O ex-jogador do Boston Celtics e renomado treinador John Thompson morreu nesta segunda-feira (31), aos 78 anos, de acordo com um comunicado divulgado pela Universidade de Georgetown, que foi comandada por Thompson em 27 temporadas do basquete universitário dos Estados Unidos (NCAA). Em seu perfil no Twitter, o Celtics divulgou uma nota lamentando o falecimento de Thompson, que teve seu nome incluído no Hall da Fama do basquete em 1999. “Nossas condolências à família Thompson durante esse período difícil. Descanse em paz, John”, diz a publicação do time verde e branco de Massachusetts.
John Thompson teve uma passagem curta, mas vitoriosa pelo Boston Celtics. Após defender Providence por quatro anos no basquete universitário, Thompson foi recrutado pelo Alviverde na 25ª escolha geral do 1964 NBA Draft. Escolhido pelo lendário treinador Red Auerbach para ser o reserva imediato do pivô Bill Russell, um dos maiores ídolos da história celta, Thompson disputou 74 jogos pelo Celtics, registrando médias de 3.5 pontos e 3.5 rebotes. Depois de conquistar dois títulos da NBA por Boston nas temporadas de 1965 e 1966, o jovem pivô se aposentou aos 25 anos e virou treinador.
Discreto como jogador, John Thompson se tornou uma lenda no comando de Georgetown Hoyas, cargo que assumiu em 1972, após seis anos comandando o St. Anthony High School. Thompson conquistou 596 vitórias em Georgetown e chegou a três finais da NCAA, sendo o primeiro técnico negro a faturar o título nacional em 1984. O treinador também recrutou e treinou futuros membros do Hall da Fama, como Patrick Ewing, Alonzo Mourning, Dikembe Mutombo e Allen Iverson. Depois de se aposentar como técnico, Thompson trabalhou como comentarista de basquete no rádio e na televisão, com destaque para a passagem pela TNT.
General manager do Boston Celtics, Danny Ainge relembrou a parceria com John Thompson nos tempos de comentarista e lamentou a perda do amigo. “Eu trabalhei com John de perto na TNT. Rimos tanto, na preparação, no avião e no ar. Seu legado viverá. Agradeço por ver o lado relaxado e engraçado dele. Que Deus abençoe sua família”, afirmou o dirigente celta.