Mesmo sem contar com Kyrie Irving e de astral abalado pelo tropeço diante do atual bicampeão Golden State Warriors, o Boston Celtics conquistou, na noite de segunda-feira (28), um resultado importante na briga pelas primeiras colocações da Conferência Leste na temporada 2018/2019 da NBA. Contando com o apoio da torcida no TD Garden, o time verde e branco de Massachusetts bateu o Brooklyn Nets por 112 a 104, seu sexto triunfo nos últimos sete jogos, abriu vantagem sobre o Alvinegro na classificação e diminuiu a distância para os líderes do Leste.
Com Terry Rozier como titular na armação, já que Kyrie Irving foi poupado por causa de uma lesão muscular, o Boston Celtics teve um excelente desempenho nos dois primeiros períodos, principalmente na quadra defensiva, onde Al Horford comandou o show de tocos sobre os atletas do Brooklyn Nets. No terceiro quarto, o Nets esboçou uma reação e chegou a virar o jogo, mas o Celtics não se desesperou, recuperou a vantagem e garantiu o triunfo em casa sem maiores dificuldades.
Acostumado a ser decisivo na quadra de defesa, o combo guard Marcus Smart teve uma grande atuação no ataque e foi peça fundamental na vitória do Boston Celtics, com 21 pontos e sete assistências. Mais uma vez na rotação, o ala-armador Jaylen Brown também anotou 21 pontos. Os outros destaques celtas vieram do garrafão: enquanto Aron Baynes contribuiu com 16 pontos, o titular Al Horford registrou números expressivos: 14 pontos, 11 rebotes, seis tocos e cinco assistências.
Pelo lado do Brooklyn Nets, o protagonista foi o armador D’Angelo Russell, que fez 25 pontos e distribuiu quatro assistências. Reserva imediato de Russell, Shabazz Napier saiu do banco de reservas para anotar 20 pontos e dar cinco assistências. De volta ao quinteto titular, o ala Rondae Hollis-Jefferson flertou com um duplo-duplo, após anotar 14 pontos e pegar cinco rebotes.
Dono de 31 vitórias em 50 partidas e 62% de aproveitamento, o Boston Celtics permanece na quinta posição da Conferência Leste, mas já está a 1.5 jogo de distância do Indiana Pacers, dono do terceiro lugar, e a um triunfo de alcançar o quarto colocado Philadelphia 76ers. Já o Brooklyn Nets, com 27 vitórias em 51 duelos e 52,9% de aproveitamento, está confortável na sexta posição do Leste.
O próximo compromisso do Boston Celtics na temporada 2018/2019 da NBA será disputado na noite desta quarta-feira (30), às 22h30 (horário de Brasília), contra o Charlotte Hornets, no TD Garden. Será a quinta partida consecutiva do Alviverde como mandante. O Brooklyn Nets, por sua vez, não terá muito tempo para descansar, pois já encara o Chicago Bulls nesta terça-feira (29), no Barclays Center.
Sumário
ToggleDestaques do Celtics
Marcus Smart (21 pontos, sete assistências e cinco roubadas de bola)
Jaylen Brown (21 pontos e seis rebotes)
Aron Baynes (16 pontos e seis rebotes)
Al Horford (14 pontos, 11 rebotes, seis tocos e cinco assistências / duplo-duplo)
Destaques do Nets
D’Angelo Russell (25 pontos e quatro assistências)
Shabazz Napier (20 pontos e cinco assistências)
Rondae Hollis-Jefferson (14 pontos e nove rebotes)