Em grande noite de Jaylen Brown, voando dos dois lados da quadra, Celtics vence primeira partida das finais em jogo controlado desde o início.
A Partida
O Celtics abriu o jogo com muita agressividade. Eles foram agressivos sempre que puderam e aproveitaram ao máximo a relativa falta de capacidade atlética de Dallas na defesa. Do outro lado da quadra, Boston também foi assertivo desde o início. Para piorar ainda mais as coisas para o Mavericks, Porzingis esteve excelente em seu retorno de lesão, após substituir Al Horford no início do quarto. Ele causou impacto imediato e fez 11 pontos no período. Depois de perder as últimas cinco semanas devido a uma distensão na panturrilha, ele pareceu tão revigorado e pode vir a ser o grande negócio para Boston pelo restante da série. O ataque de Boston foi demais para Dallas conter. Sete jogadores marcaram no período, levando o Celtics a uma vantagem de 17 pontos, a segunda maior vantagem na história das finais da NBA para um primeiro quarto. Final, 37 – 20.
Embora o ataque do Celtics tenha continuado a funcionar no segundo quarto, foi a defesa da equipe da casa que fez a maior diferença. A extensão e a tenacidade do Boston tornaram difícil para o Mavericks avançar na pontuação. Dallas marcou apenas 22 pontos no segundo período, depois de marcar 20 no primeiro, uma marca péssima para um dos ataques mais potentes da liga. Fora Luka Doncic, que fez 17 no primeiro tempo e terminou o jogo com 30 pontos e 10 rebotes. Doncic teve apenas 1 assistência no jogo. Boston fez questão de limitar sua capacidade de ser o grande facilitador que está acostumado a ser. Final do primeiro tempo, 63 – 44.
Dallas jogou com mais urgência na defesa para abrir o segundo tempo, e a fisicalidade renovada gerou problemas ao Boston. Os Mavericks também encontraram mais ritmo no lado ofensivo da equação. Os turnovers foram um problema para o Celtics e foram um dos maiores motivos pelos quais o Boston não conseguiu segurar o ritmo e se manter em vantagem no jogo. Faltando apenas alguns minutos para o final do terceiro, o Mavericks ficou a 8 pontos de pegar o Celtics. No entanto, Boston encerrou o período com uma sequência de 14 – 2, graças a uma defesa muito mais focada, ciente da necessidade de brigar por cada rebote e não dar pontos de segunda chance ao adversário. A vantagem dos celtas foi de 86 – 66 no final do terceiro período.
A capacidade do Boston de atrapalhar o jogo do Mavericks no ataque foi o fator mais importante no resultado do jogo. Dallas teve apenas 9 assistências em 35 gols marcados. O Celtics, por sua vez, deu 23 assistências e equilibrou a defesa junto de um ataque inteligente e proativo. Esta tendência continuou até o final do último quarto. Jaylen Brown foi tremendo na defesa a noite toda, com 3 roubos de bola e 3 bloqueios. Seu jogo no último quarto ajudou a fechar a porta para o Mavericks. A vitória por 107 – 89 foi grande para Boston, embora a série esteja inacabada. As equipes que vencem por 1 a 0 nas finais da NBA vencem a série em 70,1% das vezes. O jogo 2 é domingo, 09 de junho, às 21:00 no TD Garden.