A noite da última terça-feira (16) marcou o retorno do Boston Celtics à sua casa, o TD Garden, após 11 dias sem atuar diante de sua apaixonada torcida. No entanto, apesar de todo o esforço para levar o time à prorrogação, a falta de ritmo e o péssimo aproveitamento, além de um inspirado Anthony Davis, fizeram a equipe de Massachusetts conhecer sua primeira derrota de 2018, pelo placar de 116 a 113 para o New Orleans Pelicans. A sequência de 7 vitórias encerrou-se com a quebra de dois recordes da franquia: 19 bolas de três convertidas (anterior era 17) e 50 arremessos de três tentados (anterior era 37).
Após o longo período com somente um jogo disputado, o Boston Celtics iniciou a partida de forma dispersa, ocasionando diversos turnovers que custaram a vitória. A diferença de erros entre as equipes não foi muito grande, apenas 4, já que os Pelicans erraram em 15 oportunidades, enquanto o Celtics errou 19 vezes. Ocorre que a equipe comandada pelo técnico Alvin Gentry capitalizou e marcou 32 pontos em decorrência dos turnovers, contra apenas 13 marcados pelo time verde e branco nas mesmas circunstâncias.
Apesar da quebra do recorde de bolas de três convertidas e tentadas, o aproveitamento geral foi ruim, tendo o Boston Celtics acertado somente 39.6% de seus arremessos de quadra. Kyrie Irving, que marcou a maioria de seus pontos no terceiro quarto, teve uma atuação abaixo do que vem fazendo na temporada, apesar dos 27 pontos anotados. Seu aproveitamento foi péssimo, acertando somente 33% de seus arremessos de quadra (8/24). Nas últimas partidas, o armador celta vem encontrando dificuldades para se manter consistente, alternando momentos muito apagados com outros em que pontua da forma que se espera dele.
Outros destaques da equipe foram: Al Horford, que fez uma bela partida e, novamente, flertou com um triplo-duplo, marcando 14 pontos, 9 rebotes e 6 assistências; Jaylen Brown contribuiu com 16 pontos e 5 assistências; Marcus Smart, por sua vez, anotou 16 pontos, distribuiu 5 assistências e pegou 5 rebotes. Cabe aqui uma menção honrosa ao alemão Daniel Theis. O ala-pivô, apesar dos números no boxscore (7 pontos, 3 rebotes e 2 assistências), fez uma excelente partida, principalmente do lado defensivo da quadra, tendo provido muita energia em seus 20 minutos de quadra, sendo sempre o primeiro a chegar no ataque e também o primeiro a voltar para a defesa. Theis, que em dois anos de contrato receberá o equivalente a quase 2.2 milhões de dólares, tem sido muito importante na campanha vitoriosa da equipe comandada pelo técnico Brad Stevens.
Considerado o melhor garrafão da NBA, a dupla Anthony Davis e DeMarcus Cousins não decepcionou. Davis, que ao longo da semana viu seu nome ser especulado pela imprensa como alvo do Boston Celtics, fez uma partida espetacular, marcando 45 pontos e pegando 16 rebotes (duplo-duplo). O melhor ala-pivô da NBA sofreu a marcação de Al Horford, Aron Baynes, Daniel Theis e até Semi Ojeleye. No entanto, seu talento prevaleceu e o camisa #23 de New Orleans foi o principal responsável pelo triunfo de sua equipe. O sempre explosivo Cousins fez boa partida, apesar das 5 faltas cometidas, terminando o jogo com 19 pontos e 15 rebotes (duplo-duplo). O armador Jrue Holiday, que acertou somente um arremesso que tentou durante o primeiro tempo, converteu mais 8 durante o segundo tempo e prorrogação somados, ajudando sua equipe com 23 pontos, além de 7 assistências.
Apesar da derrota, o Boston Celtics mantém-se na liderança da Conferência Leste e dono da segunda melhor campanha da temporada 2017/2018 (atrás somente do Golden State Warriors). A próxima partida será disputada no TD Garden, quando a franquia Alviverde recebe o Philadelphia 76ers, rival histórico na Divisão do Atlântico. A partida acontecerá na próxima quinta-feira (18), às 22h, horário de Brasília. Já o New Orleans Pelicans volta às quadras hoje (17), quando visita o Atlanta Hawks, na Philips Arena.
Sumário
ToggleDestaques do Celtics
Al Horford (14 pontos, 9 rebotes e 6 assistências)
Kyrie Irving (27 pontos, 7 rebotes e 2 roubos de bola)
Jaylen Brown (16 pontos e 5 assistências)
Marcus Smart (16 pontos, 5 assistências e 5 rebotes)
Destaques do Pelicans
Anthony Davis (45 pontos e 16 rebotes – duplo-duplo)
DeMarcus Cousins (19 pontos e 15 rebotes – duplo-duplo)
Jrue Holiday (23 pontos e 7 assistências)
Rajon Rondo (7 pontos e 8 assistências)
Boxscore
Respostas de 15
Que o Davis iria deitar e rolar eu já previa. Mas que o Holyday botaria nosso perímetro no bolso…por essa eu não esperava.
Nem sempre será possível reverter a desvantagem. Ontem ficamos no quase. Paciência.
* RIP Jo Jo
Smart chutar 22 bolas num jogo não dá. Na própria prorrogação, faltando 1:30 estávamos ganhando por 113-112 ele inventa um chute de 3 com 18 segundos ainda restantes para o ataque. Errou e no contra-ataque levamos a virada para não recuperar mais a liderança. Eu reconheço o valor do Smart, mas assim não dá. Enquanto Smart achar que é Klay Thompson a gente vai perder jogos “ganháveis”. E olha que a partida dele foi boa. É melhor o cronômetro estourar para não levarmos contra-ataque do que o smart chutar (a não ser que ele esteja completamente wide open).
Fica cada vez mais claro que pra ganhar do Warriors numa possível final precisamos do AD. Horford+Brown+pick Lakers por AD. Acho que dá e vale a pena. Trio Kyrie, Hayward, Davis, com Tatum ficando cada vez mais maduro ficamos com o melhor time da NBA.
Acredito que seja muito pouco pelo Davis.
Ontem não foi so o smart o kyrie tbm sedeu Bolas faceis. ele fica querendo resolver sozinho tem horas que ele dormi com a bola nas maos ai os adiversario rouban ela dele isso irrita. mais resolveria se tatum chutar mais que o smart. Mais não so pode cobrar de um calouro até pq ele ja vem sendo um monstro….
Isso tá me irritando também, ele tenta resolver só mas acaba cometendo TOs ou erra as bandejas pois já sabem que ele irá tentar só.
A partida era difícil considerando o garrafão dos NOP. O Holyday fez uma partida além do esperado e nós erramos algumas jogadas em momentos cruciais.
Quando a partida ficava a nosso favor, comertíamos erros bobos.
Derrota normal.
Todo mundo reclama do Smart, ok. Mas o Irving é outro que força varias vezes durante o jogo e comete cada turnover besta. Pra termos chance de vencer o Cavs e Warriors ele precisa no mínimo jogar no mesmo nível do Thomas ano passado, ainda não acho que ele esteja 100% adaptado a ser o principal líder de um time. Ele pode mais do que vem jogando
O kyrie não teve uma noite boa, de fato. Mas isso é raro, estatisticamente falando. Vamos comparar:
A média de acertos do Kyrie é de 47,3% de acertos em FG e 39% em bolas de três. Ele chuta em média 25,3 bolas por jogo e joga em média 32,7 minutos (ou seja, chuta 0,77 bolas por minutos).
Já o Smart acerta 34,7% de acertos em FG e 29,6% em bolas de três. Ele chuta em média 14,4 bolas por jogo e joga, em média, 30,4 minutos. Ou seja, ele chuta 0,47 bolas por minuto, o que é MUITO para um jogador como ele).
Dá pra ver o desequilíbrio pegando as stats do Tatum. O calouro tem 49,9% de aproveitamento de FG, 46% de aproveitamento em bolas de três (!!!) mas chuta só 12,4 bolas por jogo e joga, em média, 30,9 minutos por jogo (ou seja chuta 0,40 bolas por minuto) com quase o dobro de aproveitamento do Smart.
Não justifica a derrota inteira de ontem não. Rozier entrou muito mal, foi pífio nos arremessos e o próprio matchup não nos favorece muito contra o Pelicans. Mas que isso é um fator importante, claro que é. Smart não pode chutar a quantidade que está chutando.
VENDO AS ESTATÍSTICAS O BRAD STEVENS CONFIA MUITO EM TODO O PLANTEL NÃO USANDO APENAS O YABUSELE NESSE JOGO, JÁ O TE´CNICO DO PELICANS NÃO CONFIA NA SUA ROTAÇÃO
Ontem foi mostrado ,o ponto fraco do time não temos pivôs a altura pra parar o Davis e o cousins ,ou selecionamos no proximo draft um pivô com potencial pra desenvolvermos ou trazemos um pivô dominaliga da liga
Kyrie esta devendo ainda, forçando umas jogadas que ele mesmo ja deveria ter aprendido com o Lebron… Esta começando a me irritar com o Kyrie… tentando a todo momento o chute de tres e estas bolas dele nao estao caindo, as vezes fazer o simples da resultado e ele esta muito mais querendo ser o show man do que ser o cara da franquia.
Smart eu me canso de falar dele por isso nem vou fazer uma nota tao grande. apenas isso gosto muito dele pela raça mas a tecnica é uma bosta.
Complicado viu, segunda melhor campanha da liga e ainda tem nego que vem corneta, pqp!
let’s go celtics
Apesar da derrota, estou muito feliz com a campanha até aqui, líder da conferência leste e segunda melhor campanha da liga, mesmo com todos os problemas q os colegas relatam aqui, acho q ainda cresceremos mais até os playoffs.
Leo concordo. E não perdemos para um time fraco. O garrafão do outro lado é um dos melhores, senão o melhor, da liga.