Joelho – Parte II – Menisco

Olá pessoal, como foi o Natal de todos? Esse é o meu último artigo do ano e irei falar sobre mais um componente do joelho: o menisco.

O menisco é feito de tecido cartilaginoso e tem a função de diminuir o impacto e melhorar o encaixe ósseo entre o fêmur e a tíbia.

Em cada joelho temos dois meniscos: um lateral e outro medial. Cada menisco tem a forma de meia lua. Toda cartilagem apresenta poucos vasos sanguíneos e isso faz com que quando há o desgaste do menisco, dificilmente o mesmo terá regeneração.

Na faculdade sempre ouvi que o corpo humano é uma máquina perfeita. O que a gente faz e o tipo de vida que levamos influência e muito no nosso bem estar. Vamos pegar essa ideia e levar para o nosso assunto de hoje.

O joelho tem os meniscos que, como já foi dito, diminuem o impacto entre o fêmur e a tíbia. Isso quer dizer que ele participa da sustentação do nosso corpo. Muitos atletas, quando vão para equipes profissionais, têm de fazer certas mudanças para ser uma peça fundamental na equipe.

Na NBA, por exemplo, muitos jogadores têm de aumentar sua massa muscular para atuarem melhor (um exemplo disso é o brasileiro Nenê). Esse aumento de massa, muitas vezes, é feito muito rápido. Imagine o joelho que suportava 80 quilos agora suportar 100 quilos, fora o aumento da carga de treinos e jogos.

E como o menisco é feito de cartilagem, o desgaste dele não resulta dor, que é um sinal que o nosso organismo usa para avisar que algo esta errado. Isso é um complicador para fazer um diagnóstico, pois se não há dor, muitas atletas não procuram o médico para fazer exames. O atleta só ira sentir dor quando o osso do fêmur e da tíbia começar a entrar em contato direto.

É isso pessoal, desejo para todos um Feliz Ano Novo, muita paz, SAÚDE e muita alegria para o ano de 2011. Até 2011 galera!!!!

Por: Glauco Nascimento

4 Comentários

  1. Gustavo Miglioretti disse:

    Se nao me engano o problema do Roy é no menisco tbm, mto bom o artigo!

  2. KG disse:

    uma coisa que nao tem naada ver como assunto , mas queria saber , oq e rotacao que todo mundo fala?

  3. guilherme disse:

    rotaçao é a utilizaçao dos jogadores do banco 🙂

  4. Olá KG, tudo certo? A rotação que eu falo no meu artigo é um dos movimentos feitos pelo joelho. Rotação é o movimento de giro no seu próprio eixo. Exemplo muito conhecido é o do nosso planeta Terra. Consegui explicar bem?! Abraços!!

Deixe um comentário