Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

1966 – O último título com Auerbach no comando

Loja de camisas da NBA

Os médicos diziam que a lesão no joelho da estrela do Los Angeles Lakers, Elgin Baylor havia acabado com sua carreira.

O ligamento principal de seu joelho estava sériamente danificado e o jogador estava preocupado, sem saber se poderia andar normalmente.

Porém com o tempo ele foi se recuperando da lesão, e voltou aos treinos, mesmo sem ser o mesmo jogador dinâmico de antes, ele ainda se dizia 75% do que foi.

Com Baylor tendo seu jogo mais limitado, Jerry West se tornou a primeira opção ofensiva da equipe de LA, que ainda era apontado como um time fortíssimo, já que apenas a presença de Baylor e toda a evolução de West faziam uma grande combinação, além dos reforços que chegaram de UCLA, os alas Walt Hazzard e Gail Goodrich, campeãos nacionais da NCAA um ano antes.

O Lakers teve uma campanha de 43-35 e eliminou o Hawks na final da conferência, em uma dura série de 7 jogos para disputar novamente as finais da NBA.

Na conferência Leste, um time chamava atenção e era apontado como aquele que poderia bater o Celtics, o Philadelphia 76ers de Wilt Chamberlain.

Enquanto isso Boston era apontada como uma equipe mais frágil em relação as temporadas anteriores, já que Tom Heinsohn havia se aposentado e agora John Havlicek assumiria sozinho o papel de cestinha da equipe e Don Nelson, jogador que não agradava aos jornalistas ganhou o papel de sexto homem.

Pela primeira vez em uma década o Celtics não terminou a temporada como primeiro colocado dentro do Leste, acumuland naquele ano 54 vitórias, uma a menos que a equipe da Pensilvânia.

No primeiro round daquele ano o Boston Celtics bateu fácil o Cincinnati Royals, e o Sixers também avançou, porém durante a série Wilt Chamberlain sofreu uma lesão que o obrigou a jogar no sacrifício as finais da conferencia.

Com isso a série se tornou fácil para o Celtics, que venceu em 5 jogos e disputaria mais uma vez as finais da liga.

1966 NBA FINALS – Celtics 4 X 3 LA Lakers

Novamente Lakers e Celtics estavam nas finais, e o país todo queria ver como aquele Lakers que parecia ser mais forte se portaria contra o poderoso Boston Celtics.

No primeiro jogo daquela série, em Boston, ao final do último período a partida estava empatada, quando Elgin Baylor arremessou e foi bloqueado por Bill Russell, porém a arbitragem assinalou Goaltending (tentativa de bloqueio quando a bola está entrando na cesta), e o Lakers estava em vantagem a poucos segundos do fim.

Foi então que Sam Jones fez uma bandeja rápida após um screen de Russell, que empatou o jogo e levou a decisão para a prorrogação.

Na prorrogação Baylor e West fizeram de tudo e levaram s Lakers a uma vitória por 133-129, e agora as atenções e a preocupação estavam do lado verde da coisa.

Após esse jogo Red Auerbach anunciou que iria abandonar a função de técnico após as finais, e que na temporada 1967, Bill Russell o substituiria no cargo.

Esse anúncio tomou conta das manchetes de todo o país e agora ainda mais, o lado psicológico favorecia o time de Los Angeles.

Porém, isso parece ter feito efeito contrário, e em uma das partidas mais memoráveis de Sam Jones, ele anulou Jerry West e marcou 32 pontos, ajudando o Celtics a empatar a série em 1X1.

Depois, nos próximos dois jogos em LA, o Celtics apresentou uma defesa sólida, e Red tirou um coelho da cartola, a marcação “diamond one”.

Um jogador pressionava a bola e os demais se posicionavam em forma de um diamante pela quadra defensiva, o que anulou completamente o ataque de LA, deixando seus jogadores perdidos, e fazendo o Celtics arrancar duas vitórias fora de casa.

Foi então que o técnico do Lakers, Fred Schaus também teve uma grande tacada, invertendo os matchups, colocando Rudy LaRusso, um jogador mais rápido para marcar Havlicek, já que este levava grande vantagem de velocidade sobre seu antigo marcador, Gail Goodrich

O time do Lakers jogava agora com 3 armadores, o que deixou o time extremamente rápido e acabou por paralisar o ritmo mais cadenciado e mais pesado do Celtics, e congelando sua defesa mais agressiva.

Assim o Lakers venceu os jogos 5 e 6, e a série agora estava empatada em 3-3, com o jogo decisivo acontecendo no Boston Garden.

Jogo 7 – Finais 1966

O jogo 7 começou com a defesa do Celtics impondo o ritmo, marcando forte, acertando as rotações o tempo todo e forçando arremessos em condições ruins de LA. West e Baylor combinavam para 3-18 nos arremessos de quadra no primeiro tempo.

Porém mais uma vez a defesa do Celtics se cansou frente a correria do Lakers no segundo tempo, e o time de LA cortou a vantagem de Boston para apenas 6 pontos, com 20 segundos restando no cronômetro.

Red já se preparava para ascender seu charuto da vitória, quando o Lakers diminuiu a vantagem para 95 a 93 com 4 segundos restantes.

Nesse momento os fãs já estavam quase invadindo a quadra, quando Russell pegou um rebote, o trigésimo segundo dele no jogo, e foi derrubado em seguida.

Na cobrança do lateral, KC Jones tocou para John Havlicek que driblou e esperou o tempo acabar. O Celtics era campeão da NBA pela 9ª vez.

Após esse título, Bill Russell assumiria o cargo de técnico, e suas primeiras palavras sobre isso foram:

“Eu vou apenas seguir a Red, o maior gênio da história do basquete”.

Fonte: www.nba.com/history

1 comentário

  • Ei, moçada, esse cara aí à direita da foto é o ex-boxeador Michael Spinks? Não sabia que ele tinha jogado na NBA…

Comments are closed.