Guia Mundial – Grupo A

O Celtics Brasil estréia hoje mais uma novidade: a cobertura do mundial 2010, que começa no próximo sábado, 28/08. Fique por dentro das seleções e dos destaques do grupo A.

O grupo A é relativamente forte, pois tem um favorito, além de times altamente competitivos que podem surpreender.

As seleções do grupo A são: Argentina, Sérvia, Alemanha, Austrália, Angola e Jordânia.

Os Jogos deste grupo serão realizados em Kayseri, uma cidade no centro da Turquia.

Argentina

Posição no Ranking da FIBA: 1º lugar (865 pontos)
Como chegou ao mundial: 3º lugar na Copa América de 2009
Posição no Mundial 2006: 4º lugar
Posição nas olimpíadas de Pequim: 3º lugar
Principais Títulos: Campeã mundial (1950) e olímpica (2004)
Destaque: Luis Scola (Houston Rockets)
Desfalques: Andrés Nocioni (Philadelphia 76ers) e Manu Ginóbili (San Antonio Spurs)
Técnico: Sergio Hernandéz

A seleção Argentina é uma das favoritas ao título do Campeonato FIBA de seleções, pelo fato de ter grandes jogadores, que formam um quinteto muito forte, que tem como principal estrela o jogador da NBA, Luis Scola, que é um ala-pivô alto de grande qualidade e muitos recursos ofensivos.

Apesar de Scola ser o astro do time, as atenções estão voltadas para o jogador Andrés Nocioni, que atua pelo Philadelphia 76ers da NBA. Nocioni sofreu uma lesão no tornozelo durante a fase de preparação. A equipe e todo o país contam muito com sua recuperação, pois a contribuição desse jogador é muito importante perante a ausência do astro Manu Ginóbili, que não irá jogar na Turquia.

Os “hermanos” também têm grandes chances de brigar pela medalha de ouro devido a sua tradição recente e vitoriosa no basquete internacional, mesmo tendo apenas um titulo do torneio FIBA, conquistado em 1950. Em 2002 o forte time da Argentina desbancou a favoritíssima seleção Alemã do MVP Dirk Nowitzki, sendo derrotada na final pela Iugoslávia.

Em 2004, nas olimpíadas de Pequim, a Argentina novamente desbancou a seleção favorita (na semifinal), dessa vez os EUA que contavam com o astro Lebron James, além de Allen Iverson em seu auge, e Tim Duncan. Na grande final, nu estros hermanos bateram a Itália para conquistar a medalha de ouro.

No mundial de 2006, realizado no Japão, A Argentina ficou em 4º perdendo para a campeã Espanha na semifinal e para os EUA na disputa do terceiro lugar. Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, os hermanos terminaram em 3º lugar.

A Argentina é a líder do ranking da FIBA e pretende fazer uma campanha à altura. Missão que agora fica a cargo de Sergio Hernandez, que vai suceder a vitoriosa passagem de Ruben Magnano.

Sérvia

Posição no Ranking da FIBA: 5º (459 pontos)
Como chegou ao mundial: Vice campeã Européia
Posição no Mundial 2006: 11º
Posição nas olimpíadas de Pequim: Não participou
Principais Títulos: Não tem
Destaques: Nenad Krstic (Oklahoma City Thunder) e Milos Teodosic (Olympiacos – GRE)
Desfalques: Darko Miličić (Minnesota Timberwolves) e Uros Tripkovic (DKV Joventut – ESP)
Técnico: Dûsan Ivkovic

A Sérvia tem muita história no basquete devido à seleção Iugoslava, que antigamente ganhou muitos títulos e tinha um basquete respeitado, pois era uma das poucas que faziam frente aos norte-americanos.

Hoje em dia, a seleção está passando por um período de poucos títulos, apesar da sua boa colocação no campeonato europeu.

Os sérvios contam com apenas um jogador que atua na NBA, o pivô Nenad Krstic, que joga pelo Oklahoma City Thunder, e mantém médias sólidas de 10.4 ppg, e 5.5 rpg em sua carreira nos EUA .

O técnico da seleção Sérvia, Dûsan Ivkovic, busca resgatar com os jogadores, a tradição da seleção nos tempos passados, e todos estão motivado pelo vice campeonato conquistado no campeonato europeu do ano passado.

O time tem pela frente um grupo muito competitivo, mas pretende passar para a disputa das oitavas de final, apesar de ter pela frente a campeã do campeonato africano, Angola , logo em seu primeiro jogo, além da Austrália, Argentina e Alemanha, que são grandes times com jogadores fortes.

A seleção Sérvia é composta por muitos atletas da Euroliga de basquete, e todos estão dispostos a ajudar sua seleção a ganhar o título ou pelo menos terminarem em uma posição honrosa, fazendo jus ao time que possuem.

Alemanha

Posição no Ranking da FIBA: 7º (322 pontos)
Como chegou ao mundial: Wild Card – Convidado (11 º lugar no Europeu)
Posição no mundial 2006:
Posição nas olimpíadas de Pequim: 10º
Principais Títulos: Europeu (1993)
Destaque: Heiko Schaffartzik (Turk Telekom – TUR)
Desfalques: Cris Kaman (Los Angeles Clippers) e Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks)
Técnico: Dirk Bauerman

A seleção alemã de basquete nunca foi campeã do mundial, mas sempre teve um grande jogador que fazia diferença e estava entre os melhores, senão o MVP. Essa história começou com o astro alemão da NBA, Dirk Nowitzki, em 2002. Sempre houve boas participações deste jogador ao lado do time, com títulos de MVP e cestinha do campeonato.

Outro jogador de destaque nessa equipe era o também jogador da NBA, Cris Kaman, do Clippers. Ambos faziam um forte garrafão, onde a equipe era especialista, e ainda tinha o armador especialista em bolas de três, Pascal Roller, que atuava na liga alemã de basquete, e apesar de não ser grande jogador, vinha do banco em horas decisivas e fazia muitos pontos, com um estilo de jogo semelhante ao de Eddie House.

Porém, nesta edição do mundial, nenhum desses três jogadores estarão presentes, e a equipe alemã não tem recursos nem esperanças de substituí-los à altura. Mas o time segue firme nos preparativos e tem com seu principal jogador o armador Heiko Schaffartzik, que joga em um time da Liga Alemã. Ele não é grande pontua dor, mas organiza muito bem o time. O técnico alemão o considera a grande esperança da equipe.

Austrália

Posição no Ranking da FIBA: 11° (234 pontos)
Como chegou ao mundial: 2º lugar na Copa da Oceania
Posição no Mundial 2006: 13º
Posição nas olimpíadas de Pequim:
Principais Títulos: Copa da Oceania (1971, 1975, 1978, 1979, 1981, 1983, 1985, 1987, 1989, 1990, 1991, 1993, 1995, 1997, 2005 e 2007)
Destaques: Aleks Maric (Panathinaikos – GRE), David Andersen (Toronto Raptors) e Patrick Mills (Portland TrailBlazers)
Desfalque: Andrew Bogut (Milwaukee Bucks)
Técnico: Brett Brown

A equipe australiana de basquete é uma seleção sem muita tradição no esporte, porém disputa com a Nova Zelândia a posição moral de melhor time da Oceania. Porém, a Austrália vem se mostrando mais capaz ultimamente, conquistando vaga nas olimpíadas. Mas, na última final da copa da Oceania, a seleção australiana foi derrotada pela rival.

A equipe não se abalou, nem seus principais jogadores que atuam na NBA, David Andersen e Patrick Mills. Além de Aleks Maric, que foi um dos responsáveis por levar o Partizan ao Final Four da Euroliga na temporada passada. Maric agora é reforço do Panathinaikos da Grécia. O técnico está esperançoso com esses atletas e crê que serão muito úteis à equipe australiana na competição.

O único desfalque de peso da seleção é o pivô do Milwaukee Bucks, Andrew Bogut, que sofreu uma dupla-lesão, no cotovelo e na mão, durante uma partida da NBA. Bogut fará muita falta ao garrafão australiano.

O país não é muito ligado ao esporte, mas os que gostam de basquete são fanáticos, e admiram muito seus representantes na liga americana. Isso cria um bom clima na equipe, pois os jogadores têm menos pressão, sabendo que não serão tão cobrados e não são desvalorizados na Austrália.

Angola

Posição no Ranking da FIBA: 12° (205 pontos)
Como chegou ao mundial: Campeão Africano
Posição no Mundial 2006: 10º
Posição nas olimpíadas de Pequim: 12º
Principais Títulos: Copa Africana (1989, 1992, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009)
Destaque: Olimpio Cipriano (Líbolo – ANG) e Carlos Almeida (Primeiro de agosto – ANG)
Desfalques: Nenhum
Técnico: Luís Magalhães

A seleção angolana de basquete é a grande representante africana no campeonato, por ter conquistado os últimos seis títulos da Copa continental, e por ser um dos poucos times africanos a ter um jogador com passagem na NBA, o ala Olimpio Cipriano, que jogou pelo Detroit Pistons na temporada passada. Outro jogador importante para o time é o capitão Carlos Almeida.

Hoje em dia os jogadores da seleção de Angola jogam em apenas dois times diferentes, Primeiro de Agosto e Petróleos Luanda, ambos da Angola. Esse fato gera a principal arma do time, que é o entrosamento da equipe e o conhecimento que eles têm entre si.

O técnico Luis Magalhães tem a difícil responsabilidade de comandar o maior representante do continente africano, e tentar fazer com que sua equipe avance até a fase seguinte.

Jordânia

Posição no Ranking da FIBA: 38º (19.5 pontos)
Como chegou ao mundial: 3º lugar no Campeonato Asiático
Posição no Mundial 2006: Não participou
Posição nas olimpíadas de Pequim: Não participou
Principais Títulos: Nenhum
Destaque: Rasheim Wright (Zain – JORD)
Desfalques: Nenhum
Técnico: Mario Palma

O time de basquete na Jordânia, que vai disputar seu primeiro campeonato mundial, é pouco conhecido no mundo, tampouco na Ásia, e é considerado sortudo por se classificar. Não tem chances reais de título e pouquíssima probabilidade de avançar à segunda fase.

O técnico Mario Palma já está no comando da seleção há muito tempo, portanto conhece bem os atletas, e os jogadores já estão adaptados ao seu estilo de jogo. Ou seja, como a Angola, a principal arma do time é o entrosamento

Calendário Grupo A:

28 Agosto 2010

Australia   vs.   Jordânia
Angola       vs.   Sérvia
Alemanha  vs.   Argentina

29 Agosto 2010

Jordânia    vs.   Angola
Sérvia        vs.   Alemanha
Argentina  vs.   Australia

30 Agosto 2010

Jordânia    vs.   Sérvia
Australia   vs.   Alemanha
Angola       vs.   Argentina

1 Setembro 2010

Sérvia        vs.   Australia
Alemanha  vs.   Angola
Argentina   vs.   Jordânia

2 Setembro 2010

Angola       vs.   Australia
Argentina  vs.   Sérvia
Jordânia    vs.   Alemanha

Por: Luiz Pedro Andrade

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 2

  1. Argentina e Sérvia estão muito acima das demais. Alemanha e Austrália tbm são barbadas. Se o Brasil não ficar em segundo vai complicar as coisas…

  2. Legenda da montagem – da esquerda para direita: Carlos Almeida, Luis Scola e Milos Teodosic.

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!