Em um verdadeiro monólogo, o Celtics não tomou conhecimento do Warriors e botou o garbage pra jogar após intervalo.
Sumário
ToggleMomentos de Destaque
Em um duelo entre Stephen Curry e Jayson Tatum, excelentes jogadores do perímetro, era esperada uma chuva de bolas de 3 e uma partida apertada, como geralmente são as partidas contra GSW. Nada feito. Logo no primeiro lance, Jaylen Brown mostrou suas credenciais, com lindo chute da linha de 3 pontos, seguido por outras duas bolas de três pontos, de Holiday e White. A equipe de Steve Kerr respondeu na mesma moeda, com chutes de Moody e Klay Thompson.
Parecia que teríamos um jogo daqueles, até que Jaylen Brown resolveu botar os rivais no bolso, e com um desempenho completamente próximo ao que se espera dele, fechou o caixão, anotando 19 pontos em 7 minutos, levando o Celtics a uma vantagem de 22 pontos no fim do primeiro quarto, finalizado em 44 x 22 para a equipe celta.
Nada que esteja ruim e que não possa piorar, certo? Bom, para a equipe de São Francisco essa máxima foi levada à risca. Curry irreconhecível, tentou bolas longas de diversos lugares, sem sucesso, e viu sua equipe assustada em quadra, tamanho o ímpeto e o volume de jogo do Celtics. Joe Mazzulla não privou seus adversários de uma surra contundente, e em 12 minutos, praticamente deu uma aula de defesa contra ataque e de ataque contra defesa.
Boston fez o que quis dos dois lados da quadra, deixando até os mais céticos em relação ao trabalho do treinador de queixo caído. O intervalo chegou, e com ele, a maior vantagem da história da franquia ao final dos dois primeiros períodos. Placar de 82 x 38.
Dali pra frente, foi terrão versus terrão. Mazzulla, que já não pôde contar com Kristaps Porzingis para a partida, resolveu colocar a segunda unidade em quadra e, para surpresa de muitos, Steve Kerr o acompanhou. Cury, Green e Thompson sequer voltaram do vestiário. Foi uma boa oportunidade para ver jogadores como Jaden Springer e Xavi Tillman em ação. Pelo lado do Golden State, oportunidade para Gui Santos, que entrou ao lado de Chris Paul para tentar reduzir a diferença, que ao invés de diminuir, se manteve.
Svi Mykhailiuk, Sam Hauser, Payton Pritchard e Al Horford também mataram suas bolinhas de longa distância, fazendo com que a equipe de Mazzulla fechasse o jogo com 25 bolas de três e um aproveitamento de 51% do perímetro. Coisa de louco. Placar final, Boston 140 x 88.
Jogadores Decisivos
Em suma, dá pra creditar a partida de ontem ao ímpeto inicial de Jaylen Brown. O ala entrou pra amassar e provar que está em fase espetacular após All-Star Game. Seus 19 pontos em 7 minutos no primeiro quarto decretaram o rumo do jogo e foram determinantes para que Mazzulla pudesse alternar suas rotações tão cedo. O jogador finalizou a partida com 29 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, em apenas 22 minutos em quadra.
Menção honrosa para o aniversariante do dia, Jayson Tatum, que entregou 27 pontos, 5 assistências e 3 rebotes nos 25 minutos em que esteve em quadra. Tatum presenteou os fãs com mais uma atuação contundente, e foi agraciado com gritos de ‘MVP’ e por uma platéia inteira cantando ‘parabéns pra você’. Noite inesquecível para o nosso camisa 0.
Destaques da Box-Score
- Jaylen Brown (29 pontos) e Jayson Tatum (27 pontos) quase superaram os titulares dos Warriors sozinhos, já que os cinco titulares do Golden State totalizaram apenas 33 pontos.
- Boston superou o Golden State por 40 pontos durante os 25 minutos de Tatum.
- Tatum, Jrue Holiday, Derrick White e Al Horford combinaram para 21 assistências sem cometer um turnover.
- Seis Celtas terminaram com uma classificação +/- de pelo menos mais +30.
- Stephen Curry marcou apenas quatro pontos e acertou 0 de 9 de longe.
- Derrick White liderou o jogo em assistências com oito.
- Payton Pritchard saiu do banco para marcar 19 pontos, pegando seis rebotes e distribuindo seis assistências.
- Al Horford, que marcou sete pontos, alcançou 14.000 pontos na carreira.
- Oshae Brissett liderou o Celtics com sete rebotes.
- Boston superou o Golden State por 36-10 em pontos de contra-ataque.
Citação da Noite
“Estou muito feliz. Faço o que amo diante dos melhores torcedores do mundo. Hoje brilhamos, agora quero aproveitar o resto do dia com minha família.”
Jayson Tatum, sobre se este foi ou não seu melhor aniversário de todos os tempos.
Texto por Vicente Kresiak