Raio-X: Celtics 129, Pacers 124

Em mais um duelo entre Boston Celtics e Indiana Pacers nessa temporada (o quinto)…

Momentos de destaque

A partida começou em ritmo alucinante, com troca franca de arremessos da linha de três pontos, e excelente aproveitamento de quadra. Se de um lado Myles Turner e Aaron Nesmith mataram suas bolas, Jrue Holiday e Derrick White responderam à altura.  Mazzulla soltou o time, com uma linha visivelmente preparada para cercar Siakam e Haliburton, algo que obrigou os Pacers a usarem e abusarem de alternativas, como Nembhard e Toppin. 

Do lado do Celtics, Jaylen Brown e Jayson Tatum, um pouco tímidos na partida, começaram a dar as caras e auxiliaram na distribuição do jogo. Do meio para o fim do quarto foi a vez de Derrick White, o testa, botar o jogo debaixo do braço e facilitar as coisas para o restante da equipe. 

Fim de primeiro quarto – 36 x 26 

O segundo quarto começou com um verdadeiro tocaço de Neemias Queta para cima de Obi Toppin e duas bolas rápidas de Sam Hauser, de longa distância. Pelo Indiana, Nesmith com a mão calibrada seguiu acertando bolas de meia e longa distância, não permitindo ao Celtics abrir a vantagem para mais de 10 pontos. A equipe de Joe Mazzulla conseguiu encaixar bem a defesa e com Tatum esquentando na partida, levou a vantagem para 17 pontos com 8 minutos por jogar. Nos poucos minutos em que esteve em quadra, Queta pareceu um tanto desligado, atuando de forma afobada na defesa, porém, auxiliando de forma efetiva no ataque. Esse desequilíbrio pode ser fator decisivo em relação à preferência por Kornet ao invés do português. 

Com Tatum quente o jogo é diferente. Com sequência espetacular, que contou com roubo, bola de três e assistência para Jaylen Brown, o Celtics alcançou sua maior vantagem na partida, com 20 pontos. Após sequência intensa dos Pacers, a diferença voltou à casa dos 15 pontos. 

Fim de segundo quarto – 81 x 66

O terceiro quarto começou como geralmente começam alguns dos piores terceiros quartos do Boston Celtics. Um show de horrores no aproveitamento de quadra, o que proporcionou ao Indiana tirar toda a vantagem conquistada por Boston ao longo da partida. Com um longo chute de 3, de Pascal Siakam, os Pacers simplesmente empataram a partida. A sequência terrível, de 22 a 8 no quarto, desestabilizou a equipe e obrigou Joe Mazzulla a parar por mais de uma vez a partida, atrás de encontrar os ajustes necessários para retomar a vantagem. 

Sam Hauser com linda cesta de três, seguido por um tocaço de Neemias Queta, colocaram o Celtics mais uma vez à frente no placar, fazendo Rick Carlisle parar a partida. Pritchard, também de 3, ajudou o Celtics a abrir 6 pontos restando 1 minuto no relógio. Buddy Hield e Jalen Smith reduziram a vantagem para 1 ponto, faltando 6 segundos para o fim do período. Tatum, em velocidade, encontrou Neemias Queta livre para a cravada, no estouro do relógio. 

Fim de terceiro quarto – 106 x 103

O último quarto teve um início eletrizante para o Celtics. O time mostrou sua defesa de elite e boas jogadas de transição, com menções honrosas a Neemias Queta, Jrue Holliday e Jaylen Brown. Os minutos seguintes foram de troca franca de pontos, com ambos os ataques avançando em alta velocidade.

Ambos os times mostraram uma estratégia de segurança nos arremessos, com muitas bolas de dois pontos, principalmente em jogadas de mid-range. Isso foi o suficiente para o time de Boston se manter à frente durante todo o período. Apesar disso, no final do jogo o time de Indiana encenou uma virada, chegando a empatar a partida, o que gerou uma emoção final. Mas com boas posses defensivas e boas chamadas no ataque, o Celtics conseguiu se manter à frente com direito a tocos belíssimos de White e Tatum.

Jogadores decisivos

Jayson Tatum

Sem novidades, Jayson Tatum foi o homem da partida com sobras. Foram 30 pontos do camisa 0 em incríveis 63% de aproveitamento (4-9 3PT), além de 7 rebotes e 7 assistências. Ele estava em todos os lugares da quadra, inclusive mostrando muita força no setor defensivo, incluindo um toco nos momentos finais que, basicamente, sacramentou a vitória.

Destaques da Box-Score

  • O Celtics chutou incríveis 54% da quadra e 47,2% dos arremessos de três pontos.
  • Indiana dominou os rebotes ofensivos, o que gerou uma diferença de 31-6 para o Pacers em pontos vindos de segundas chances.
  • O Celtics acertou mais lances livres (18) do que Indiana tentou arremessar (15).
  • O ex-Celtics, Aaron Nesmith, liderou a equipe do Pacers com 26 pontos.

Citação da noite

“Era um back-to-back e eles tentaram nos cansar e se aproveitar disso. Mas nós achamos uma maneira de vencer.”

Jaylen Brown ao ser perguntado como foi jogar contra o ataque mais rápido da liga.

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!