Na metade do segundo período da partida contra o Portland Trail Blazers, disputada na madrugada desta sexta-feira (10), no Moda Center, pela temporada 2016/2017 da NBA, um filme muito desagradável passou pela cabeça de boa parte dos torcedores do Boston Celtics. Derrotado parcialmente por 17 pontos pela franquia de Oregon, o Alviverde estava encaminhando o segundo tropeço seguido como visitante na Conferência Oeste, depois de perder para um desfalcado Sacramento Kings, e deu a impressão, pela apatia em quadra, de que a terrível sequência de três jogos sem vitórias em janeiro poderia se repetir ainda nesta semana. Entretanto, para alívio e delírio dos celtas, a franquia de Boston mostrou um incrível poder de reação no segundo tempo, conseguiu a virada e derrotou o Blazers por 120 a 111. Foi a oitava vitória do Celtics em seus últimos nove compromissos nesta edição da liga.
Com bom aproveitamento de três pontos, liderado pelo ala-armador CJ McCollum e aproveitando os desfalques de Avery Bradley e Jae Crowder pelo lado do Boston Celtics, o Portland Trail Blazers não teve dificuldades no primeiro tempo: depois de abrir 10 pontos de vantagem no primeiro quarto, os donos da casa ampliaram a liderança sem sustos no início do período seguinte. Acuado, o Celtics precisava de uma resposta rápida, e ela veio nas mãos de Isaiah Thomas, que fez 10 pontos em pouco mais de dois minutos e cortou o prejuízo celta para apenas seis pontos.
Animado pela reação no segundo quarto, o Boston Celtics voltou do intervalo com a mesma pegada e assumiu temporariamente a liderança no placar, mas o Portland Trail Blazers, com Al-Farouq Aminu em noite inspirada, não permitiram que o time verde e branco disparasse na frente. No último lance do terceiro período, o calouro Jaylen Brown colocou o Celtics com uma vantagem mínima, graças a um arremesso de longa distância.
Já no último quarto, o Portland Trail Blazers tentou, a todo custo, manter um ótimo aproveitamento nos arremessos, e até conseguiu, só que esse bom momento não foi capaz de superar o forte ritmo do Boston Celtics. Com Isaiah Thomas justificando a fama de “Rei do Último Quarto” e anotando 15 pontos, além de uma atuação impecável de Marcus Smart nos dois lados da quadra, o Alviverde fez inacreditáveis 43 pontos em 12 minutos e confirmou uma de suas vitórias mais expressivas nesta temporada.
Comandante da reação no segundo período e com mais um show no último quarto, o armador Isaiah Thomas foi o cestinha do Boston Celtics em Portland, com 34 pontos, e ainda contribuiu com quatro assistências. Titular no lugar de Jae Crowder, liberado para resolver problemas familiares, o armador Marcus Smart fez uma de suas melhores partidas com a camisa verde e branca: foram 18 pontos, seis rebotes, cinco assistências, cinco roubadas de bola e nenhum desperdício em 37 minutos. O ala calouro Jaylen Brown, que voltou a atuar em sua posição original, também fez uma boa atuação, com 14 pontos e sete rebotes. Além disso, outros quatro atletas do Celtics deixaram o jogo com mais de 10 pontos: o ala-pivô Kelly Olynyk (13), o pivô Al Horford (12), o armador Terry Rozier e o ala-armador Gerald Green (11 cada).
Pelo lado do Portland Trail Blazers, como já era esperado, a dupla de perímetro formada por Damian Lillard e CJ McCollum comandou as ações ofensivas. Enquanto Lillard fez 28 pontos e flertou com um triplo-duplo, ao distribuir sete assistências e pegar seis rebotes, McCollum contribuiu com 20 pontos. Entre os reservas, destaque para o ala nigeriano Al-Farouq Aminu, que fez 26 pontos e pegou cinco rebotes.
Com a vitória no Moda Center, o Boston Celtics continua em situação confortável na vice-liderança da Conferência Leste. No momento, o Alviverde tem 34 triunfos em 53 jogos, aproveitamento de 64,2% e está a 2.5 jogos de distância do líder Cleveland Cavaliers. Já o Portland Trail Blazers, com apenas 23 vitórias em 54 partidas e 42,6% de aproveitamento, desperdiçou a chance de voltar ao G8 da Conferência Oeste e permanece na nona posição.
O Boston Celtics volta a jogar pela temporada 2016/2017 da NBA na madrugada de sábado (11) para domingo (12), às 1h (horário de Brasília), quando encara o Utah Jazz na Vivint Smart Home Arena, em Salt Lake City, com transmissão do SporTV para todo o Brasil. O Portland Trail Blazers terá um descanso maior e só entra em quadra novamente nesta segunda-feira (13), contra o Atlanta Hawks, no Moda Center.
Destaques da Partida
Portland Trail Blazers
Damian Lillard: 28 pontos, sete assistências e seis rebotes
Al-Farouq Aminu: 26 pontos e cinco rebotes
CJ McCollum: 20 pontos, quatro rebotes e quatro assistências
Boston Celtics
Isaiah Thomas: 34 pontos e quatro assistências
Marcus Smart: 18 pontos, seis rebotes, cinco assistências e cinco roubadas de bola
Jaylen Brown: 14 pontos e sete rebotes
Respostas de 3
Jaylen Brown evoluindo a cada jogo!!!
Ele precisa de confiança a partir do momento que tiver confiante será uma bela aquisição para nós… Torço muito para que ele seja este jogador que esperamos…
Ele só vai pegar confiança jogando. Tomara que mesmo com a volta do Bradley, ele ainda tenha tempo de quadra.