Pressionado por três derrotas consecutivas e pela perda da segunda colocação da Conferência Leste na temporada 2019/2020 da NBA, o Boston Celtics recebeu o New Orleans Pelicans na noite de sábado (11), no TD Garden, precisando de uma vitória convincente para afastar a crise. Contando com o apoio da torcida verde e branca, a equipe celta cumpriu a missão com louvor: com jogo coletivo e eficiência no ataque, Boston fez uma de suas melhores atuações na competição e bateu o Pelicans por 140 a 105.
Salvo um equilíbrio na metade do primeiro quarto, o Boston Celtics teve domínio absoluto da partida contra o New Orleans Pelicans. Com excelente aproveitamento nos arremessos, o time verde e branco de Massachusetts rapidamente abriu 10 pontos de vantagem, manteve a folga na liderança durante o segundo quarto e encaminhou a vitória na volta do intervalo, quando chegou a liderar o confronto por 37 pontos. No último quarto, com o jogo resolvido, restou aos reservas do Celtics manter a vantagem e confirmar o triunfo.
Criticado pelas atuações sem brilho nos últimos jogos do Boston Celtics, o ala Jayson Tatum fez a sua melhor partida como profissional, anotando 41 pontos em 30 minutos, com seis arremessos certeiros de longa distância. O principal auxiliar de Tatum veio do banco de reservas: além de contribuir com 22 pontos, o pivô turco Enes Kanter também pegou 19 rebotes e registrou mais um duplo-duplo na carreira. O ala Gordon Hayward, por sua vez, fez 19 pontos e pegou cinco rebotes.
Pelo lado do New Orleans Pelicans, o cestinha foi o armador reserva Frank Jackson, que contribuiu com 22 pontos e quatro arremessos certeiros de longa distância. Entre os titulares, o líder ofensivo foi o pivô Jaxson Hayes, que fez 20 pontos em 26 minutos. Já o armador Lonzo Ball, em quadra por 33 minutos, chegou muito perto de um triplo-duplo, com 10 pontos, 13 rebotes e nove assistências.
Com o triunfo em casa e a derrota do Miami Heat para o New York Knicks, o Boston Celtics recuperou a vice-liderança da Conferência Leste. A equipe celta venceu 26 das 37 partidas que disputou e tem 70,3% de aproveitamento. O New Orleans Pelicans, por sua vez, é o penúltimo colocado da Conferência Oeste, com 14 vitórias em 40 jogos e 35% de aproveitamento.
De volta ao caminho das vitórias e ao segundo lugar do Leste, o Boston Celtics defende essas marcas diante do Chicago Bulls, em partida que será disputada na noite desta segunda-feira (13), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no TD Garden. Também nesta segunda, mas às 21h, o New Orleans Pelicans visita o Chicago Bulls na Little Caesars Arena.
Destaques do Celtics
Jayson Tatum (41 pontos e seis rebotes)
Enes Kanter (22 pontos e 19 rebotes / duplo-duplo)
Gordon Hayward (19 pontos e cinco rebotes)
Destaques do Pelicans
Frank Jackson (22 pontos e duas assistências)
Jaxson Hayes (20 pontos, dois rebotes e dois tocos)
Lonzo Ball (10 pontos, 13 rebotes e nove assistências / duplo-duplo)