A sorte sorriu: vencedor da loteria, Boston Celtics terá primeira escolha no 2017 NBA Draft

Maior campeão da história da NBA, o Boston Celtics sempre foi conhecido por não ter muita sorte no NBA Draft. Desde 1966, quando a regra da escolha territorial foi excluída pela liga, o Alviverde nunca garantiu o direito de escolher o primeiro jogador do recrutamento. O azar celta, entretanto, acabou na noite desta terça-feira (16): dono da escolha de primeiro round do Brooklyn Nets, que fez a pior campanha da temporada 2016/2017, o Celtics finalmente quebrou o jejum e ficou com a primeira escolha geral no NBA Draft Lottery.

Dono da primeira colocação da Conferência Leste na temporada regular, o Boston Celtics só participou do Draft Lottery porque tem a escolha de primeiro round do Brooklyn Nets: na troca de Paul Pierce e Kevin Garnett para o Alvinegro, a franquia verde e branca adquiriu o direito de trocar a sua escolha com a do Nets. No Draft Lottery, o Celtics foi representado por dois proprietários: Wyc Grousbeck ficou no palco, e Steve Pagliuca acompanhou o sorteio.

Terceira pior campanha da temporada, o Los Angeles Lakers conquistou uma posição na loteria e ficou com a segunda escolha do NBA Draft 2017. O Philadelphia 76ers também subiu algumas posições e será o terceiro time a escolher um atleta no recrutamento, beneficiado pela ascensão do Sacramento Kings, que ganhou cinco posições, mas teria que trocar a sua escolha com a franquia da Filadélfia se atingisse o Top 3.

Além da primeira posição no NBA Draft, o Boston Celtics terá mais três escolhas de segundo round: a 37, a 53 e a 56. O favorito a ser primeira escolha é o armador Markelle Fultz, que defendeu o Washington Huskies na última temporada da NCAA, mas uma troca surpreendente por algum atleta, como Paul George ou Jimmy Butler, também não está totalmente descartada. Agora é aguardar o dia 22 de junho, quando será realizado o NBA Draft no Barclays Center, casa do Brooklyn Nets.

Gustavo Arruda
Gustavo Arruda

Gustavo, 25 anos, é maranhense de São Luís, estudante de Jornalismo e repórter esportivo do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando “Let’s go, Celtics!”, e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011. Nas horas vagas, é goleiro, armador, consumidor de danone, tio do João Gabriel e dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

34 Comentários

  1. Christiano Costa Novo disse:

    Paul George Paul George….. Lets Go Celtics!!!

    0

    0
  2. Sander disse:

    Iria de Fultz sem pensar duas vezes. Na 37 eu levaria o Karnowski ( pivô forte, com um bom arremesso e pode evoluir), na 53 e 56 ou traz algum europeu eu troca por segunda rodada do ano que vem.

    0

    0
  3. Maurício Green disse:

    Até que em fim a first pick!!!

    Fultz é a escolha. Não troco por nada que não seja uma loucura do outro time.

    Brown e Fultz, core de um futuro promissor. Isso mais Smart, Zizic, Yabu, Rozier, Nets Pick 18, Clipers pick 19…. Sem falar que os caras vão jogar e crescer em um time vencedor que já disputa finais de conferencia e provavelmente vai a final NBA nos próximo anos !!!!

    Mas também podemos e devemos pensar no curto prazo, já que este core jovem é para o médio e o longo prazo.

    Para o curto prazo temos AH, precisamos q resolver os contratos de IT e do AB e vamos trazer a ultima peça para nos tornar contenders já ano que vem. Esse é o ponto, a peça que falta deve vir na free agent (Hayward ou Grifin) ou via trade (PG ou Buttler).

    Agora que veio a pick 1 (mesmo achando PG o melhor e sonhado ter ele em Boston a anos) eu tenho certeza que a melhor opção é a free agent.

    Isso por que não teremos que abrir mão de nenhuma futura pick. Assim ano que vem usando a pick do Nets pegamos mais alguém na loteria de 1 -10 (acho que o Nets fica entre o (1-6 pior time ano que vem) e em 2019 pegamos outro prospecto de loteria com a pick do Clippers (to apostando em uma reconstrução a partir da não renovação de Griffin e/ou CP4 já nessa free agent).

    Ps: Cade os críticos do Angie agora? Cade os caras que vaiaram o Brown, Rozier, Zizic …? Cade os loucos que acharam que o Brad ia perder o emprego no 0-2 contra o Bulls?

    0

    0
  4. Josue simplicio disse:

    Concordo com vc Mauricio. Os celtics tem seu futuro nas mãos. Podem fazer um time fantástico que pode durar 5 temporadas ou mais. Si boston tiver dinheiro, a free agent pode ser bem favorável para a equipe e na temporada 17-18 pode ser de un novo título.

    0

    0
    • Não concordo com essa história de time do futuro, dominar a NBA no futuro. Acho que eles podem ganhar agora com Fultz. Se tomarmos como exemplo o OKC(time do futuro) essa história nunca funcionou, tudo bem tinha o LeBron e o Heat, mas só foram a uma final e tinha: KD, Westbrook, Harden, Ibaka e Jackson, esse time tinha talento e um técnico hoje que ninguém reclama. As vezes o futuro não vem, ele vem, mas os títulos não e por isso Fultz não é só quem é melhor mas também o mais pronto

      0

      0
  5. Paulo Sérgio disse:

    Acho que podemos usar as picks de segunda rodada mais alguns jogadores da terceira unidade pra subir no draft. Eu iria de Harry Giles sem nem pensar. Tem um teto incrível.

    E nada de trocar a Pick pelo Paul George. Qual a garantia que ele ficará. Fultz é o nosso futuro

    0

    0
  6. Diego disse:

    Nada de PG, ele quer os fake rs e nada de mta loucura nesse draft, é o Fultz e acabou, e outra não trocaria o mlk não, vamos a ação a free agency com td, além é claro de mandar uns embora e efetivar outros, amir, Jerebeko, young, Green, vcs não fazem parte mais do time, zizic e yabusele reiterados, tentar o Griffiths ou o hayward é rumo ao título

    0

    0
  7. Bruno Ferronato disse:

    Sensacional! Também sou Fultz desde já. Posso queimar a língua mas pra mim esse menino será allstar fácil.

    0

    0
  8. Barros disse:

    Paul George é um jogador que eleva o time à outro nível, mas se quisermos pensar no futuro é manter o Fultz e o Brown.

    0

    0
  9. Celso Cachali Jr disse:

    Fultz é a escolha de todos??? eu gosto da ideia de te-lo, mas me encantei muito com o jogo do Jayson Tatum, acho ele top… acho o Fultz é a certeza?

    Não trocaria a pick também, CLippers vai voltar para o Limbo. 2018 e 2019 serão pick altas.

    0

    0
  10. Marco Ferreira disse:

    Fultz é uma escolha certa para curto prazo também, ano que vem já temos dois armadores encerrando seus contratos e será difícil segurar os dois (Avery Bradley e Isaiah Thomas). Fultz inicia na segunda rotação da próxima temporada e já abrindo espaços para assumir uma dessas funções caso não consiga renovar com os dois.

    0

    0
  11. Ranieri disse:

    1- Boston Celtics – Markelle Fultz – Finalmente Boston tendo a primeira escolha dificilmente irá troca e Fultz é a escolha lógica sendo o melhor prospecto da classe, poderá forma boas duplas seja com IT ou com Bradley, e ate como forma de se assegura em caso de haver problema com a renovação do Bradley

    2- Los Angeles Lakers – Lonzo Ball – Vendo o sorte na loteria e a felicidade de Magic Johnson acho que ele ficou mais feliz de ter a segunda escolha do que se tivesse pego a primeira, acho bem claro que L.A quer o Ball e se eles tivessem pego a primeira escolha com certeza teria alguém questionando caso não pegassem o Fultz, com a segunda escolha fica inquestionável a escolha do Ball.

    3- Philadelphia 76ers – Josh Jackson- essa escolha me gerou uma dúvida enorme, tendo em vista que os Sixers já anunciaram que terminaram a reconstrução eles irão draftar o melhor prospecto disponível ou a maior necessidade da equipe, é clara a necessidade da equipe em ter um armador e sendo a classe cheia de bons prospectos na posição, seria mais que natural a escolha de um PG, porém optei por colocar Jackson no meu mock devido a dois aspectos, primeiro os dois melhores PG’s já tem sido escolhidos e pelo treinador da equipe já ter afirmado que dará chances a Ben Simmons de jogar armando o time.

    4- Phoenix Suns – Jason Tatun – Tendo saído da loteria como o mais azarado por ter perdido 2 posições eu acho que deram muita sorte de poderem ficar com Tatun, na minha opinião ele é o melhor prospecto depois de Fultz e prefiro ele a Josh Jackson, acho mais completo e vai suprir perfeitamente as necessidades do time.

    5- Sacramento Kings – De’Aaron Fox – É claro pra mim que sacramente irá de um armador fiquei na dúvida entre Fox e Dennis Smith, optei por /fox por achar que ele pode formar uma boa dupla de perímetro com Buddy Hield, abrindo espaço com suas infiltrações para os arremessos de Hield

    6- Orlando Magic – Dennis Smith – coloquei Smith no meu mock por achar que orlando pretende ir de armador, tendo em vista que eles não tem total confiança no Elfryd Payton até tentaram trocar ele na trade deadline, porém ele subiu bem de produção após o AllStar fazendo até triplo-duplo

    7- Minnesota Timberwolves – Lauri Markkanen – Acho que esse jogador seria um bom complemento para o Towns, Lauri é um jogador que espaça bem a quadra podendo abrir espaço paras as infiltrações de Winggins e Lavine

    8- New York Knicks – Malik Monk – difícil saber o que passa na cabeça de Phil Jackson mas acho que ele vai com o Monk, o melhor prospecto disponível e de grande talento, dada alguma surpresa que sem ele faz Monk deve ir pra Nova York

    9- Dallas Mavericks – Jonathan Isaac – por mais que em Dallas tenha o Harrison Barnes eu acho que eles irão Isaac, sendo o melhor prospecto disponível e o fato dele atuar tbm como PF facilita sua ida pra Dallas

    10- Sacramento Kings – Justin Jackson – um ala de força que deve ser o complemento para dupla Fox e Hield, formando um perímetro forte em Sacramento o que levanta a duvida se a troca por Cousins vlw a pena ou não

    11- Charlotte Hornets – Luke Kennard – um ótimo prospecto que se encaixa nas necessidades de Charlotte e acho q ele vão optar por cobrir as necessidades em vez de pegar o melhor disponível

    12- Detroit Pistons – Frank Ntilikina – Acho que seria uma ótima escolha para Detroit embora que a movimentação na ultima trade deadline faz parecer que eles queiram td pra agora acho possível darem mais uma oportunidade pra quem está lá, principalmente Reggie Jackson e Andre Drummond, então draftar Ntilikina é uma boa pq da a opção de deixa-lo mais um ano na Europa e ver se dar certo com Jackson ou então trazer agora e ele ir se adaptando aos poucos

    13- Denver Nuggets – OG Annunoby – nessa escolha vou ter que concordar com o Draftexpress tendo em vista uma sempre especulada saída de Galinari OG pode ser a melhor escolha disponivel e na possibilidade de Galinari permanecer OG pode ser colocado como PF

    14- Miami Heat – Zach Collins – Pode ser um complemento para o Whiteside embora ambos tenha o jogo no garrafão como seu carro chefe creio que seja possível um esquema em que joguem juntos

    Depois do sorteio de ontem, esse é meu novo mock, o que vcs acharam? e qual o de vcs?

    0

    0
  12. Chiovato disse:

    Estou encantado pelo planejamento e feliz pelos resultados!!!!

    First pick é a coroa assim como nossa FA… eu quis pequenos movimentos na última trade deadline…MAS os Raptors fizeram ótimos movimentos e terminaram mal e fizeram playoffs fraco!

    Ou seja, mantemos ativos (players, cap space, picks)… estamos na final do leste que é satisfatória…e temos espaço pra free agent e first pick!!!!! SENSACIONAL!!!!!!!!!!

    Trocar???? NUNCA!!! PG se mostrou inclinado aos Lakers… Butler seria ótimo, mas diante da possibilidade de um FA top + Fultz… acho que Butler já não é nossa melhor opção!! Temos que pensar no melhor, envolvendo ‘qual jogador’, salário e tempo… nossa melhor opção é sem dúvida draftar Fultz e atacar FA!!!!!!!!!

    DA já disse, em caso de First pick, não trocaria por nada!!! Temos a incógnita, mas ótima chance de ter salário baixo num protótipo de Westbrook…. SE Stevens encaixá-lo de SG com Thomas…seria mágico!!! Difícil pois é bem carregador de bola como West…mas bem trabalhado creio que daria certo!! Não quero perder Bradley, mas diante da renovação, temos que pensar nas possibilidades caso não renove por valor flexível… daí partiríamos pra troca muito boa, pois Bradley é espetacular! MAS repito, espero que ele fique!

    Fultz teria 20min ao menos no primeiro ano, seria ótimo backup junto a Smart… e daí já vejo Rozier (bom valor de mercado)…tornando-se disponível pra troca dependendo do desfecho Bradley…. ou seja, Fultz, Brown, renovação do star Thomas…. AH… Crowder…. FA… nosso futuro será sim brilhante!!!!!!!! Teríamos time pra encarar as panelinhas da NBA… E NÃO DUVIDO DO CARMELO pintar numa trade que DA destroçaria o NY sem envolver nossa first pick…

    Ânimo povo… Fultz, Brown, Zizic, Crowder, Thomas, Bradley, Rozier até Smart… olha que flexibilidade, primeira vez com first pick…vamos draftar e arrebentar!!!!!!!!!!!!!!!! nada de trocas, pensemos em ter time pra 5-7 anos e não apenas 1-2…orgulho de ser celta!!!!!

    0

    0
    • Celso Cachali Jr disse:

      Falou tudo…
      Fultz na cabeça.

      Ou pensaria numa troca de picks com o Sixers pelo Okafor.

      Okafor + Tatum na terceira escolha?

      Não é uma boa?

      0

      0
  13. Beto Castro disse:

    Olhando os contratos, acho que nossa situação é mais ou menos essa pra próxima temporada

    Thomas – Bradley – Crowder – PF – Horford
    Futlz – Smart – Brown – Olynyk – Zizic
    Rozier – D.Jackson – Nader – Yabusele – Zeller

    Eu não vejo muito valor em Demetrius Jackson e Zeller, mas eles têm contrato ano que vem ainda

    0

    0
    • Ranieri disse:

      Eu tentaria usar Demetrius e Zeller até mesmo Rozier + as escolhas de segunda rodada pra tentar subir nesse draft, quem sabe uma escolha de primeira rodada

      0

      0
      • drakes disse:

        O celtics precisa com urgência fazer uma liquidação de picks e contratos baixos, para trazer jogadores de encaixe melhor.

        DO mix eu penso: Rozier – D.Jackson – Nader – Yabusele – Zeller – pick do celtics de 2018 – clippers de 2019 – segunda rodadas picks.
        Celtics esse ano pode não usar as exceções de folha por que tá cheio de jogador.

        0

        0
        • Ranieri disse:

          Tenho minha ressalvas em fazer isso de cara com alguns nomes que vc citou, Rozier tá jogando muito e evoluindo a cada ano acho que mais pra frente vai ter um valor de mercado bem maior que agora, Yabusele e Nader precisam ser testados, Nader surpreendeu na seleção da d-league e o Yabu vai trazer aquela energia q nós celtas gostamos e valorizamos tanto então ainda não colocaria esses caras nesse seu mix, já James young, Demetrius Jackson, jordan Mickey, Zeller, Jerebko, quantos as picks tem que ver muito bem por daríamos elas, vimos esse ano que as vezes não fazer negocio é o melhor negócio, afinal temos a pick 1

          0

          0
  14. Gustavo Miglioretti disse:

    Escolhe o Fultz, Yabu e Zizic chegam ao Celtics, renova com o Olynyk. Essas sao as prioridades.

    Green é bom pro grupo, se renovar pelo minimo ok
    Amir e Jerebko nao renovam, Zeller tem uma TO, eu nao renovaria também. Tenta mandar Young + a pick 37 pra algum lugar em troca de picks desse ano ou ano que vem.

    Com isso tudo teriamos:
    Thomas – Fultz – Rozier
    Bradley – Smart
    Crowder – Brown – Green
    Yabusele – Zizic – Mickey (pode-se dispensar tbm)
    Horford – Olynyk

    12 jogadores. Faltam 3 vagas, e o CAP desse time acima de uns 73M aproximadamente contando os salarios dos novatos

    aí tem Ibaka, Millsap, Griffin pra fortalecer o garrafao (minha prioridade)

    e o Hayward (eu nao iria atras nao, acho Crowder-Brown bem util)

    Sao muitas possibilidades, mas de inicio eu faria algo assim. Fultz vai ser muito bom, ele tá animado pra jogar junto com o Isaiah por serem da mesma universidade e disse que quer vencer, tá no lugar certo!

    Ainge vai dar uma olhada no que a pick pode dar em troca, mas nao duvido ele manter a pick nao, temos 3 FA pro ano que vem (Isaiah, Bradley e Smart) e dificlmente vamos manter os 3. Fultz seria uma garantia.

    0

    0
    • Fernando C Silva disse:

      Ibaka eu dispenso. Declarou que gostaria de viver no Canadá e não aceitou renovar conosco.

      Griffin é de vidro ou açúcar.

      0

      0
  15. Antonio Jhennyson de Souza disse:

    Que alegria meus amigos caras verdes. Apesar de, sinceramente, adorar seu jogo e querer Fultz em Boston, acredito, e há uma tendência muito forte para isso, que essa pick será trocada. O que vocês acham? Trocarmos ou não? Vale a pena ou não?

    0

    0
  16. Danilo disse:

    É difícil mais não impossível, quem sabe Davis nao pinta em Boston!

    Iria pra cima dos Pelicans com tudo.

    Pick1 + smart + bronw + pick Brooklin 18 por Davis o que acham ?

    Ou a mesma coisa por Porzings e Carmelo !

    Thomas- bredley – Carmelo – porzings- Horford

    Thomas – bredley – crowder- Davis- horford

    0

    0
  17. Fábio Leno disse:

    Eu iria de Fultz, mas acho que vão de Tatum

    0

    0
  18. Gustavo Miglioretti disse:

    Tem o outro cenário também

    tenta mandar essa pick + crowder pelo butler (ano passado eles OFERECERAM o butler pelo lavine e pelo dunn, esse pacote é melhor, dunn nao fez nada)

    aí tenta algum PF barato na FA (Taj Gibson?)

    Isaiah-Bradley-Butler-Gibson-Horford
    Smart-Rozier-Brown-Yabu-Zizic

    fica um time bem forte, faltando algumas peças pro banco (olynyk se renovar com ele) ou rookies, alguem da FA, etc

    eu nao trocaria o Brown nao, prefiro o crowder apesar do contrato bom, Brown tem muito potencial, confio nele

    0

    0
    • Fernando C Silva disse:

      Guatavo, agora concordo.

      Uma ótima pick mais 1 titular por um All Star, ok.

      Mas… acho que vão pedir mais.

      Indiana e Chicago vão querer reconstruir às nossas custas.

      Mas não custa tentar.

      A ideia é equilibrada.

      Taj Gibson seria uma boa investida. Barato e supre algumas das nossas necessidades.

      Parece que não é tao caro e não tenho notícias ruins sobre o vestiário ou comportamento.

      Temos algumas outras opções como o Taj nesta agency.

      Eu não me esforçaria nem por Ibaka nem pelo Griffin.

      0

      0
      • Gustavo Miglioretti disse:

        Sao muitas possibilidades

        só tem 8 jogadores com contrato garantido pro ano que vem, tem CAP, tem pick pra trocar e um elenco de 53 vitorias e finais do leste

        Ainge vai se divertir bastante hahaha

        0

        0
  19. Adolf disse:

    Celtics em alta mais um number 1 de 2017… E a mulecada do LAL com um number 2… Se trabalharem bem os drafts de 2018/19 somados a um all star no naipe de um Harden, Westbrook… Podem voltar a dominar a liga.

    0

    0
  20. Paulo Jr disse:

    Sabendo do grande potencial que tem o Fultz. A meu ver só trocaria essa pick por George e ainda com um contrato de no minimo 3 anos. e ainda não acrescentaria muita coisa junto a pick não! No máximo um Mickey da vida ou picks de segunda rodada.
    Claro que os Pacers não vão querer, mais se não for pra ser algo do tipo eu não acho que seja uma boa trocar essa pick.

    0

    0

Deixe um comentário