Neste 6 de Junho, o nosso Boston Celtics comemora mais um ano de fundação. Ate agora foram disputadas 67 temporadas pela franquia nascida em Boston e que é orgulho de milhares de fãs espalhados pelo planeta.
Em 1946, quando Walter Brown resolveu fundar em Massachusetts uma franquia de basquete, poucos imaginavam, mas ali nasceria a equipe mais vitoriosa da história da NBA. Sobre o trevo de três folhas, o leprechaun e a cor verde, símbolos de sorte e fé dos milhares de irlandeses de Boston, o Celtics já nascia tradicional e predestinado a vitórias, seja no Boston Garden ou em outros ginásios espalhados pelos Estados Unidos.
Com toda essa fé e tradição desde o berço, o Celtics e a cidade de Boston trilham uma relação de amor e vitórias: o alviverde é um dos raríssimos times que não se mudou de cidade, permanecendo no torrão natal do início até os dias atuais. Uma franquia vencedora na segunda cidade que mais títulos têm nos esportes americanos e que mostra em todo jogo no TD Garden a força dessa união.
Onze anos após sua criação, o Boston Celtics enfim conquistou a NBA pela primeira vez, em 1957. Depois de um hiato de um ano sem novas conquistas, o alviverde entrou definitivamente para a história do basquete mundial. Liderados pelo mito Red Auerbach, lendas como Bob Cousy, John Havlicek, Tom Heinsohn e Bill Russell conquistaram o até hoje inigualado octacampeonato da NBA, entre 1959 e 1966. Russell, em especial, ainda conquistaria mais dois títulos em 1968 e 1969, se tornando o maior campeão da história da liga e recebendo a alcunha de “Lord of the Rings”, com mais anéis de campeão do que dedos: onze ao todo.
Na década de 70, o poderio Celta não se abalaria. Heinsohn, comandado do lendário Auerbach, herdou o faro de vitórias do seu antigo treinador e seria campeão duas vezes, em 1974 e 1976.
Nos anos 80, o grande Larry Bird formou o primeiro Big Three com Robert Parish e Kevin McHale e colocou mais três banners de campeão no Boston Garden, com vitórias maiúsculas e expressivas sobre os grandes rivais da época, em duelos até hoje lembrados pelos fãs mais saudosistas.
E claro, como não citar a atual geração? Após uma década de 90 sem grandes conquistas, a franquia foi reconstruída com o novo trio de craques, formado por Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen, que conquistaram o título de 2008, com o auxílio luxuoso do talentoso Rajon Rondo, jovem, mas igualmente vencedor.
Nessa longa história, muitas vitórias, muitos ídolos, muitos títulos: 22 camisas aposentadas, 17 títulos da NBA (ou Mundiais, como os americanos chamam), 21 títulos da Conferência Leste, 30 títulos da Divisão do Atlântico. Sem dúvidas, o mais vitorioso da história.
Com tantos títulos, tradição e vitórias, o Celtics atravessou fronteiras. Passou a ter fãs em todo o planeta, graças a todos os seus grandes feitos e ídolos. Não demorou muito e essa torcida chegou ao Brasil. Apesar do basquete não ser o esporte número 1 no país, a torcida Celta aumentou, multiplicou-se, e mostra cada dia mais que continua crescendo. Mas, acima de todo crescimento, existe a força dessa torcida, que prestigia sempre o Celtics, não importando de onde seja, prontos para puxar um incentivo, um “Let’s go, Celtics” ou um “defense”. De onde quer que esteja, Walter Brown sentiria orgulho de todos nós, fãs brasileiros.
Parabéns, Boston Celtics! Que venha toda a eternidade pela frente e muitos títulos. E continue sendo esse orgulho tão grande para todos nós, brasileiros e apaixonados pela franquia mais vitoriosa de todos os tempos.
Respostas de 5
Parabens meu Celtics muitos anos de vida e muita glorias que ainda viram se Deus quiser, Pra mim é sempre uma alegria falar do meu Celtics e espero muito em breve mesmo ir la ver um jogo no TD Garden.
Parabéns meu Celtics !
Torcendo pela próximas temporadas serem boas, e poder ir no TD Garden assistir se consagrar mais uma vez como maior CAMPEÃO DA NBA !
let’s go Celtics!
é nóis
Parabéns Celtics, nesta temporada tenho que assistir um jogo no TD Garden, assistir o big three Garnet, Pierce e Rondo ao vivo, Lets go Celtics!