Sumário
ToggleO Boston Celtics perde para o Indiana Pacers em batalha acirrada marcada por um erro grotesco da arbitragem.
O Boston Celtics perde para o Indiana Pacers e acumula a derrota de número oito. Apesar da derrota, foi mostrado um bom desempenho, principalmente de jogadores como Jaylen Brown, Jrue Holliday, Kristaps Porzingis, Al Horford e Payton Pritchard. Apesar disso, foram cometidos erros que não apareciam a alguns jogos, o que pode preocupar pensando na sequência difícil da equipe nos próximos dias.
Momentos de destaque
Jaylen Brown teve um início energético no ataque, usando bastante da sua velocidade e força para infiltrar e conseguir pontos e faltas. Das 6 primeiras cestas certas do Celtics, 4 foram em boas condições de infiltração. As outras duas também vieram de infiltrações que se tornaram passes extras para fora do perímetro, criando arremessos abertos.
O primeiro quarto inteiro foi uma batalha apertada nas áreas pintadas e nos perímetros de ambas as equipes. Indiana superou a forte defesa do Celtics que, na maioria das vezes, se encontrava muito bem postada em transições. A equipe acertou 13 dos 24 arremessos tentados, sendo 6 desses acertos de longa distância. A equipe de Boston chegou a ficar atrás no placar algumas vezes, mas em momento algum por mais de 5 pontos de diferença. Foram 26 arremessos tentados, com também 13 conversões, sendo 5 delas do perímetro. Diferente do último jogo contra Indiana, no qual o Celtics não teve nenhum lance livre durante todo o primeiro tempo, foram 4 deles para Boston no primeiro quarto. Final de 34 x 33 a favor do Celtics.
O jogo se manteve parelho no 2º quarto. A batalha no garrafão foi muito próxima, o mid-range foi pouco usado e o perímetro mostra uma eficiência alta de ambos os lados da quadra. A grande diferença das equipes é na defesa, principalmente nos rebotes. Boston viu sete dos seus nove jogadores com minutos pegarem rebotes ofensivos, em uma defesa de Indiana bastante desatenta e incapaz de realizar bons box-outs. A equipe de Boston também conseguiu algumas faltas, apesar do aproveitamento de apenas 58,3% nos lances livres no primeiro tempo.
Na reta final do segundo quarto, Haliburton saiu carregado de quadra após um lance infeliz no qual o armador escorregou em quadra. O time do Pacers pareceu sentir a saída de sua estrela e abriu espaço para o início de um show de Jaylen Brown. O camisa 7 não teve dó ou piedade e fez incríveis 25 pontos em 11-14 arremessos, apenas dois deles de três pontos. O quarto terminou em 68 x 59 a favor do Celtics.
O terceiro quarto começou e rapidamente Indiana encostou no placar, forçando Mazzula a chamar um tempo para reorganizar a defesa, que parecia não funcionar, e desenhar o ataque que parecia um pouco apressado demais. A equipe voltou do pedido de tempo e imediatamente começou a cometer erros individuais bobos. Uma série de turnovers e ataques afobados levou Indiana à virar a partida por um momento, mas rapidamente Horford, com um passe de Porzingis, respondeu e empatou o jogo novamente.
A partir disso o jogo novamente se tornou parelho, mas dessa vez com muitas faltas e turnovers. Parte do que aconteceu para que o Celtics perdesse a liderança foi o fato de terem começado a ceder rebotes, principalmente ofensivos, para a equipe de Indiana. Apesar disso, a eficiência de ambas as equipes se manteve alta.
O final do terceiro quarto foi marcado por problemas defensivos da equipe de Boston, que permitiu que o Pacers ganhasse o quarto por 44 x 33. Jogadores como T.J. McConnell, Jalen Smith e Ben Mathurin apareceram no jogo e ajudaram o time de Indiana a abrir 103 x 101 na ida para o quarto final.
O último quarto começou apenas com White e Horford como representantes do time titular em quadra, tendo Pritchard, Mykhailiuk e Kornet completando o quinteto. Apesar de boas jogadas de Svi e White, o time entrou novamente muito afobado, seguindo o ritmo ditado pelo time de Indiana. Isso causou novamente muitos erros individuais, e Indiana aproveitou essas oportunidades para manter uma vantagem.
Os últimos 6 minutos do quarto final foram uma troca sincera de arremessos difíceis e criativos. Indiana garantiu quatro arremessos do perímetro, além de duas bolas dentro do garrafão, enquanto Boston garantiu três de longa distância e três da área pintada, além de alguns lances livres para cada um dos lados.
Com 131 x 131 nos 40 segundos finais, Boston tem uma posse que terminou em um fade away errado de Brown, dando a bola para Indiana com 27 no relógio. O Pacers então desperdiçou a posse dando de volta a Boston a oportunidade de vencer o jogo, e com 3 segundos no relógio foi marcada uma falta em cima de Jaylen Brown que, de forma inaceitável, é cancelada pela arbitragem após desafio de Rick Carlisle. Com isso, Indiana ganhou a posse novamente, conseguindo três lances livres e convertendo dois deles. Al Horford pegou o rebote e pediu tempo com 0.1 no relógio. Em uma jogada surpreendentemente boa, Luke Kornet consegue dar um tapinha na bola após tentativa de ponte aérea, mas a bola não entrou.
Derrota ardida de 133 x 131 para o Indiana Pacers.
Jogador decisivo
Jaylen Brown
Partida exemplar do camisa 7. Foram 40 pontos em 17-26 FG (3-4 3PT) contra um Indiana Pacers doído da derrota anterior. Jaylen mostrou uma mudança bastante perceptível no seu jogo em relação à última temporada, na qual tinha uma tomada de decisão bastante contestável e muita dificuldade de desacelerar o jogo e impor o próprio ritmo. Era visível que ele dessa vez se sentia confortável sendo o cara do time, principalmente em momentos de necessidade, liderando diversas corridas no placar e aparecendo em jogadas junto à Kristaps Porzingis que resultaram em alguns dos pontos da equipe no quarto final. No fechamento da partida, Brown teve um aproveitamento de 40% (2-5 FG), sendo um dos arremessos perdidos, a falta que ele havia sofrido após contato claro de Buddy Hield no ato do bloqueio.
Num geral, Brown mostrou capacidade de ser o cara do ataque, viveu momentos de um verdadeiro franchise player (apesar de ter tido uma noite porca nos lances livres novamente), mas será usado de bode expiatório devido à narrativas que não conversam com a realidade. Ele é nosso destaque de hoje, apesar de muitos o tratarem como culpado.
Menções honrosas: Jrue Holliday, Al Horford e Kristaps Porzingis.
Destaques da Box-Score
- No jogo anterior foram 19 lances livres. No primeiro tempo desse jogo foram 12. A eficiência foi baixa em ambos.
- No primeiro tempo, apena s 19 dos 50 arremessos da equipe foram do perímetro.
- Luke Kornet tem um sério problema com os rebotes. Apenas 2 hoje, apesar de diversas oportunidades.
- 15º jogo na temporada com todos os titulares do Celtics pontuando dígitos duplos.
- Payton Pritchard liderou o time em rebotes totais (7) e ofensivos (4).
- Kristaps Porzingis liderou a equipe em assistências (7).
- O time mostra um problema com lances livres. Foram 29 idas à linha e apenas 20 acertos (69%)
Citações da noite
“Nós temos que ser melhores na defesa. Tomar 44 pontos em um quarto não é nada bom para nós, então temos que ser melhores na defesa.”
– Joe Mazzula, em entrevista pós-jogo.
“É normalmente o terceiro quarto. Talvez nós não vamos com a energia que deveríamos, independente de quem está em quadra.”
– Jrue Holliday, sobre como as 8 derrotas do Celtics na temporada podem ser atribuídas a um quarto.
Próximo confronto
O Celtics volta às quadras em casa contra o Minnesota Timberwolves na quarta-feira (10/01/24), às 21h com transmissão do NBA League Pass.
Celtics Brasil no Whatsapp
Quer entrar em um de nossos grupos no whatsapp e falar diariamente sobre o Celtics com centenas de outros torcedores? Preencha o formulário clicando aqui e em breve te adicionaremos!