Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Freeg Agency 2014 – Repatriando velhos amigos?

Camisas do Boston Celtics com desconto

A uma semana do Draft os olhos de toda a mídia, jogadores, torcedores, gerentes, etc.. estão voltados para os prospectos e rumores sobre a negociação de Kevin Love.

No entanto vamos mudar um pouco o foco nessa matéria e vamos falar sobre a Free agency que começa no dia 1 de Julho.

Com o decorrer dos dias vamos falar especificamente de alguns jogadores disponíveis no mercado e que podem interessar ao Celtics mas por hora vamos falar rapidamente sobre 13 jogadores que tem algo em comum. Todos já jogaram no Celtics e agora são agentes livres, o que proporciona uma chance de retorno para cada um deles.


 Paul Pierce – SF (37 anos)

pierce

Como não poderia ser diferente, Paul Pierce é o primeiro nome que vem em mente quando pensamos em ex-celtas na agência livre.

Ídolo e quase certamente com uma camisa retirada no futuro, Pierce é agente livre irrestrito, o que significa que pode fechar contrato com a franquia que bem entender e o Nets, sua ex equipe não tem prioridade e direito de cobrir a proposta.

Pierce é um jogador de 37 anos e já está longe de seu auge. Aquele atleta capaz de fazer 20 pontos com regularidade e que suportava 35 minutos de partida não existe mais.

Em sua última temporada foram em média 28 minutos jogados com 13.5 pontos, 4.6 rebotes e 2.4 assistências.

Em sua 16ª temporada na NBA, Pierce parece destinado a ser um scorer vindo do banco a não ser que sua equipe tenha um ótimo sistema defensivo para compensar sua atual falta de atleticismo.

É difícil dizer o que seria de Pierce em Boston com tantas incertezas de como seria o elenco. Mantendo Green na 3, Pierce seria um ótimo professor e não deixaria o ritmo da pontuação cair quando entrasse. Caso o Celtics opte por contratar um novo titular para a 3 como Carmelo Antony e Luol Deng, daí a utilidade de Pierce já se torna questionável a não ser que aceite um contrato realmente baixo, algo como o mínimo de veteranos pra encerrar sua carreira “em casa”.


Ray Allen – SG (38 anos)

ray

Ok, ok…eu sei, muitos vão ficar insultados em ver o nome de Ray em um artigo com o título “velhos amigos”, mas ele é um ex-celta agente livre, então vamos colocar seu nome aí.

Depois de se mostrar insatisfeito com a reserva de Bradley em Boston, Ray Allen levou seus talentos para South Beach onde foi extremamente fundamental na conquista do titulo pelo Miami Heat na temporada 2012/2013.

Agora ciente de seu lugar em quadra, Ray Allen não reclama mais de sentar-se ao banco e faz seu trabalho de forma correta, com um homem de “papel” que está em quadra pra conferir cestas de 3 pontos nos cantos da quadra e buscar infiltrações com mais liberdade do que possuía com Doc.

Seu retorno para Boston provavelmente dependeria de o Celtics montar uma equipe forte que brigasse pelas primeiras posições. Nesse caso um retorno pelo mínimo de veterano seria muito possível.

Resta saber como seria a recepção da torcida e da equipe.
Com Bradley, Rondo e quem sabe Pierce em Boston, eu particularmente acho o retorno de Ray mais do que improvável.


Glen Davis – PF (28 anos)

glen2

Dispensado pelo Magic no meio da ultima temporada como estratégia para reduzir a folha salarial da equipe de Orlando, Glen Davis juntou-se a seu ex treinador Doc Rivers em Los Angeles onde sendo backup de Griffin teve poucas oportunidades e jogou em média apenas 13 minutos por partida.

Big Baby agora tem uma opção de renovação pelo valor de 1,4 milhões mas pode optar por se tornar agente livre a fim de receber um salário maior.

Bom defensor e com alguns recursos ofensivos Glen Davis poderia ser uma boa e talvez barata opção de banco caso o Celtics envolva alguns de seus PF (Sullinger, Olynyk e Bass) em negociações.


 Nate Robinson – PG/SG (30 anos)

nate

Nate tem uma opção de renovação de 2,1 milhões com o Nuggets mas pode optar por ser agente livre e buscar um contrato melhor também.

Com 29 anos, Nate teve uma passagem de uma temporada e meia pelo Celtics e sempre causou reações diversas e contrárias nos torcedores celtas. Há quem ame, ha quem o odeie. Esse é o jeito de ser e jogar de Nate.

O fato é que a temporada em Boston foi onde Nate que sofreu com lesões teve seus piores números. Após a saída de Boston, Nate sempre manteve 2 dígitos em pontuação por onde passou, inclusive chegou a ser um dos líderes do Bulls na temporada retrasada ajudando a equipe de Chicago a chegar a Semi Final da Conferencia atuando no lugar do lesionado Derick Rose e tendo atuações incríveis como no jogo 3 da primeira rodada do playoff contra o Nets onde conferiu 34 pontos e 7 assistências.

Nate, portanto ainda é uma boa e barata opção para o banco, de onde pode trazer pontuação e velocidade para quadra sem contar sua energia emanada do canto da quadra, sempre incentivando seus companheiros e unindo o grupo.


 Jordan Crawford – PG / SG (26 anos)

crawford

Conhecido como Crazy Shooter, irresponsável e jogador que só se importava com sigo mesmo, Jordan tratou de apagar sua imagem negativa com os torcedores de Boston no inicio da última temporada.

Atuando como armador na ausência de Rondo, lesionado, Crawford foi uma grata surpresa e foi de longe um dos melhores jogadores Celta no inicio de temporada, período onde a equipe Celta teve seus melhores momentos, figurando em posição de playoff por muitas rodadas, inclusive.

Como estratégia de reconstrução no entanto, Crawford, Lee e Brooks foram negociados e não tivemos a oportunidade de ver como o atleta se sairia vindo do banco de Rondo, com menos tempo de quadra e portanto menos volume de jogo.

Crawford agora tem uma oferta qualificatória de 3,2 milhões e pode ser contratado por alguma equipe que aceite pagar um valor maior que este.

Caso o Celtics não selecione nenhum armador/ala armador no Draft e não renove com Bayless, Crawford passa a ser uma opção.


 Mickael Pietrus – SG / SF (32 anos)

pietrus

Pietrus teve uma boa passagem pelo Celtics em 2011-2012 e a não renovação de seu contrato na temporada seguinte foi uma surpresa.

O atleta então assinou com o Raptors e vinha tendo minutos sólidos até que a chegada de Rudy Gay atrapalhou sua jornada em Toronto, o que foi piorado após uma lesão no joelho.

Com um histórico de lesões recentes, o ala francês então optou por não assinar com nenhuma equipe na temporada 2013/2014 para cuidar totalmente das lesões afim de retornar para a NBA na próxima temporada livre de infortúnios.

Pietrus é um grande defensor de perímetro podendo atuar na posição 2 e 3 o que faz dele uma valiosa e versátil opção de banco.

Caso esteja realmente 100% fisicamente é um jogador a ser olhado com extremo carinho pois pode ser uma ótima opção de banco a um valor muito baixo.


 Jermaine Oneal – PF / C (35 anos)

jermaine

Outro atleta que gerou muita discórdia entre os torcedores em sua passagem por Boston, Jermaine aos 37 anos ainda é um bom defensor e pode contribuir ofensivamente de forma razoável. A prova disso é que foi o titular do Garrafão do Golden State Warriors na temporada, equipe que se classificou em sexto na forte conferencia Oeste.

Com um salário de 2 milhões na última temporada, Jermaine não deverá pedir mais do que isso pra atuar em uma equipe que lhe de seus 15…20.. minutos de quadra.

Em uma equipe totalmente carente de defesa no garrafão, Jermaine pode ser uma opção de banco e ajudar aos jovens atletas de garrafão com a experiência de quem antes das lesões já foi um dos melhores defensores da NBA.


 Greg Stiemsma – C (28 anos)

greg

Mais uma opção defensiva para o garrafão, Stiemsma ficou conhecido em Boston pelo seu tempo de bola em realizar tocos. Sua média de tocos por 40 minutos foi de 4,5 o que poderia amedrontar muitos infiltradores.

No entanto defesa não se resume a tocos e durante sua passagem em Boston Stiemsma se mostrou muito cru em outros fundamentos defensivos.

Não acompanhei sua carreira após a saída de Boston então não sei dizer se o atleta evoluiu nesses quesitos, mas de toda forma, Greg tem as ferramentas certas pra ser um bom defensor e treinar com Ron Adams provavelmente ajudaria muito em sua evolução.


Ryan Hollins – PF / C (30 anos)

holins

Hollins é aquele nome que muita gente torce o nariz quando ouve mas que é um jogador que é melhor do que muita gente pode imaginar.

Hollins nunca teve muitas oportunidades em sua carreira. Nos últimos 3 anos não teve uma média maior do que 9 minutos de quadra, mas é um jogador que tenta fazer sua parte quando em quadra e que é um bom companheiro de vestiário.

Seu aproveitamento de arremessos na última temporada foi de 73,6% e nas anteriores foi de 61,4 e 64,3. O que isso quer dizer? que Hollins é um mito ofensivo? Não, longe disso, mas mostra que e um jogador que sabe seu lugar em quadra, sabe a hora de finalizar e a hora de trabalhar pelos seus companheiros.

Sendo um jogador que aceita receber o mínimo de veteranos, Hollins pode ser uma opção para completar o elenco e ser uma opção no garrafão caso lesões surjam pelo caminho.


 Jason Collins – C (35 anos)

collins

Mais um veterano que pode ser opção pra fechar elenco.

Primeiro atleta a se assumir Gay na NBA, Collins não tem um jogo nada delicado no garrafão, pelo contrário, em sua passagem em Boston ele entrava em quadra basicamente para fazer duas coisas.
1ª Fazer cara feita e trombar com os bigs adversários, 2ª meter porrada em quem quisesse infiltrar em seu garrafão!

A essa altura da temporada Collins é isso aí, um jogador pra ajudar a proteger o garrafão, trombar com adversários e gastar umas faltas enquanto os titulares descansam.

Collins também é um grande vendedor de camisas. Após assumir sua homossexualidade o atleta esteve sempre em foco na mídia e chegou a ser a camisa mais vendida na NBA durante alguns períodos do ano o que pode ser visto como uma forma de lucro para a equipe.


Marshon Brooks – SG (25 anos)

brooks

De esperança ofensiva e comparações com Kobe para uma carreira perambulando por diversas equipes. Só na última temporada Brooks atuou por 3 equipes (Celtics, Warriors e Lakers).

Com uma defesa muito fraca e espirito de equipe questionável Brooks que teve uma temporada inicial com quase 30 minutos de jogo pelo Nets rapidamente viu seu tempo de quadra cair e com ela seus números.

Negociado pelo Celtics com o Warriors e depois dispensado, Brooks então assinou contrato com o Lakers e lá deu algumas mostras de seu potencial ofensivo.

Com aproveitamento de 49% nos arremessos e de ótimos 57,9% em bolas de 3 pontos, Brooks teve médias de 6,4 pontos em menos de 13 minutos de quadra o que é relativamente bom se pensarmos que a cada 40 minutos faria 20,5 pontos.

No entanto, se Brooks quer cavar espaço na NBA, terá que melhorar com urgência sua defesa, coisa que não fez nos três primeiros anos de carreira.
Caso o Celtics acredite que Brooks pode dar esse passo adiante, ele seria uma opção para o banco de reservas.


 E’Twaun Moore – G (25 anos)

moore

Companheiro de JaJuan Jhonson em Perdue, E’Twaun Moore chegou ao Celtics no Draft de 2011 sobre a desconfiança de que só teria sido selecionado pois como as opções eram poucas, Ainge teria optado por trazer um amigo de Jhonson para melhor adapta-lo a nova vida.

O que aconteceu no entanto é que JaJuan foi para a liga de desenvolvimento de onde nunca voltou enquanto Moore foi cavando seu espaço na NBA aos poucos.

Opção de banco com minutos sólidos em Orlando e 154 partidas realizadas nas duas ultimas temporadas, E’Twaun de 25 anos vem mostrando alguma evolução nos últimos anos e pode ser uma opção de baixo custo para o banco de reservas onde pode atuar na 1 e na 2.


 Chauncey Billups – G (37 anos)

billups

Ok, tem muita gente que não sabe, mas Billups foi jogador do Celtics. Digo mais, Billups foi um jogador selecionado pelo Celtics em Draft, no caso, no Draft de 97 onde foi a terceira escolha celta.

Em uma época onde o Celtics esteve na mão de terríveis administradores, Billups teve poucas chances de mostrar seu talento e após o All Star Game foi negociado para Toronto, para depois perambular por algumas equipes até cair em Detroit onde se tornou um All Star e foi campeão da NBA.

De volta ao Pistons e em fim de carreira Billups atuou por apenas 19 partidas na temporada e pouco colaborou com a equipe nos momentos que esteve em quadra.

Aos 38 anos de idade, Billups provavelmente estará se aposentando nos próximos dias, mas caso opte por jogar mais um ano, Billups é uma opção para o fundo do banco, levando sua experiencia e espirito de liderança para jovens como Bradley e futuras escolhas de Draft.

 

22 comentários

  • Desses 13 ex Celtas atletas citados no post eu traria dois deles, primeiro o PP34 que nunca deveria ter saido do Celtics, ele tem que se aposentar aqui!

    Outro que eu traria é Pietrus, bom jogador e otimo nos tiros de 3 pontos que seria muito bom para proxima temporada.

  • PP34, Big Baby, Ray Allen (pois é), Pietrus e Nate. É o que vale a pena ser pensado nessa lista.

  • Traria Nate Robinson , O Pierce super foda ,Ray Allen (sem ressentimentos), Big Baby e talvez o Pietrus pras acertar suas ótimas bolas de 3

  • Ai meu coração!!!! So de pensar que PP34 nosso eterno Capitão pode voltar a vestir nossa camisa,tem q trazer ele de volta,para mim ja valeria essa temporada sofrível.Vi a proposta q fizeram p o love e realmente acho mt as 2 escolhas mais sully por love,ele não sabe nem o que é playoff.Fod4-se k.love tragam nosso Capitão de volta e desfaçam a cagada q fizeram,PP nunca poderia ter saído de boston,PP é eterno!!!

  • Traria PP e o Nate. E pensaria bastante na possibilidade do Glen Davis e Pietrus. O resto não, obrigado!

  • Ryan Rollins!? Bom companheiro de vestiário? Huahaha
    Ninguém serve melhor gatorade que o White Mamba. Tragam de volta o mito Scall!!!!!!

  • Todos os atletas dessa lista são dispensáveis, se o Boston pensa em reconstrução, nenhum deles deve encabeçar a lista. PP34 seria mais uma escolha emocional do que qualquer outro coisa, vender camisa, melhor opção para ele é se aposentar; Ray Allen além de ter admitido seguir mesmo caminho do Battier e se aposentar, nunca mais veste Verde. O Nate é um jogador muito instável. De resto a lista só tem jogadores em fim de carreira ou completamente longe decidir algo na NBA.

  • Contei 12 Free-Agents, e de Paul Pierce pulei direto para Glen Davis. O intervalo entre esses dois (na minha opinião), não deveria existir. Para mim não existe.

    Dessa lista, Paul Pierce seria unanimidade. Não deveria nem ter saído, mas o problema de ter um GM que não é esperto é esse, passa por cima de muita coisa para… uma Sexta Escolha.
    Não dá pra medir o impacto que Pierce teria em quadra com a camisa celta de novo, e isso deve acontecer nessa Offseason.
    Minha outra escolha seria Mickael Pietrus. Achei certa a renovação com ele, e não sei porque não renovaram. Entretanto, acho que ele viria mais como um SF, e isso pode ser um problema com Pierce. Mas sendo usado como SG, seria de grande valia.

    Talvez Glen Davis pudesse ser interessante, pois foi adquirindo a simpatia da torcida ao longo do tempo, e se isso significasse a saída de Olynyk, melhor ainda.

    O Billups pra mim fez o que Paul Pierce deveria/deverá fazer nessa Offseason: Voltar pra casa para jogar sua última temporada. Não dá pra negar que a casa de Billups é Detroit, e acho que não teria porque assinar com ele, embora eu sempre tenha sido fã desse jogador.

    O resto, bom, é apenas o resto.
    Mas só trazendo Paul Pierce de volta pra casa, já valerá a pena.

    1. Nossa cara, vc ainda está de “mal” com Ainge ainda por causa do PP34 e Garnet…..??? Vira a folha e exerça o seu perdão irmão…..kkkkk

  • Pierce pelo mínimo, talvez o Pietrus, caso se mostre recuperado e o Moore para ser um garbage de luxo.

    O resto é piada.

  • Minhas escolhas seriam Pietrus pois ele vinha muito bem do banco otimo defensor e ainda com aquelas bola de 3 e junto com ele o Pierce.

  • Só traria o Pierce. E mesmo assim, se fosse com um salário próximo a U$ 6 M. Pierce tem de ser um sexto homem, hoje. Assim, ele ajudaria mais o time.

  • Pierce – Sim!
    Mas não por mais do que 3 ou 4 milhões.

    Nate – Sim!
    É um update tremendo sobre o Pressey. É um cara que pode entrar e mudar o rítimo da partida e é um cara carismatico que anima o time de fora de quadra.
    Pelo valor certo, não pensaria duas vezes em contrata-lo, afinal, precisamos de um PG reserva e na FA ele é uma das melhores opções de baixo custo.

    Pietrus – Sim
    Independente do que for mudar no time, sempre vai existir uma vaga pra um cara que pode atuar em duas posições, defender e mandar bola de 3.

    Jermaine – Sim
    Entre as opções de defensores para o garrafão vindos do banco, ele é uma das melhores. Muita gente tem trauma dele, mas quem viu ele jogar esse ano, sabe que por um baixo custo ele seria interessante pra preencher o banco.

    Glen Davis – Talvez
    Se Sullinger e Bass permanecerem, não. Se forem negociados sim, mas com um salário maximo de 5 milhões.

    Ray, Crawford, Greg Stiemsma, Ryan Hollins, Jason Collins, Marshon Brooks, E’Twaun Moore e Chauncey Billups
    Não pra vocês todos!

  • Se eu sou o Ainge, negociaria imediatamente com Pierce e Pietrus. Talvez fecharia com o Nate Robinson também.

    Já os demais, principalmente o Judas… sem acordo.

  • na época de Chauncey Billups,tivemos boas escolhas ,mas jogamos td fora,tomara que essa maluquice de certo,pois ficar muitos anos apanhando e dose

  • Levando em conta que vamos tankar de novo em 2014… Hollins e Stiegmma mesmo. Baratos e com certeza perderíamos muitos jogos rumo a first pick 2015!

  • Bem, se é para escolher dentre esses, a minha opinião é Pietrus. Apesar do respeito por alguns nomes, o que passou, passou. E que venha o Draft. Um abraço aos amigos do blog.

Comments are closed.