Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Joelho e seus ligamentos

Loja de camisas da NBA

Sem dúvida nenhuma, o joelho é a articulação que mais causa problemas para a vida dos jogadores de basquete. Não acredita? Então saiba que os três principais jogadores do Celtics no garrafão (Jermaine O´Neal, Kendrick Perkins e Shaquille O´Neal) são desfalques por causa de lesões no joelho.

Os saltos para rebotes e enterradas, as corridas com passadas laterais, as mudanças bruscas de direção, as saídas em explosão, tudo isso causa conseqüências no joelho do atleta.

A articulação do joelho é formada pelo contato entre a extremidade distal do fêmur (osso da coxa), pela extremidade proximal da tíbia (osso da perna) e pela patela. Os movimentos dessa articulação são flexão, extensão e uma leve rotação.

O joelho possui  alguns componentes com funções específicas. Hoje iremos falar sobre os ligamentos.

A articulação do joelho possui quatro ligamentos que agem na sua estabilização. São eles: ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral lateral e ligamento colateral medial. Os ligamentos cruzado anterior e cruzado posterior estabilizam o joelho de forma que não deixe a tíbia se anteriorizar em relação ao fêmur e vice versa.

Já os ligamentos colateral medial e colateral lateral são responsáveis pela estabilização do joelho, impedindo movimentos laterais e mediais do joelho, que não são movimentos naturais do joelho.

Os problemas que podem ocorrer com os ligamentos é o estiramento que, como visto no meu primeiro artigo, são de 3 níveis:

• Grau 1- Estiramento de uma pequena quantidade de fibras;
• Grau 2- Rompimento parcial;
• Grau 3- Rompimento completo do ligamento.

Como forma de prevenção podemos fazer exercícios para fortalecimento dos músculos que participam ativamente da estabilização do joelho (quadríceps, semimembranoso, semitendinoso e bíceps femoral) tirando um pouco da sobrecarga dos ligamentos.

Outra maneira é a utilização de joelheira estabilizadora (Jermaine O’Neal tem usado nas últimas temporadas) que procura imitar a função dos ligamentos do joelho.

Espero que tenham gostado do assunto de hoje, vou deixar o link de um artigo que faz uma revisão anatômica do joelho:

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/traumato/articulacao_joelho.htm

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar na caixinha de comentários, pessoal! Grande Abraço e Feliz Natal pra Todos!!

Por: Glauco Nascimento

7 comentários

Comments are closed.