Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Concept 1, o tênis da impulsão

Camisas de times da NBA em promoção!

Conheça mais sobre o Concept 1, o tênis sensação que foi proibido na NBA.

Varios jogadores já o usavam, inclusive Nate Robinson e Lebron James.

Na parte da sola do tenis á 8 molas. Quando se salta e comprime a parte da frente do pé contra o chão, a energia concentrada, principalmente a energia cinetica causada pelo movimento, transfere-se para as molas originando um adicional ao salto, que geralmente é de 9 cm.

Essa diferença pode mudar muito o jogo. No caso de Lebron, que tem 2.03m e já é 2 cm mais alto que a média dos jogadores da sua posição, chegou a saltar 1.20m com o tênis e sem ele atinge a apenas a marca de 1.11m. Ou seja, ele jogaria com um tamanho médio de 2.12m, a altura de um pivô e cerca de 11 cm maior que os jogadores da sua posição.

Já no caso de Nate Robinson o salto irá aumentar bastante, já que ele tem uma impulsão impressionante, visto que é tri-campeão do torneio de interradas.

Mas a NBA não liberou o calçado, já que para ela, “Sob as regras da liga, os jogadores não podem usar qualquer calçado durante um jogo que cria uma vantagem competitiva indevida”. Esse caso é muito parecido com o caso dos super-maios criados pela Nasa, que auxiliavam os nadadores e tinha menos atrito com a água em comparação ao corpo. Esses ajudaram a bater mais de 250 recordes mundiais.

A empresa Athletic Propulsion Labs (APL), que fabrica o Concept 1 e os vende por 300 dolares pela internet, é sediada em Los Angeles e foi fundada pelos gêmeos Adam e Ryan Goldston, jogadores de basquete cujo pai trabalhou na indústria de calçados. Eles testaram o tenis em universidade da California, nos EUA com dois doutores em biomecânica, que se especializam no salto vertical.

Os irmãos disseram terça-feira que muitos jogadores da NBA, incluindo cerca de 30 por cento da classe estreante (rookies), expressou interesse nos tênis, mas não quis revelar os nomes porque os jogadores tinham assinado com outras empresas.

Os sapatos foram concebidos para jogadores de basquete do colegial que entendem a importância de sentir, de ter apoio, tração e durabilidade além de uma melhora no seu desempenho global, segundo os criadores.

Abaixo um video a diferença de um tênis comum para um APL. Pode parecer pouco, mas essa diferença ajuda demais na hora de arremessar evitando um bloqueio, na hora de dar um toco, de pegar um rebote entre outras coisas.

Fontes: Veja, edição 2191 (Quem não quer uma ajudinha?); NBA.com

16 comentários

Comments are closed.