Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Entenda o estiramento muscular

Camisas de times da NBA em promoção!

Olá pessoal, quem acompanha o basquete vê muitas notícias sobre lesões. Sempre há algum jogador que não irá jogar por causa de alguma contusão. A idéia dessa coluna é tentar ajudar a todos na compreensão dessas lesões e sempre usando como exemplo um jogador que tenha sofrido a mesma.

Pra começar, irei falar sobre um tipo de lesão muito comum não só no basquete, mas no esporte como um todo. O atleta que sofreu recentemente com isso foi a estrela do Washington Wizards, Gilbert Arenas (fiquei até meio temeroso de escrever que ele está lesionado, vai que é outra piada dele).

Arenas sofreu um estiramento no púbis. O estiramento é uma lesão que se caracteriza pelo alongamento das fibras além do normal ou de seu limite fisiológico.

Sintomas: dor súbita durante o movimento e, algumas vezes, é acompanhado de uma sensação de “estalitos” (pequenos estalos).

Essa lesão é dividida em três níveis e é de grande importância se observar qual o nível da lesão para poder saber a gravidade da mesma, os critérios de tratamento e o tempo de afastamento do atleta de atividades físicas.

Grau I: é o estiramento de uma pequena quantidade de fibras, é uma dor localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular, pode apresentar edema, mas geralmente não é notado. Há uma leve limitação funcional.

Grau II: é caracterizado pelo rompimento parcial do músculo. São encontrados os mesmos sintomas da lesão de grau I, porém, com maior intensidade.

Grau III: é quando há o rompimento total do músculo ou de uma maior parte do mesmo. Com isso, o indivíduo tem uma importante perda funcional no membro e cria um defeito palpável e visível.

Por: Glauco Nascimento

14 comentários

  • eu recentemente tive distensão muscular, é a msm coisa de estiramento é??
    pq eu procurei saber oq era e achei a msm explicação q vc deu no post acima.
    então os 2 são a msm coisa??

  • Olá @PEDRO. Distensão e estiramento são a mesma coisa. Você pode até encontrar na internet falando que distensão seria o estiramento de grau 1, mas são as mesmas coisas. Se você for procurar no dicionário vai ver que distensão quer dizer tensão demasiada, estiramento. Espero ter ajudado!!
    Abraços!!

  • Meus parabéns Glauco!! Muito boa a coluna! É legal saber essas difereneças. Eu mesmo num sabia nada disso! Mas qual o tratamento além do afastamento das atividades f’ísicas? Ahhh e essa dor q a gnt sente qdo começa malhar é estiramento??? Gostei muito! Continue!!!

    1. Não posso falar com exatidão, mas acho que essa dor de quando começar a malhar é acido lactico.

      Como não estamos acostumados com o nivel de musculação, quando começamos a um excesso que nos faz sentir dor. Que, no meu caso, só para com mais musculação.

  • Nossa…nem me fale de estiramentos, rupturas, torções, etc.

    A 3 meses atrás virei um “Currupira” jogando futebol.
    Meu pé prendeu no gramado e girou até atras.

    2 Meses de muletas, gesso, bota imobilizadora e dores, muitas dores, que me acompanham até hoje, e que acho que ainda vão demorar um pouco pra passar

    :S

  • Olá Beatriz, que bom que você gostou da coluna. Em relação as suas pergutas, o tratamento vai variar de acordo com o grau da lesão. O tratamento envolve repouso, gelo no local, elevação do membro, uso de antiinflamatórios e, as vezes, técnicas com aparelhos para ajudar a recuperação, mas isso tudo só pode ser prescrito por um profissional médico. A sua outra questão eu não compreendi muito bem, mas vou tentar explicar. A dor é um sistema de defesa do corpo, se vc sente dor, algo está fora do normal. As vezes se sente dor no ínicio do treino e é por questão da adaptação metabólica. Se você estava se referindo a dor após o treino, o nome é Dor Muscular Tardia (DMT). Basicamente a DMT acontece porque o músculo que foi trabalhado sofre microrupturas. A dor é o alarme para que o nosso organismo trabalhe para a recuperação dessas microrupturas. Um ótimo artigo que fala sobre a dor muscular tardia pode ser encontrado no link: http://sandrodesouza.files.wordpress.com/2010/08/dor-muscular-tardia.pdf Espero ter ajudado nas suas dúvidas!!
    Beijos Beatriz.

  • muito exclarecedora a matéria…gostaria de saber os tipos de lesões existentes no tornozelo..já me machuquei muitas vezes nesse local…e em qual momento a lesão fica crônica??mais uma vez parabens…

  • Ja sofri estiramento na virilha a dor é terrivel, vc nem consegue andar direito, mas logo passou a minha, mas tive q parar totalmente minhas atividades com futebol

Comments are closed.