Quem viu, viu, quem não viu, pode ser que não veja mais.
O Celtics recebeu nesta quarta feira a equipe do Sacramento Kings, no que pode ser o ultimo confronto da história das franquias, já que a franquia de Sacramento está de mudança para Seatle onde pode acabar assumindo a identidade do falecido “Super Sonics”.
Se isso vier a se confirmar, o Celtics carimbou o adeus ao seu adversário com sua vitória de número 176 na história, contra 113 do adversário.
Mas deixando todo esse fato histórico de lado, vamos falar do jogo, que também causava grande expectativa afinal, não era o primeiro jogo sem Rondo na temporada, mas era o primeiro jogo com a certeza de que ele não vai voltar.
Não sabemos se o Celtics vai jogar assim em todas as partidas, mas essa inicial, foi promissora e apresentou todas aquelas mudanças positivas que vínhamos citando nos últimos dias.
Com a ausência de Rondo e de um armador de ofício, o Celtics se tornou uma equipe muito mais rápida, com a bola rodando muito mais e envolvendo mais jogadores em quadra.
Um grande exemplo da diferença entre os dois sistemas acontecia na sequencia de cada rebote defensivo.
Com Rondo em quadra, qualquer atleta que conseguisse o rebote, parava, protegia a bola, olhava ao redor para encontrar Rondo, tocava para o armador e só aí a jogada tinha sequencia, com uma boa dose de cautela.
Sem Rondo era nítido que cada jogador que conquistava um rebote já olhava para a ofensa em busca dos rápidos alas armadores celtas que saiam em disparada pelas duas laterais da quadra.
O aumento no número de fast-breaks com isso foi algo absurdo, que infelizmente não tenho os números exatos, mas quem viu a partida sabe do que estou falando.
A defesa como esperado também teve melhoras com a infernal dupla Bradley + Lee, mas poderia ser ainda melhor se aos 4 minutos de partida, Jared Sullinger não tivesse deixado a quadra com espasmos nas costas.
No lado ofensivo, o “basquete fácil” com a bola passando de mão em mão foi eficaz em achar jogadores livre de marcação, o que fez com que jogadores que estavam com histórico recente de dificuldade na pontuação, tivessem uma boa noite, como foram os casos de Jason Terry e Brandon Bass.
Como resultado dessa coletividade, o Celtics não teve nenhum jogador marcando mais de 20 pontos na partida, mas teve 10 jogadores pontuando, sendo 6 deles com duplos dígitos e 7 com aproveitamento igual ou maior que 50% nos arremessos.
Aí alguns podem dizer:
“- Mas esse time do kings é fraco, não serve de referência”
Não vou discutir que esse Kings é fraco (Embora tenha MUITO talento individual no elenco), mas vale lembrar que este mesmo Kings a algumas semanas atrás nos venceu de forma humilhante, com quase 20 pontos de vantagem, com 57 pontos convertidos no garrafão.
Aliás, o Kings é a segunda equipe que mais faz pontos no garrafão, com uma média de 44 pontos por partida.
Mas ontem com a defesa celta bem postada e a dificuldade em fazer a bola entrar no garrafão, o Kings foi limitado a apenas 16 pontos neste setor, quase um terço do que costuma fazer.
Então sim amigos, como já dito aqui, temos um campeonato pela frente e ver esse “novo Celtics” jogar, pode ser algo bem interessante.
Sumário
ToggleDestaques do Celtics:
Kevin Garnett: 13 Pts, 9 Reb, 5 Ast
Paul Pierce: 16 Pts, 10 Reb, 4 Ast
Destaques do Kinges:
Tyreke Evans: 19 Pts, 11 Reb, 2 Ast
DeMarcus Cousins: 13 Pts, 6 Reb, 4 Ast
[youtube id=”1Czw38-Kvno” width=”620″ height=”360″]
Respostas de 21
É serio o que aconteceu com o Sullinger?
Aparentemente não.
Deve jogar o próximo jogo.
não foram os problemas nas costas que “atrapalharam” o draft do sully?será que não é crônico?
tomara que não
Sempre gostei do Super Sonics
Com ou sem o Rondo sempre achei que a equipe pudesse jogar de igual pra igual com qualquer franquia, EXCETO.. Heat e Bulls (Com Rose de volta e recuperado). Ganhar uma série de 7 jogos contra eles nessas condições é utopia, É MINHA OPINIÃO! Inclusive respeito quem discorda.
Esqueci de dizer do LESTE, pois no oeste posso incluir Spurs e OKC.
Considero a equipe mais dependente do KG do que do Rondo, visto que o peso da perda do KG seria mais sentida na minha opinião.
Sobre duelos contra essas equipes, eu discordo um pouco, pois nossa equipe cresce de forma absurda nos offs, e creio que podemos bater de frente com ambas as equipes, principalmente com o Bulls, pois Rose seria limitado com a defesa do Bradley e do Lee…
Lembre-se que sem Rondo, já vencemos Heat e Knicks e fizemos dois jogos pau a pau com Nets e Bulls, na casa deles.
muito claro que sem o Rondo, temos um padrao de jogo que envolve todos jogadores
A prova de fogo mesmo na MINHA opnião será contra os amarelinhos, quando o Kobe pressionar mesmo os nossos “armadores´´ (como ele vem fazendo nos ultimos jogos do Lakers) ai veremos se esse time consegue algo ou não sem o rondo
Faz tempo que não jogamos mais com essa camisa com números cor de ouro!
Acho ele fera!
Let´s go Celtcs.
Vamo q vamo!
ACHO que essa camisa é usada só em março, em comemoração ao St. Patrick’s Day.
Alguém confirma?
Confirmado
Não sabia cara, sou louco pra ter uma dessas!!!
como esperado … terry sentindo mais “responsabilidade” em diferenciar nesse time. acho que agora ele vai evoluir bastante, e voltar a jogar aquele bom jogo. talvez não tanto quando ganhou o premio de 6º homem. mais bem insisivo…
grande jogo, agora vamos ver se conseguimos manter essa consistência defensiva! só pra comentar mesmo: desde a lesão do rondo, alguns sites andaram falando em Lowry nos Celtics, mas com essa trade entre grizzles, pistons e raptors, acho e espero que o Ainge não troque nenhum armador, tanto na 1 como na 2
Alguém sabe se o Rondo já tinha uma lesão naquele joelho?
É cedo para a conclusão. Tudo indica que tínhamos o problema da panela. Vamos esperar um pouco para definirmos. E se o time engrenar 6 ou 7 vitórias convincentes? Que fazer com o Rondo? A quem se dirigam as reclamações do Doc? Será que era ao PP mesmo?
As reclamações do Doc eram pra Pierce , Bass e Terry.
Ele já deixou isso quase que claro em algumas entrevistas
Apenas não citou os nomes, mas nem precisava.
Com relação ao Rondo, veja bem, o time pode melhorar sem ele, e acho que isso VAI acontecer.
Mas temos que lembrar que o Rondo é um armador espetacular, top3 da NBA e o time estava tendo problemas com ele não porque ele não é competente, bom, nem nada do tipo, e sim porque o esquema utilizado com ele era totalmente errado.
Se esse time engrenar umas boas vitórias com essa nova forma de jogar, acho que no ano que vem Rondo será adequado a esse formato.
Digo ACHO, porque nunca se sabe o que Doc Rivers pode fazer 🙁
O fato é que mesmo que o time embale, isso não faz de Rondo um jogador dispensável, afinal, pra esse time de hoje embalar, a presença de Pierce e KG jogando bem é indispensável, e devemos lembrar que em 1 ou 2 anos, ambos não estarão mais por Boston, e aí Rondo será mais do que fundamental.
Ou seja, a forma como Rondo vinha jogando, seja por vontade própria ou por ordem do Doc, não estava fazendo bem a esta equipe, mas isso não tira a importância do Rondo para o futuro, mesmo porque tivesse o Doc visto que era essa a forma correta de jogar (e eu vinha cantando essa bola a muito tempo aqui) e o Celtics não estaria com essa campanha, estaria era brigando pelo título.
Não me espanta o time melhorar sem o Rondo, ele chegou a fazer triple-doubles em noites não tão inspiradas. Errava jogadas bobas, trocas de marcação. Rondo é um cara que dificilmente será MVP de Regular Season, pois acho que ele não se mantém totalmente motivado para jogos pouco importantes.
O que eu acho é que, por mais que nossas expectativas se confirmem, o time se adapte e mova melhor a bola sem o Rondo, fica quase impossível sem ele em uma final de conferência.
Basta lembrar o desempenho dele no ano passado. Nos offs, jogam uns 8 jogadores só e aí caras como Rondo, Pierce e Garnett fazem a diferença. Sempre fizeram.