Avaliação individual da temporada 2022-23: Derrick White

Comparar as estatísticas de White da temporada passada com a atual pode levar os mais desavisados a pensar que pouca coisa mudou em relação às suas atuações. Sua eficiência nos arremessos melhorou bastante (de 48% para 56%), mas os demais números pouco se alteraram. 

No entanto, estatísticas quase nunca dizem toda a verdade sobre o jogo e somente quem acompanhou a temporada sabe o quanto White melhorou em relação ao ano passado, muito disso se deve à mudança de treinador e de função no time. 

Chegando ao Celtics no meio da temporada passada, com o time já montado, Udoka optou por utilizar White na mesma função que utilizava Josh Richardson, aberto na zona morta esperando a bola chegar para tentar arremessos de 3. Essa escolha foi um erro e fez White ter uma temporada muito instável, cheia de altos e baixos, culminando em um playoff para esquecer, onde teve médias de 8 pontos, com aproveitamento de 36% nos arremessos. 

Na temporada atual, tudo mudou. Mazzulla mudou a função tática de White, utilizando-o de forma muito semelhante como Pop o utilizava no Spurs, tendo bastante função de condução de bola, jogando quase como um armador, e tendo liberdade para correr a quadra toda. 

O resultado disso foi que o ataque celta mudou da água para o vinho. Com menos responsabilidade de conduzir a bola, Tatum e Brown economizaram energia para utilizar na finalização de jogadas e também começaram a encontrar muito espaço livre proveniente da movimentação de White, que confundia defesas e abria espaços. 

Mas se no ataque White foi importante para ajudar outros atletas a brilhar, na defesa o brilho foi todo seu. Com muita velocidade, raça, boa altura e envergadura, White superou até mesmo Smart para se tornar o melhor defensor celta na temporada. 

Líder entre todos os guards da NBA no fundamento de tocos, White tem sido uma peça extremamente importante na defesa de transição, sendo um dos principais responsáveis por fazer do Celtics a equipe da NBA que menos sofre pontos em contra-ataque e que mais limita a eficiência nos arremessos rivais. 

Pontos a melhorar 

É realmente difícil encontrar algo em que podemos dizer que White precisa melhorar. Seu arremesso de 3 foi considerado seu ponto fraco por toda sua carreira e provavelmente seria algo que listaríamos aqui, mas ele teve um excelente aproveitamento de 38% na temporada, um número de especialista. Então, nem isso podemos citar como uma área a melhorar. 

Vou então deixar uma crítica para o futuro (se é que isso é possível) e cobrá-lo para que tenha um playoff mais sólido e com melhores decisões de quadra do que teve na temporada passada. 

Nota da temporada
A-

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 2

  1. Pode não ser o melhor, mas é hoje o jogador mais importante do Celtics.
    Quando ele joga mal, o time inteiro joga mal. impressionante.

OUTROS TEXTOS
Raio-X
Guido Ravagniani

Celtics 103, Heat 124

Na noite de quarta-feira, 2 de abril de 2025, o Miami Heat derrotou o Boston Celtics por 124 a 103,

Raio-X
Guido Ravagniani

Celtics 117, Grizzlies 103

Na noite de 31 de março de 2025, o Boston Celtics derrotou o Memphis Grizzlies por 117 a 103 no

Raio-X
Guido Ravagniani

Celtics 121, Spurs 111

No dia 29 de março de 2025, o Boston Celtics derrotou o San Antonio Spurs por 121 a 111, estendendo

Opinião
Vicente Kresiak

Joe Mazzulla: Amado & Odiado

Desde que assumiu o comando do Boston Celtics, Joe Mazzulla se tornou uma das figuras mais controversas da NBA. Jovem,