajudar com uma energia incrível.
    Thornton pode ocupar o lugar que hj é do Pressey. Vai evoluindo aos poucos, pois talento ele tem, e muito.

    Não foi o draft que imaginamos, pois não suprimos nossas necessidades. Mas está longe de ser ruim, pois temos 4 talentos brutos em nossas mãos para crescer junto com o time.

  • Monroe e Brook Lopez seria um bom garrafão, pagar 15M no Harris é viajar demais, nem ferrando, mas se pegasse esses 3 o time ficaria bom de se ver.
    Quanto a Bradley e Smart, não só acho que talvez sejam trocados como gostaria muito que um fosse trocado. RJ Hunter e Rozier precisam ter espaço para jogar, parecem ser bons jogadores.
    Renovar com Jerebko ou Bass, por no máximo 4M, os dois juntos não rola e mais do que 4M também não.
    Acho que Smart ou Bradley + Olynyk ou Sully vão ser trocados e tomara que Danny consiga empurrar G.Wall numa troca também, um sign and trade por Monroe seria perfeito.

  • Cara, o Lakers não pode ser parâmetro. Eles querem todo mundo: Aldridge, Cousins, Gasol. Eu, particularmente, gostaria muito do Noel, mas com essa do Okafor jogando a camisa do Sixers visivelmente insatisfeito, apontaria minhas armas na sua direção. E forçaria tambem pra trazer o Monroe.

Comments are closed.