Marca registrada do Boston Celtics na temporada 2017/2018 da NBA, a capacidade de reação em partidas que parecem definidas foi colocada à prova mais uma vez na tarde de domingo (4), no TD Garden. Com cinco desfalques, o time verde e branco de Massachusetts não fez uma boa atuação nos dois primeiros quartos e permitiu uma vantagem de 16 pontos para o Portland Trail Blazers, dando a impressão de que sofreria a sua 16ª derrota na competição. Entretanto, o Celtics voltou com outra postura do intervalo, cortou o prejuízo e conquistou a vitória por 97 a 96, graças a uma cesta do pivô dominicano Al Horford no último lance da partida.
O arremesso da vitória foi o ponto alto de uma ótima atuação de Al Horford. Além de cestinha do Boston Celtics, com 22 pontos, o dominicano pegou 10 rebotes e registrou mais um duplo-duplo na carreira. Depois de Horford, os destaques celtas foram os jovens alas Jayson Tatum e Jaylen Brown: enquanto Tatum contribuiu com 17 pontos, Brown fez 16 pontos. Mais uma vez titular, o armador Terry Rozier fez uma partida discreta, anotando 11 pontos em 36 minutos.
Pelo lado do Portland Trail Blazers, os destaques vieram do perímetro. O ala-armador CJ McCollum foi o cestinha da franquia de Oregon, com 22 pontos, e o armador Damian Lillard chegou perto de um triplo-duplo, anotando 21 pontos, distribuindo nove assistências e pegando seis rebotes. O ala Maurice Harkless, que começou o jogo em Boston no banco de reservas, fez 19 pontos e pegou oito rebotes.
Invicto há quatro partidas, o Boston Celtics permanece na liderança da Conferência Leste, com 39 vitórias em 54 confrontos, 72,2% de aproveitamento e dois jogos de vantagem para o segundo colocado Toronto Raptors. Já o Portland Trail Blazers, com 29 triunfos em 53 jogos e 54,7% de aproveitamento, está na sexta posição da Conferência Oeste.
Após três partidas consecutivas em casa, a equipe do Boston Celtics voltará a pegar a estrada e terá pela frente um confronto direto pela liderança da Conferência Leste nesta terça-feira (6), contra o Toronto Raptors, no Air Canada Centre. O Portland Trail Blazers, por sua vez, já volta a jogar na noite desta segunda-feira (5), diante do Detroit Pistons, na Little Caesars Arena.
Sumário
ToggleDestaques do Celtics
Al Horford (22 pontos, 10 rebotes e cinco assistências / duplo-duplo)
Jayson Tatum (17 pontos e cinco assistências)
Jaylen Brown (16 pontos e seis rebotes)
Destaques do Blazers
CJ McCollum (22 pontos, três rebotes e três assistências)
Damian Lillard (21 pontos, nove assistências e seis rebotes)
Maurice Harkless (19 pontos e oito rebotes)