Saiba o que de melhor aconteceu na NBA nesta última semana.
O atual campeão, Boston Celtics ganhou 2 reforços para o final da temporada, Miki Moore e Stephon Marbury (Ex- Kings e Knicks, respectivamente), porém, perdeu o armador experiente Sam Cassel (Que foi para o Sacramento Kings) e Patrick O’Bryant (que foi ao Canadá, atuar pelo Raptors). Quem também se reforçou foi o San Antonio Spurs, que contratou o ala, titular da seleção britânica, Pops Mensah-Bonsu.
O armador Jason Williams, que marcou época jogando pelo Kings, e também atuou no Heat, se aposentou na última temporada, quando atuava no LA Clippers. Ele pode voltar as quadras, ao assinar com o Phoenix Suns.
“Big” Ben Wallace está fora por no minimo um mês, o pivô quebrou um osso da perna esquerda, no jogo contra o Houston Rockets. Quem também sofreu uma contusão nessa semana foi Kevin Durant, que distendeu no 1° quarto, seu tornozelo direito na última sexta-feira (27/02) em uma partida contra o Mavericks em Dallas e o time mandante venceu, depois de uma prorrogação por 110 x 108. O ala-armador do Detroit Pistons, Allen Iverson se lesionou no jogo contra o Hornets em New Orleans na última quarta (25/02), Iverson sentiu uma contusão nas costas e deve ficar sem atuar por 2 semanas.
Leandro Barbosa está voltando aos velhos tempos, ápos fazer 41 pontos contra o Thunder, o brasileiro voltou a ter atuações muito boas, marcando 18 pontos por 2 vezes, 17 em uma partida e 11 na outra, Leandrinho melhorou muito quando passou a ser titular do Suns, o ala Amare Stoudemire deslocou a retina de seu olho direito e não mais atuará nessa temporada, assim Jason Richardson passou a atuar como ala titular e Barbosa (ala-armador) agora inicia os jogos e vem mostrando todo seu talento.
Os recordes só existem para serem quebrados 4
Nesses últimos 7 dias alguns recordes da NBA foram igualados e outros batidos.
Na vitória do Portland TrailBlazers, no último domingo (22/02), contra o LA Clippers por 116 X 87, o armador do Blazers Steve Blake deu 14 assistências no 1° quarto da partida. igualando o recorde de maior número de assistências distribuidas em 12 minutos, que pertencia a John Lucas, que atuava pelo San Antonio Spurs e deu 14 assistências no 2° período do duelo contra o Denver Nuggets, no dia 15 de abril de 1984.
O Phoenix Suns venceu, atuando em seus domínios, na última terça-feira o Charlotte Bobcats por 112 X 102. Nas 5 partidas de Avin Gentry como técnico, o Suns marcou 642 pontos, uma média de 128,4 por jogo. Os únicos treinadores na história da liga cujas equipes anotaram tantos pontos em suas primeiras 5 partidas com um time, foram, Paul Westhead, com o Denver Nuggets em 1990/91 (685 pontos), Bob Feerick com o Philadelphia Warriors em 1962/63 (656) e o mesmo Westhead, com o Los Angeles Lakers, na temporada 1979/80 (647), a primeira de Magic Johnson.
O pivô veterano do Phoenix Suns, Shaquille O´Neal marcou mais de 40 pontos em uma única partida, depois de 6 anos. Shaq anotou 45 pontos, além de pegar 11 rebotes na vitória do Suns em Phoenix na última sexta-feira (27/02), contra o Toronto Raptors por 133 x 113. O superpivô conseguiu marcar mais de 40 pontos em um único jogo por 4 equipes diferentes em sua carreira (Orlando Magic, LA Lakers, Miami Heat e Phoenix Suns), além de O´Neal somente 2 jogadores superaram a marca de 40 pontos, jogando por 4 franquias distintas, Bernard King com Golden State Warriors, New York Knicks, Washington Bullets e New Jersey Nets) e Stephen Marbury, atuando por Minnesota Timberwolves, New Jersey Nets, Phoenix Suns e New York Knicks.
O Detroit Pistons recuperou-se de 8 derrotas consecutivas e derrotou o Magic em Orlando, na última sexta (27/02) por 93 X 85. Essa foi a primeira vez na história da liga que uma equipe interrompeu uma sequência de oito ou mais derrotas seguidas com um triunfo fora de seus domínios contra um time, que possui um aproveitamento maior do que 70%.
Subindo:
Utah Jazz,vem de 8 vitórias seguidas, a equipe de Salt Lake City já conta com a volta de Carlos Boozers (que passou boa parte da temporada machucado). O time tem 37 vitórias e 23 derrotas, e no momento é o sétimo do Oeste.
New Orelans Hornets, vem de 4 vitórias consecutivas e é o sexto do oeste, bem perto do vice líder da conferência que é o Spurs, a diferença é de apenas 3 vitórias.
Descendo:
Memphis Grizzliers que ficou vários jogos sem a sua maior estrela (Rudy Gay) e agora que ele voltou, o time não consegue ganhar. Vem de 7 derrotas consecutivas, tem apenas 15 vitórias em 58 partidas, Playooff’s já era para o time. Resta agora a Mayo brigar para ser o ROY e a equipe, tentar pegar a First Pick no próximo ano.
Minnessota Timberwolves, depois de chegar até a brigar pela pós temporada, o time não teve sorte e o pivô Al Jefferson se contundiu e está fora da temporada. A equipe vem de 6 derrotas seguidas, e disputar a fase final da liga já é um sonho distante.
Player of the Week
O melhor jogador desses últimos 7 dias é ala-pivô, fez grandes apresentações e foi fundamental para a melhora de sua equipe. David West, do New Orleans Hornets, a equipe vinha em queda livre, depois da contusão de seu armador Chris Paul e também de Tyson Chandler, agora ambos voltaram para melhorar o time, pois West não conseguia levar o time nas costas sozinho, agora a equipe de New Orleans conta novamente com seu “Big 3”, composto por Chris Paul, armador e quem organiza o jogo do Hornets, David West, ala-pivô e Tyson Chandler, pivô e muito forte na marcação.
West teve grandes atuações na última semana, onde o Hornets venceu todas as 3 partidas que disputou, no último domingo (22/02) o time de New Orleans ganhou fora de seus domínios por 112 X 105 do Sacramento Kings e David West contribuiu com 24 pontos, 9 rebotes e 5 assistências. Na quarta-feira (25/02) passada o Hornets voltou a jogar em Nova Orleans, não decepcionou sua torcida e bateu o Detroit Pistons por 90 X 87, West anotou um Duplo-Duplo, com 30 pontos e 10 rebotes, além de distribuiur 3 assistências. A equipe de New Orleans venceu em seus domínios a última partida que disputou na semana, contra o Milwaukee Bucks, na última sexta (27/02) por 95 X 94, o ala-pivô do Hornets marcou 28 pontos e pegou 12 rebotes. David West obteve médias de 27,4 pontos, 10,4 rebotes e 3 assistências por partida nesses últimos 7 dias.
Game of the Week
No melhor jogo dessa semana houve um confronto entre dois times que brigam por uma vaga nos playoffs, a partida foi decidida nos segundos finais, com um arremesso espetacular. Philadelphia 76ers e New Jersey Nets enfrentaram-se na última terça-feira (23/02) no Izod Center em Nova Jersey, casa do Nets. As 2 equipes vinham de sequências negativas na liga, o time de New Jersey não vencia há 5 partidas e o Sixers havia sofrido 3 derrotas consecutivas.
O time visitante foi melhor no início da partida e venceu o primeiro quarto por 31 x 19, mas na segunda a equipe mandante mostrou poder de reação e ganhou o 2° período por 32 x 20 e foi para o intervalo com o jogo empatado em 51 pontos. Na volta dos vestiários a partida permaneceu muito equilibrada, com os 2 times muito próximos no marcador, o Sixers venceu o 3° quarto por 24 x 23 e foi para o último e decisivo com uma liderança de apenas 1 ponto, 75 X 74.
Nos 12 minutos finais o jogo seguiu disputado, com muitas emoções reservadas para o final. Restando aepnas 2:16 para o fim do duelo, a equipe de Philadelphia vencia a partida por 90 x 87, 3 pontos de vantagem, mas os minutos finais aparentavam que não terminariam nunca., com 1:44 o Nets diminuiu a diferença, 90 X 89, mas com 1:29 a diferença voltou para casa dos 3 pontos a favor do time de New Jersey, 92 X 89, porém com um incrível arremesso de 3 pontos de Simmons, o Nets conseguiu virar a partida, com apenas 0:35 restantes, o placar agora registrava, 93 X 92 para o time mandante, que não pode comemorar muito, pois a resposta do Sixers veio logo em seguido, com um arremesso certeiro de Speights, que dava novamente a equipe de Philadelphia, a liderança no marcador, 94 X 93.
Com 0:20 para o fim do duelo o cestinha da partida, Devin Harris, que aquela altura já havia marcado 36 pontos, errou um passe (turnover) e teve de cometer a falta para paralizar o cronômetro, Andre Miller, do Sixers foi para linha de lance livre e acertou apenas um, 95 X 93. Mas, com 0:13 para o fim do jogo Vince Carter voltou a empatar a partida, 95 X 95, porém o jogo ainda não havia terminado, com apenas 0:01.8s para o fim, o armador do Nets, Devin Harris teve de cometer outra falta e dessa vez quem foi para a linha de lance livre foi Andre Iguodala, que errou o 1° e converteu o segundo, o Sixers vencia o duelo por 96 x 95. A posse de bola era da equipe de New Jersey e ela foi passada para Harris, que tentou um arremesso do meio da quadra e foi bloqueado, mas conseguiu rapidamente recuperar a bola e fez outra tentativa e dessa vez, Devin Harris incrivelmente acertou e foi do inferno para o céu, pois havia errado um passe anteriormente, forçando a falta, o que poderia ocasionar a derrota de sua equipe. Os juízes tiveram de rever a jogada para ver se a bola saia das mãos de Harris antes do estouro do cronômetro, mas nenhuma irregularidade foi marcada e a cesta foi validada, dando ao New Jersey Nets uma incrível vitória por 98 X 96.
Veja no vídeo abaixo esse arremesso espetacular de Devin Harris.
http://www.youtube.com/watch?v=GL3l3_BIAHc&feature=related
New Jersey Nets: Números
Devin Harris – 39 pontos, 2 rebotes e 8 assistências.
Kyon Dooling – 16 pontos, 3 rebotes e 3 assistências.
Vince Carter – 10 pontos, 5 rebotes e 3 assistências.
Philadelphia 76ers: Números
Andre Iguodala – 21 pontos, 9 rebotes e 5 assistências.
Andre Miller – 17 pontos, 5 rebotes e 10 assistências.
Samuel Dalembert – 13 pontos e 10 rebotes.
Por: Flávio Di Donato Catandi e Gustavo Miglioretti