Lakers 83 X 79 Celtics

Apesar de ter errado 18 em 24 arremessos de quadra, o astro Kobe Bryant comandou o Los Angeles Lakers com um duplo-duplo de 23 pontos e 15 rebotes na vitória em casa por 83 a 79 de virada (34 a 40 no intervalo) sobre o Boston Celtics no Jogo 7 das finais, resultado que garantiu o bicampeonato e o 16º título do clube angelino na história da NBA.

http://www.youtube.com/watch?v=tfaxusuEIcI&feature=related

Kobe correu atrás da bola depois que Lamar Odom atirou-a alegremente para longe para queimar os últimos segundos no cronômetro. Enquanto a celebração começava atrás dele, Bryant pegou a bola e a segurou como um troféu diante dos companheiros, as pernas dele estavam mortas de cansaço, mas o craque eleito o melhor jogador da decisão pelo segundo ano seguido não parou de correr até a campainha final.

Embora mal conseguisse acertar um chute ou mesmo segurar a bola às vezes diante da forte marcação do Celtics, Kobe incansavelmente infiltrou o garrafão para ganhar nove lances livres no último quarto, vencido por 30 a 22 apagando uma desvantagem que chegou a 13 pontos. O Lakers garantiu os anéis com uma vitória de raça no Jogo 7, a primeira do time no histórico duelo de maior rivalidade entre as equipes mais vitoriosas da liga (o Celtics soma 17 títulos).

Além de repetir o prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) das finais, Bryant agora tem um anel de campeão para cada dedo da mão, é penta com um título a mais que o antigo desafeto Shaquille O´Neal, precisamente porque ele nunca diminui o ritmo, mesmo com lesões, a defesa do Boston e seu próprio arremesso errático conspirando contra ele. É por isso que este quinto anel terá um lugar especial nesta coleção, e esta flâmula que será levantada para o alto do Staples Center de LA terá um valor um pouco maior que as restantes para Kobe.

Embora o basquete no Jogo 7 não tenha sido dos mais atraentes, visto que o Lakers teve um aproveitamento de apenas 32,5% nos arremessos de quadra e errou 12 lances livres e o Celtics desperdiçou 15 posses de bola além de ter uma desvantagem de 53 a 40 nos rebotes, a vontade coletiva e determinação dos dois times foram marcantes e só vão ficar mais bonitos com o passar do tempo. O técnico Phil Jackson também conquistou seu 11º título, igualando o total do legendário pivô do Boston Bill Russell e possivelmente fechando com chave de ouro a notável carreira do Mestre-Zen caso ele decida deixar o Lakers e se aposentar. Mas o treinador mais vitorioso da história da liga terá problemas em desistir da chance de tentar seu quarto tricampeonato no próximo ano.

Exatamente dois anos depois de o Boston derrotar o Lakers por 39 pontos de diferença garantindo o título de 2008, o Los Angeles se vingou daquela que foi talvez a derrota mais embaraçosa da carreira de Bryant – embora a vingança tenha parecida tão fria quanto o arremesso de Kobe. O craque disse que teve de minimizar a magnitude da rivalidade durante a série, mas jogou limpo quando estava sentado no pódio com suas filhas, Natalia e Gianna.

Se alguém possa ter esquecido, Shaq e Kobe conquistaram três títulos juntos de 2000 a 2002, com O´Neal ganhando seu quarto título em 2006 com o Miami Heat. Os últimos dois do Lakers pertencem a Bryant e ao ala-pivô espanhol Pau Gasol, que anotou um duplo-duplo com 19 pontos e 18 rebotes depois de um início lento no Jogo 7. O ala Ron Artest contribuiu com 20 tentos para o Lakers, que não mostrou exatamente um instinto de campeão convertendo apenas 21 arremessos de quadra nos primeiros três quartos e até obtendo um aproveitamento fraco em torno de 50% na linha de lance livre. O Los Angeles terminou com somente 32,5% de acerto nos arremessos.

Mesmo assim a defesa do Lakers diminuiu o impacto do armador rival Rajon Rondo e o ataque do Celtics caiu numa armadilha no quarto período. O time de LA recuperou a liderança no placar no meio do quarto e se manteve à frente com mais alguns grandes chutes de Gasol, que marcou nove pontos na etapa final, e uma atuação decisiva de Artest, campeão pela primeira vez como único reforço para o elenco da temporada passada.

Ron-Ron pode estar participando da construção de uma dinastia, já que a maioria dos jogadores do Lakers está presa em contratos de longo prazo. Com seu quinto título nos últimos 11 anos, a franquia angelina está a um troféu de igualar o total de conquistas do Boston no topo da NBA.

O ala Paul Pierce comandou o Celtics com um duplo-duplo de 18 pontos e 10 rebotes, mas o Verdão não conseguiu terminar bem o último quarto da sua notável campanha nos playoffs depois de fechar a temporada regular apenas na quarta posição da Conferência Leste. O ala-pivô Kevin Garnett fez 17 pontos e Rasheed Wallace marcou 11 como titular no lugar do lesionado pivô Kendrick Perkins antes de se cansar, mas após abrir 3 a 2 na série melhor-de-sete o Boston desperdiçou duas chances de fechar a série em Los Angeles depois de vencer o Jogo 5 em casa.

O Celtics jamais tinha perdido um Jogo 7 de finais. Apesar de ter liderado o placar na maior parte da noite segurando o Lakers em um aproveitamento de arremessos ridiculamente baixo, o Boston não conseguiu fechar a partida na frente, tornando-se apenas o sétimo time na história a levar uma virada de 3 a 2 para 4 a 3 numa série final da NBA depois de vencer a quinta partida. O Celtics enfrenta mais incertezas para a próxima temporada que o Lakers, Ray Allen está em final de contrato e o técnico Doc Rivers não sabe se continuará no comando da equipe.

O Celtics teve muito mais intensidade desde o bola-ao-alto inicial no Jogo 7, praticando uma defesa feroz que forçou o Lakers a errar 21 de seus 27 primeiros arremessos. Bryant e Gasol combinaram apenas seis cestas em 26 arremessos de quadra no primeiro tempo. Mas esqueçam como o jogo parecia no início, porque a história irá esquecer que foi uma vitória feia. Kobe fez algo que nem os ídolos legendários do Lakers Jerry West e Magic Johnson nunca conseguiram: derrotar o odiado Boston em um Jogo 7 das finais.

O Lakers vai realizar seu desfile pela cidade na segunda-feira, o time vai percorrer o trajeto desde o Staples Center passando pela Figueroa Street até o campos da USC no centro de Los Angeles. Uma parada no Coliseum no ano passado atraiu 95 mil fãs para a festa do título, mas o Lakers desta vez não vai usar a arena, preferindo uma celebração mais interativa com seus torcedores. Os times da casa melhoraram o retrospecto para 14 vitórias e só três derrotas em Jogos 7 das finais. Nenhum time visitante ganhou um título na sétima partida desde 1978.

Destaques da partida

L.A. Lakers:

Kobe Bryant: 23 pontos – 15 rebotes – 4 erros – 6-24 nos arremessos de quadra
Ron Artest: 20 pontos – 5 rebotes –  5 roubos de bola – 4 erros
Pau Gasol: 19 pontos – 18 rebotes
Derek Fisher: 10 pontos

Boston Celtics:

Paul Pierce: 18 pontos – 10 rebotes
Kevin Garnett: 17 pontos – 4 tocos
Rajon Rondo: 14 pontos – 8 rebotes – 10 assistências
Ray Allen: 13 pontos – 4 erros – 3 roubos de bola
Rasheed Wallace: 11 pontos – 8 rebotes – 2 tocos

Fonte: www.basketbrasil.com.br

Por: Flávio Catandi

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit
MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!