Na última semana, o jovem elenco do Boston Celtics teve dois confrontos duríssimos no encerramento de sua participação na primeira etapa da NBA Summer League, que foi realizada no Centro de Treinamentos do Orlando Magic. Além de enfrentar os donos da casa para definir o seu futuro na competição, o Alviverde de Massachusetts ainda teve a oportunidade de uma revanche contra o Indiana Pacers, por quem foi derrotado na última segunda-feira (7).
Sem o ala-pivô Kelly Olynyk e precisando de uma vitória para continuar com chances de título, o Celtics sofreu, na última quinta-feira (10),diante de um Magic atento. Apesar de terminar o primeiro período na frente, o time comandado por Jay Larranaga acabou sofrendo a virada no Q2 e foi para os vestiários perdendo por 32 a 29. No segundo tempo, a equipe celta reagiu e fez uma boa atuação, vencendo o terceiro período por dois pontos e no ritmo certo para o momento decisivo do jogo. Nos 12 minutos finais, liderados pelo calouro Marcus Smart e pelo ala Chris Johnson, o Celtics dominou o Magic e venceu por 76 a 67.
Contra o Magic, Smart teve a sua grande atuação na Summer League, sendo responsável por 19 pontos, cinco assistências e três rebotes, sendo auxiliado pela dupla Mike Moser e Chris Johnson (12 pontos cada um). Do banco de reservas, Edwin Jackson contribuiu com 10 pontos em 15 minutos. No Magic, o armador Elfrid Payton chegou perto de um triplo-duplo: oito pontos, nove rebotes e 10 assistências.
Apesar da boa vitória sobre os anfitriões, o Celtics não conseguiu chegar até a segunda posição geral da Summer League e teve que se contentar com uma disputa do terceiro lugar com o Indiana Pacers, no chamado Championship Day, realizado na sexta-feira (11). Para a equipe verde e branca, era a chance de se vingar da única derrota sofrida no torneio, mas o Pacers não facilitou as coisas e tratou de abrir vantagem desde os primeiros minutos. No fim do Q2, vitória da equipe de Indiana: 52 a 44.
Na volta para a segunda etapa, as coisas pareciam que iriam mudar para o Celtics, que rapidamente cortou a diferença de pontos e passou a liderar o placar, com boas jogadas do armador Phil Pressey. Entretanto, o Indiana Pacers reagiu nos minutos finais e reassumiu a liderança do jogo antes do fim do terceiro período. No embalo, a franquia de Indianápolis soube fechar bem as investidas celtas e terminar com uma vitória por 95 a 86.
Mais uma vez, o líder celta em quadra foi Marcus Smart. Titular no setor de armação, o camisa 36 deixou o CT do Magic com 20 pontos e cinco rebotes, enquanto Kelly Olynyk encerrou com um ponto a menos (19) e um rebote a mais (seis). Outros três atletas do Celtics se destacaram, com duplo-duplos: Mike Moser (16 pontos e 10 rebotes), Phil Pressey (12 pontos e 13 assistências) e O.D. Anosike (13 pontos e 10 rebotes). Donald Sloan foi o grande destaque do Pacers, com 20 pontos e 10 assistências.
Logo depois do embate entre Celtics e Pacers, o Philadelphia 76ers coroou sua excelente campanha na Summer League de Orlando com o título, após vencer o Memphis Grizzlies por 91 a 75. No mesmo dia, teve início a Summer League de Las Vegas, que conta com a participação de 24 equipes e terá sua final realizada na próxima segunda-feira (21).
Respostas de 2
Gostei do principio do Smart, tem que melhorar mais tem talento e disposição pra ser um Celta, Olynyk ofensivamente foi um dos melhores da Summer League, e Mike Moser boa surpresa esse moleque.