Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Prévia – Final NBB 5

Camisas do Boston Celtics com desconto

No próximo sábado, primeiro de junho, será disputada, na Arena da Barra, a final do NBB 5.

Antes de falar das equipes que vão disputar a final é legal lembrar de uma curiosidade. Pelo terceiro ano consecutivo a decisão será disputada entre os times que ficaram em primeiro e terceiro lugar na fase regular. Nas duas últimas finais o time que ficou em terceiro, o Brasilia, foi campeão.

Outra curiosidade é que essa será uma final inédita.

Vamos agora as apresentações das equipes e do duelo.

Flamengo

Campanha Primeira Fase: 1º lugar – 30 V – 4 D
Quartas: 3 X 0 Paulistano (100 X 91, 80 X 76 e 84 X 64)
Semifinal: 3 X 2 São José (72 X 80, 100 X 84, 106 X 86, 88 X 96 e 88 X 76)
Principais Títulos: Sul-Americano (1953 e 1961), Brasileiro (1934, 1949, 1951, 1953 e 2008), Liga Sul-Americana (2009) e NBB (2009)
Destaques: Marquinhos, Olivinha, Caio Torres, Duda Machado e Kojo
Técnico: José Alves Neto

Muita coisa mudou desde que o Flamengo foi campeão em 2009 na primeira edição do NBB. Além do técnico Chupeta, outros jogadores saíram da equipe carioca, mas os contratados para essa temporada vem mostrando um desempenho formidável. Destaque para Marquinhos e Olivinha que deixaram o Pinheiros para serem fundamentais na campanha do Flamengo. O ala Marquinhos é o cestinha do time rubro negro e do NBB com 20.4 pontos por jogo. Já o ala-pivo Olivinha é quem pais pegou rebotes, com 8.1 por partida.

Com o Machado mais famoso, o Marcelinho, que ainda se recupera de uma lesão grave no joelho e também foi punido pela briga no quarto jogo da série contra o São José, coube a Duda, o irmão mais novo decidir. Para tal ele também usou da principal arma de Marcelinho, o chute de três. No duelo decisivo contra São José Duda marcou 26 pontos acertando 6 de 11 arremessos de três. A média de acertos de Duda Machado em arremessos de longa distancia é de 44%.

Além de um forte perimetro com Marquinhos e Duda, o Flamengo também conta com um garrafão de respeito. Olivinha e Benite vem anotando muitos pontos e pegando rebote importantes. O grande desfalque dessa final é o jovem ala Benite, que não vai jogar por conta de uma lesão.

Mesmo sem Marcelinho e Benite, o Flamengo é favorito. Por possuir um elenco bem balanceado e por jogar em casa a partida final, onde perdeu apenas dois de 22 jogos durante  a fase regular e os playoffs.

Uberlândia

Campanha Primeira Fase: 3º lugar 25 V – 9 D
Quartas: 3 X 2 Pinheiros (86 X 67, 97 X 103, 70 X 91, 89 X 76 e 92 X 85)
Semifinal: 3 X 0 Bauru (89 X 75, 93 X 65 e 80 X 77)
Principais Títulos: Cidade de Las Palmas (2001), Brasileiro (2004) e Sul-americano (2005)
Destaques: Robert Day, Cipolini, Robby Collum e Valtinho
Técnico: Hélio Rubens

Um dos técnicos mais vitoriosos da história do Brasil, Hélio Rubens, que já conquistou nove títulos nacionais e foi campeão do brasileiro pelo Uberlândia em 2004, retorna a uma final do NBB. Em 2011 a equipe de Franca, que era treinada por Rubens, perdeu a decisão para o Brasilia. Para triunfar nessa vez Hélio Rubens conta com um auxilio familiar. Seu filho Helinho faz parte do elenco do time mineiro. Além de contar com um elenco em família, o Uberlândia também terá um auxilio de jogadores dos EUA.

Assim como o Flamengo, o Uberlândia também possui um time balanceado.  O principal cestinha é o ala americano Robert Day com 18.1 por jogo. O maestro do time e responsável pelas assistências é o experiente armador Valtinho, com 5.2 passes por jogo. Quem vem auxiliando Valtinho na armação é o americano Robby Collum. O principal atleta de garrafão é Cipolini.

O time mineiro já demonstrou que pode jogar bem fora de casa: foi quem mais venceu atuando longe de sua torcida nos playoffs. Na série contra o Pinheiros na semifinal dos três triunfos dois foram em são Paulo. Contra Bauru o Uberlândia triunfou novamente fora de casa. Então cuidado Flamengo. O Uberlândia será um convidado muito ingrato.

Vamos agora as apresentações das equipes e do duelo.

Confrontos Históricos

Flamengo e Uberlândia já se enfrentaram onze vezes no NBB, com seis vitórias para o time carioca e cinco para o mineiro. O Flamengo venceu metade desses jogos fora de casa e o Uberlândia triunfou em dois dos cinco longe de sua torcida. Portanto, nesse confronto jogar em casa não faz muita diferença.

Em mata-mata essas duas equipes se enfrentaram nas quartas de final de 2011 e o Flamengo venceu por 3 a 2.

Aposto em vitória do Uberlândia nessa decisão e você torcedor Celta aposta em quem?

Fonte: lnb.com.br

11 comentários

  • Esses jogadores nojentos do Flamengo, liderados pelo Marcelinho ( Câncer do basquete brasileiro ) arranjaram mil confusões contra o São José.

    Não souberam jogar na bola e ficaram brigando fora de casa e criando climinha pra torcida.

    Por isso tudo, torcerei fortemente pra que percam essa final.

    1. Quem ficou se jogando no chão não foram os jogadores do Flamengo. Tanto jogamos na bola q ganhamos a série. O tal do Fulvio tinha q ganhar o troféu Roberto Rojas. Realmente o São José não pode fazer climinha pra torcida porque isso eles não tem, a não ser q os devotos do santo torçam pro time.

      Sei q times como o Flamengo incomodam àqueles q gostavam da época em q o campeonato brasileiro era um torneio de cidades do interior paulista.

      Tira esses óculos escuros pra ver se vc enxerga melhor as coisas.

    2. Fanatismo é uma MERDA, mesmo.

      E dizer que o São José não tem torcida, é engraçado tmb.

      1. Bairrismo é uma merda, deixa a pessoa limitada. Engraçado é que São Jose dos Campos tem menos habitantes q a quantidade de camisas vendidas pelo Flamengo ao ano. Grande torcida tipo a do Guarani. rsrsrsrs

        Daniel, desculpe os comentários, gosto muito dos seus textos sobre basquete e estou sempre lendo o q vc escreve. Mas fanatismo é foda mesmo e eu sou fanático pelo Flamengo e pelo Celtics. Se um dia vc aparecer no Rio eu te levo no Flamengo pra vc conhecer o clube… rsrsrsrs

        Um abraço

  • Sou rubro-negro e a atitude do Marcelinho foi idiota mesmo. Esporte definitivamente não é isso.

    Agora quem conhece o Fúlvio sabe que ele é quizumbeiro pra caramba, e foi ele quem quis humilhar o Kojo. Trash Talk é uma coisa, querer humilhar o cara pra aparecer diante da torcida é palhaçada né?!

    Nada justifica o que o Marcelinho fez. É feio cara. Mas vamos ser imparciais tbm…Quem não conhece o Fúlvio é que o compre, é um grande ator!

    Agora na final o Mengão vai atropelar!

  • O que aconteceu entre a Mengo e SJ foi lamentável para todos. No final a melhor equipe levou e foi campeã sobre o Uberlândia. Mas gostaria de ver punições pelos fatos da semi.

Comments are closed.