Acostumado a jogos emocionantes na temporada 2015/2016 da NBA, com resultados indefinidos até o último segundo, o torcedor do Boston Celtics teve uma noite tranquila na sexta-feira (15). Atuando em seu TD Garden, o maior campeão da história da liga liderou a partida contra o Phoenix Suns desde os primeiros minutos, abriu uma excelente vantagem no primeiro tempo e apenas administrou o resultado nos dois últimos períodos, conquistando uma vitória por 117 a 103, sem grandes sustos.
Depois de perder espaço no quinteto titular, o ala-pivô Kelly Olynyk mostrou que está mais vivo do que nunca na briga por uma vaga na equipe. Com direito a uma série de 13 pontos seguidos no final do segundo período, o canadense encerrou o jogo como cestinha do Celtics, com 21 pontos, e ficou a um rebote do duplo-duplo. O armador Isaiah Thomas, que foi poupado pelo técnico Brad Stevens e só atuou em dois períodos do jogo, fez 19 pontos.
Apesar das boas exibições de Olynyk e Thomas, a partida contra o Suns ficou marcada por um feito histórico do armador Marcus Smart. Em sua segunda temporada no Alviverde, o camisa 36 conseguiu o primeiro triplo-duplo da carreira, com 10 pontos, 11 rebotes e 11 assistências. O ala-pivô Jared Sullinger, mais discreto, fez um duplo-duplo: 11 pontos e 10 rebotes. O forte jogo coletivo do Celtics permitiu que outros três atletas também anotassem mais de 10 pontos: Jae Crowder e Avery Bradley, ambos com 17 pontos, e Amir Johnson, com 13.
Cada dia mais destruído pela ausência de Eric Bledsoe, o Phoenix Suns contou com uma noite inspirada do reserva Mirza Teletovic: em apenas 21 minutos, o bósnio fez 22 pontos. Também na rotação, o ala-armador T. J. Warren contribuiu com 13 pontos e três rebotes. Entre os titulares, o único destaque foi o armador Brandon Knight, que fez 16 pontos.
Com a segunda vitória consecutiva, o Boston Celtics recuperou a oitava colocação da Conferência Leste e voltou para a árdua disputa por uma vaga nos playoffs. O aproveitamento celta na temporada é de 52,5%. Já o Phoenix Suns, que coleciona derrotas nesta temporada, é dono da quinta pior campanha da liga, com aproveitamento de 31,7%.
O Boston Celtics terá pouco tempo para comemorar a tranquila vitória sobre o Phoenix Suns e o retorno ao G-8 da Conferência Leste, pois enfrenta, já na noite deste sábado (16), o Washington Wizards, no Verizon Center. O Suns, por sua vez, só volta a atuar no domingo (17), diante do Minnesota Timberwolves, no Target Center.
Sumário
ToggleDestaques do Celtics
Kelly Olynyk (21 pontos e nove rebotes)
Isaiah Thomas (19 pontos e cinco assistências)
Jared Sullinger (11 pontos e 10 rebotes / duplo-duplo)
Marcus Smart (10 pontos, 11 rebotes e 11 assistências / triplo-duplo)
Destaques do Suns
Mirza Teletovic (22 pontos e dois rebotes)
Brandon Knight (16 pontos e quatro assistências)
T. J. Warren (13 pontos e três rebotes)
Respostas de 2
Jogo bem fácil, Suns praticamente é uma equipe “tank” depois da lesão do Bledsoe. Legal mesmo foi o triplo duplo do Smartinho da vila, aí vi vantagem até pq ele veio do banco.