Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Guia – Eurobasket 2009 – Grupo B

Camisas do Boston Celtics com desconto

Na segunda parte do nosso Guia EuroBasket, temos uma análise completa das equipes do Grupo B, que conta com uma Alemanha renovada, a poderosa equipe francesa, a Letônia, que pode sempre surpreender, e a atual campeã, a Rússia.

Alemanha

Posição no ranking da FIBA: 7° (329 pontos)
Posição no EuroBasket 2007: 5° lugar
Posição Mundial 2006:
Posição nas Olimpíadas de Pequim 2008: 10° lugar
Técnico: Dick Bauermann

O sonho da Alemanha de voltar ao pódio em uma competição internacional, o que não acontece desde o EuroBasket 2005, quando terminou na segunda colocação, está longe de se tornar realidade. A seleção alemã não vai contar com suas duas principais estrelas – o ala-pivô Dirk Nowitzki, que atua no Dallas Mavericks, e o pivô Chris Kaman, do Los Angeles Clippers – que não foram liberados por suas equipes da NBA para atuarem pela seleção. Além disso, a Alemanha passa por uma renovação: três veteranos que estiveram nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Pascal Roller, Robert Garrett e Mithat Demire, se aposentaram da seleção. O armador Johannes Strasser, destaque da Bundesliga alemã pelo Telekom Baskets Bonn, pediu dispensa por motivos pessoais.

A seleção alemã conta com jogadores muito jovens em seu elenco, sendo que cinco deles possuem menos de 22 anos. Mas o time também recebeu duas boas notícias: o experiente pivô Patrick Femerling e o ala Demond Greene decidiram voltar a atuar pela seleção, e com isso podem ajudar no desenvolvimento dos atletas mais jovens. A Alemanha obteve bons resultados nos amistosos que disputou, onde venceu a Sérvia (74 a 53), a Turquia (74 a 67) e a Letônia (89 a 72).

Com uma equipe recheada de jogadores jovens, os alemães dificilmente chegarão ao pódio, mas podem brigar por uma das seis vagas para o Mundial da Turquia-2010. Os destaques da Alemanha são os veteranos Femerling e Greene, e o armador Heiko Schaffarzik, que atua na Bundesliga alemã, pelo New Yorker Phantoms Braunschweig.

França

Posição no ranking da FIBA: 16° (180 pontos)
Posição no EuroBasket 2007: 8° lugar
Posição Mundial 2006: 5° lugar
Posição nas Olimpíadas de Pequim 2008: Não participou
Técnico: Vincent Collet

A seleção francesa foi a última a garantir vaga no EuroBasket 2009. Os “Bleus” tiveram de passar por uma eliminatória adicional, onde derrotaram Finlândia, Itália (vice-campeã olímpica em 2004) e Bélgica. A França possui um dos melhores elencos de toda a Europa, e tem totais condições de terminar entre as três melhores da competição, onde chegou pela última vez em 2005, quando ficou com a terceira colocação.

Dentre todas as equipes da competição, a seleção francesa tem o maior número de atletas que atuam na NBA, cinco: o ala Nicolas Batum, do Portland Trail Blazers, o pivô Ian Mahinmi e o armador Tony Parker, do San Antonio Spurs, o ala Boris Diaw, do Charlotte Bobcats, e o pivô Ronny Turiaf, do Golden State Warriors. Esse número poderia ser maior, sendo que Johan Petro e Alexis Ajinca foram cortados, e dois jogadores foram vetados por seus times: o pivô Joakim Noah, do Chicago Bulls, e o ala do Orlando Magic, Mickael Pietrus, este por conta de uma lesão no pulso direito.

Os destaques da seleção francesa são os jogadores que atuam na NBA, e o armador Antoine Diot, companheiro de JP Batista no Le Mans (FRA), que com apenas 20 anos, foi decisivo para a classificação francesa, ao distribuir nove assistências na vitória sobre a Bélgica por 92 a 54.

Letônia

Posição no ranking da FIBA: 35° (29 pontos)
Posição no EuroBasket 2007: 13° lugar
Posição Mundial 2006: Não participou
Posição nas Olimpíadas de Pequim 2008: Não participou
Técnico: Kestutis Kemzura

A Letônia tentará chegar à segunda fase do EuroBasket, a qual não disputa desde 2001, quando terminou na oitava colocação, e para buscar uma melhor posição, trouxe o técnico Kestutis Kemzura, que foi assistente da seleção lituana (2005-2006), e técnico do Khimki Moscow (RUS), de 2007 a 2009. Apesar dos recentes maus resultados, a seleção da Letônia pode surpreender, assim como fez em alguns amistosos, quando derrotou a Lituânia (81 a 79) e a Grã-Bretanha (86 a 84).

A maior parte dos jogadores (sete) atua no país. A Letônia também conta com um jogador da NBA, o pivô Andris Biedrins, do Golden State Warriors. Os outros destaques da seleção são: o armador Kristaps Valters, do DKV Joventut (ESP), e o pivô Kaspars Kambala, do Enisey Krasnoyarsk (RUS).

Rússia

Posição no ranking da FIBA: 15° (181 pontos)
Posição no EuroBasket 2007: 1° lugar
Posição Mundial 2006: Não participou
Posição nas Olimpíadas de Pequim 2008: 9° lugar
Técnico: David Blatt

A Rússia protagonizou uma das maiores surpresas do basquete mundial ao derrotar, na final do EuroBasket de 2007, a campeã mundial Espanha, em Madri, por 60 a 59, e assim sagrou-se pela primeira vez campeã da Europa. A seleção russa dificilmente vai repetir o feito de dois anos atrás, pois está desfalcada de seus dois principais jogadores: o armador americano naturalizado russo JR Holden, do CSKA Moscou (RUS), que foi o autor da cesta da vitória em 2007; e o pivô do Utah Jazz, Andrei Kirilenko, que pediu dispensa para descansar. Todos os 12 jogadores da seleção jogam na Rússia.

A equipe não obteve bons resultados em seus amistosos: em oito disputados, ganhou apenas um, contra a Bulgária, por 89 a 62. Nos três últimos amistosos, a principal estrela da equipe, Viktor Khryapa, não jogou, por conta de uma lesão no tornozelo, sofrida na derrota por 78 a 61 para a Lituânia, no dia 24 de agosto, no torneio de Acrópoles, onde a Rússia ficou na última colocação. As expectativas, porém, são de que Khryapa se recupere a tempo para jogar o EuroBasket. Outros destaques da seleção russa são o pivô Timofey Mozgov, do BC Khimki, e o ala Sergey Monya, do Dynamo Moscou.

Todos os jogos do Grupo B serão realizados em Gdansk. Confira a tabela da chave:

07/09
Rússia X Letônia
França X Alemanha

08/09
Alemanha X Rússia
Letônia X França

09/09
Rússia X França
Letônia X Alemanha