Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Giro pela NBA – 01/11 – 07/11

Camisas do Boston Celtics com desconto

 

Saiba o que de melhor aconteceu na NBA nesta semana.

 Nestes últimos sete dias ocorreram grandes surpresas na NBA, com muitos resultados inesperados. Além disso, alguns recordes foram quebrados.

Antes de tratar das surpresas e dos recordes, é necessário falar sobre os jogadores que se destacaram na semana. O primeiro deles é o pivô do Toronto Raptors, Chris Bosh, que manteve o excelente ritmo da primeira semana. Bosh obteve médias de 28.3 pontos e 10.7 rebotes em quatro partidas. Além de Bosh, quem também manteve as boas atuações da priemira semana é o ala do Denver Nuggets, Carmelo Anthony, 29.8 pontos, 6 rebotes e 2.6 assistências em cinco jogos. O ala-pivô do Dallas Mavericks, Dirk Nowitzki), vive uma grande fase e mostra que valeu a pena ter descansado bastante na pré-temporada (Dirk não foi liberado por Mark Cuban para jogar o Eurobasket pela Alemanha). Nowitzki obteve médias de 27 pontos, 8.3 rebotes e 3.6 assistências em três partidas nesta semana.

Quem também merece destaque é o ala-armador do Miami Heat, Dwyane Wade, que teve atuações fantásticas nesses últimos sete dias, com médias de 27.5 pontos, 4.5 pontos e 5 assistências em quatro partidas. O pivô Dwight Howard, do Orlando Magic, permanece sendo um dos pivôs mais dominantes na atualidade. Além de ter médias de 19.8 pontos (em quatro jogos), continua sendo um grande reboteiro, com 8.5 por partida (quatro na semana). O último jogador em destaque vem realizando atuações de gala, apesar de sua equipe não viver uma grande fase. O armador do New Orleans Hornets, Chris Paul, conseguiu médias de 28.5 pontos e 9 assist~encias em quatro jogos nestes últimos sete dias.

Esta semana também foi marcada por boas atuações dos jogadores brasileiros. Nenê Hilário e Anderson Varejão (Leandrinho não atuou em nenhuma partida nos últimos sete dias por conta de uma lesão no pulso direito), conseguiram bons números, inclusive Duplos-Duplos. Nenê obteve médias de 14.6 pontos e 9.2 rebotes nas cinco partidas que realizou nestes sete dias. O pivô também consegiu um Duplo-Duplo, com 16 pontos e 13 rebotes. Além do bom aproveitamento nos rebotes, Nêne se manteve a pontaria calibrada, com uma média superior a 60% nos arremessos de quadra. Já Anderson Varejão anotou dois Duplos-Duplos na semana, um com 10 pontos e 10 rebotes, e outro com 12 pontos e 13 rebotes. Varejão obteve médias de 10 pontos e 12.3 rebotes em três partidas.

Surpresas da Semana

Os últimos sete dias foram marcados por grandes surpresas. A primeira delas ocorreu na segunda-feira, 02/11, com a vitória do Houston Rockets, mesmo jogando fora de casa, contra o Utah Jazz. O que mais surpreende neste resultado é que o Rockets não conta e não terá ainda por um certo tempo o pivô Yao Ming e o ala-armador Tracy McGrady, e mesmo assim a quipe venceu o bom time do Jazz fora de casa. Neste jogo oito jogadores do time de Houston marcaram dez ou mais pontos, demonstrando um forte trabalho coletivo da equipe.

A segunda ocorreu no dia seguinte, terça-feira (03/11), quando o Detroit Pistons derrou em seus domínios o Orlando Magic por 85 a 80. Neste partida o ala do Pistons, Tayshaum Prince não atuou por conta de uma lesão nas costas. Prince não deixava de jogar um jogo do Pistons desde 13 de abril de 2003. Foram 496 partidas consecutivas, sendo 439 delas como titular. No mesmo dia, o Dallas Mavericks recebeu o Utah Jazz. A vitória do Jazz estava praticamente encaminhada, com nove minutos para o fim da partida, o time de Salt Lake City vencia o jogo por 72 a 56, mas o inacreditável aconteceu, o Mavericks conseguiu virar o jogo e venceu a partida por 96 a 85. O ala-pivô do Mavs, Dirk Nowitzki marcou 29 pontos no último período, estabelenco um novo recorde da franquia. Nowitzki superou a marca de Mark Aguirre, que marcou 24 pontos no primeiro quarto, em uma partida contra o Denver Nuggets, de 24 de março de 1984.

Na quinta-feira, o Chicago Bulls derrotou fora de casa o Cleveland Cavaliers, 86 a 85. Esta foi a segunda derrota do Cavs em Cleveland em 2009/10, mesmo número de toda a temporada regular passada. Esta também foi a terceira derrota da equipe de Cleveland na temporada. Na noite seguinte, o Miami Heat acabou com a invencibilidade do Denver Nuggets. O Heat venceu em seus domínios por 96 a 88. Logo em seguida, o Nuggets foi derrotado novamente, pelo Hawks em Atlanta, por 125 a 100. Na última surpresa da semana, o Utah Jazz foi derrotado em casa pelo Sacramento Kings, por 104 a 99.

Departamento Médico

Alguns jogadores ficaram lesionados nesta semana. O ala-armador Kevin Martin sofreu uma microfratura no pulso esquerdo ao tropeçar em Allen Iverson. A lesão ocorreu na segunda-feira (02/11), durante a estréia de Iverson pelo memphis Grizzlies. Martin é o atual cestinha da equipe, com uma média de 30.6 pontos jogo, e deve permanecer em recuperação por oito semanas. O ala do Detroit Pistons teve uma ruptura em um disco da coluna, e não tem tempo previsto para retorno. O brasileiro Leandro Barbosa voltou a sentir dores no pulso direito e não atuou nesta semana. Leandrinho deverá permanecer aproximadamente sete dias parado.

Polêmica de Allen Iverson

O ala-armador Allen Iverson, recém-contratado pelo memphis Grizzlies era a esperança da equipe para realizar uma boa temporada, mas em pouco tempo Iverson já teve um grande desintedimento com sua equipe. AI não realizou jogos preparatórios an pré-temporada por conta de uma lesão. Após permanecer quase um Mês se recuperando, Iverson estreiou pelo Grizzlies na segunda-feira (02/11), jogou 18 minutos e marcou 11 pontos. Nesta partida ele já começou a reclamar que gostaria de ser titular da equipe, no lugar de OJ Mayo. Se passaram mais dois jogos e Iverson permaneceu no banco de reservas. O ala-armador teve um encontro com o dono da equipe no último sábado (07/11), e pediu pra se afastar das quadras por tempo indeterminado por conta de problemas familiares, mas a suspeita é de Iverson não esteja contente em permanecer no banco. Agora resta esperar para ver.

Subindo

Apesar de ter sofrido sua primeita derrota em casa, na últiam sexta-feira, o Boston Celtics continua líder na conferência leste. A equipe possui uma campanha de sete vitórias e uma derrota.

O Chicago Bulls vem surpreendendo nesta temporada. Mesmo sem contar amis com o ala-armador Ben Gordon, a equipe de Chicago realiza uma boa campanha, com quatro vitórias em seis partidas. A equipe agora está sendo liderada pelo ala Luol Deng, pelo pivô Joakim Moah e pelo armador Derrick Rose, que tiveram grandes atuações esta semana.  O único temor para os torcedores do Bulls é que durante os jogos a equipe alterna muito entre bons e maus momentos, e isso ainda pode custar muito caro ao Bulls.

Outra grande surpresa na temporada é o Houston Rockets, que mesmo sem contar com yao Ming e Tracy McGrady vem realizando uma boa campanha. A equipe de Houston venceu duas das três partidas que realizou esta semana. a única derrota foi sofrida para o LA lakers em Houston, após uma prorrogação e por apenas um ponto, 103 a 102.

O LA Lakers, atual campeão da NBA vem realizando uma boa campanha, mesmo sem poder contar desde o início da temporada com o ala-pivô Pau Gasol. Após ter sofrido sua primeira derrota da temporada, em Los Angeles, para o Dallas Mavericks, o Lakers vem com uma sequência de quatro vitórias consecutivas.

Miami Heat, campeão na temporada 2005/06, teve bons resultados nesta semana. O Heat venceu três partidas e perdeu uma nestes últimos sete dias. No dia 03/11 o Suns acabou com a invencibilidade do Heat na temporada, em Miami, quando venceu por 104 a 96. Mas a equipe de Miami retribuiu a “gentileza” e venceu o Denver Nuggets, que até 06/11 não havia perdido na temporada. O Heat venceu a partida em Miami por 96 a 88.

Descendo

Apesar do bom início na temporada, o Washington Wizards já mostra sinal de fraqueza. O Wizards perdeu todas as três partidas que realizou na semana. Nem as grandes atuações do armador Gilbert Arenas foram suficientes para evitar a derrota.

O Memphis Grizzlies também vinha de um bom começo em 2009/10, mas a equipe logo mostrou sua fragilidade. O Grizzlies foi derrotado em todas quatro partidas que realizou na temporada. A equipe de Memphis contou com a estréia de Iverson esta semana, que logo reclamou por não ser titular. Isto acabou causando um certo mal estar no time, mas isso não justifica derrotas para equipes como Clippers (onde metade do time sempre vive no departamento técnico) e o Warriors, equipe que não possui nenhum padrão tático de jogo.

O Utah Jazz possui grandes jogadores em seu elenco, como Deron Williams e Carlos Boozer. A equipe tem totais condições de brigar por um lugar nos playoffs, mas o Jazz não obteve bons resultados nesta semana. A equipe perdeu três partidas, inclusive para o Kings, e venceu apenas uma. Resta saber se o “clima” de Boozer com a equipe será bom, já que Carlos Boozer declarou na pré-temporada que gostaria de ser negociado, e como ele será um free agent na próxima temporada, acabou ocasionando um ambiente desagradável.

O New Orleans Hornets trocou o pivô Tyson Chandler por Emeka Okafor, e é uma das poucas equipes que excedem o teto e precisam pagar a multa. Mesmo com a contratação de Okafor, o Hornets não vem realizando uma boa campanha. A equipe perdeu três dos quatro jogos que realizou nesta semana, inclusive para o Knicks, por 117 a 111. Agora precisamos ficar de olho para ver se o trio Okafor, West e Paul vai render o esperado.

O New Jersey Nets negociou sua mauior estrela Vince Carter. Com isso a equipe passou a contar com jogadores muito jovens, e a liderança do experiente armador Rafer Alston. Com um elenco muito jovem como este, o Nets não almeja muita coisa nesta temporada. Como se isso não bastasse, a equipe sofre com lesões de seus principais jogadores, como o armador titular Rafer Alston. Por conta disto o New Jersey Nets perdeu todas as partidas que realizou na semana, e é a única equipe que ainda não venceu.

Here Come the Suns

Uma das grandes surpresas neste início de temporada é a boa campanha do Phoenix Suns. O run and gun tem funcionado neste início de temporada. O Suns venceu cinco das seis partidas que realizou até agora. A equipe de Phoenix chegou até a acabar com a invencibilidade do Celtics na temporada. Graças as boas atuações de Steve Nash, as cestas de três pontos de Jason Richardson e o grande retorno de Amare Stoudemire, o time de Phoenix é o líder do oeste. O trio de ferro de Suns teve uma grande semana. O ala-pivô Amare Stoudemire obteve médias de 20.5 pontos e 10 rebotes em quatro partidas. Jason Richardson marcou 17.8 pontos por jogo, e o armador Steve Nash teve médias de 18 pontos e 9.5 assistências por jogo. Agora resta saber se a correria vai funcionar até o final da temporada.

Player of the Week

O melhor jogador da semana foi eleito MVP das finais em 2008/09, e quebrou um recorde. O ala-armador do LA Lakers, Kobe Bryant, proporcionou um verdadeiro show, com atuações fantásticas. Bryant liderou o Lakers, que ainda não pode contar com Pau Gasol, a quatro vitórias consecuticas. Nestes últimos últimos sete dias Kobe marcou um total de 154 pontos em quatro jogos, o que dá uma média de 38.5 por partida.

Vale lembrar que na pré-temporada Bryant realizou treinos com o ex pivô e duas vezes campeão da NBA, Hakkem Olajuwon. E parece que essas aulas já estão rendendo frutos, já que Kobe passou a jogar mais no garrafão, a infiltrar mais. Uma prova disso é impressionante. Apenas seis dos 154 pontos de Bryant na semana foram convertidos a partir de uma cesta de três pontos.

Com estes números fantásticos na semana, o ala-armador conseguiu quebrar um recorde. Com os 41 pontos marcados na vitória do Lakers em LA contra o Memphis Grizzlies, por 114 a 98, Bryant chegou aos 24.000 pontos na carreira, e se tornou o mais jovem a atingir tal feito, superando Wilton Chamberlain em paenas 38 dias. Além disso, no mesmo dia Bryant ultrapassou Allen Iverson, e se tornou o 16° maior cestinha da NBA.

Game of the Week

No melhor jogo desta semana ocorreu um encontro de líderes de conferência. Phoenix Suns e Boston Celtics se enfrentaram em Boston. A partida começou equilibrada, com as duas equipes próximas no placar. O equilíbrio durou até o meio do segundo quarto, quando o Suns, liderado por Amare Stoudemire, Jason Richardson e Steve Nash, conseguiu abrir uma vantagem de 11 pontos, na maior parte graças aos arremessos de três pontos. No primeiro tempo o time de Phoenix chegou a ter um aproveitamento de 70% nos arremessos de três pontos. Na volta do intervalo a equipe Celta encostou no placar e foi para o quarto decisvo perdendo por apenas dois pontos, 85 a 83.

Logo no início do último período o ala do Suns Jason Richardson marcou oito pontos, e assim, o time de Phoenix voltou a possuir uma grande diferença no marcador. Mas, nos minutos finais, o Celtics reagiu novamente. A diferença chegou a cair para apenas quatro pontos, mas o trio de ferro do Suns, formado por Nash, Richardson e Stoudemire, mostrou força no final do jogo. Estes jogadores souberam decidir a partida para o Suns: Nash com uma cesta de três no último minuto, e Stoudemire e Richardson não desperdiçando seus lances livres.

Nesta partida, a defesa do Celtics não demonstrou a força típica de outros jogos,  e assim a equipe Celta sofreu 110 pontos, o maior número desta temporada.

Até este jogo a equipe Celta havia perdido apenas um quarto jogando em Boston.

Phoenix Suns – Números

Jason Richardson – 34 pontos (6-7 em bolas de três) e 10 rebotes.
Amare Stoudemire – 22 pontos e 7 rebotes.
Steve Nash – 16 pontos e 12 assistências.
Grant Hill – 12 pontos e 4 rebotes.
 

Boston Celtics – Números

Kevin Garnett – 26 pontos, 8 rebotes e 4 assistências.
Paul Pierce – 16 pontos, 6 assistências e 4 rebotes.
Ray Allen – 16 pontos, 7 rebotes e 4 assistências.
Rajon Rondo- 14 pontos e 11 assistências.

Por: Flávio Catandi

4 comentários

  • Muito bom! Li tudinho… =D

    Fiquei impressionado com a reação do Dirk Nowitzki (Mavericks fez 40 pontos em 9 minutos! :O) e com a atuação do Kobe…

    Mas é isso: Celtics continua muito bem e líder! O time tem se mostrado com e tem convencido com suas vitórias.

    Go, Celtics!

Comments are closed.