Esperava-se muito do Boston Celtics no último Trade Deadline. Notadamente a equipe da NBA com maior número de ativos para troca, e na busca incessante e declarada por um All-star, o Celtics atraiu os olhos da liga na última quinta-feira, 18 de fevereiro, quando o mercado para trocas da NBA fechava-se. Mas no fim da janela de trocas, às 18h no horário de Brasília, o Celtics e as demais equipes da liga decepcionaram aqueles que tinham a expectativa de que uma grande negociação acontecesse. As principais negociações acabaram por conta da ida de Jeff Green para o Clippers e a saída de Anderson Varejão do Cleveland Cavaliers. Ou seja, nada que impressione muito.
Nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, dia seguinte ao fechamento do mercado de trocas da NBA, o presidente de operações de basquete do Boston Celtics, Danny Ainge, concedeu entrevista à rádio esportiva de Boston, 98.5 The Sports Hub, acerca do Trade Deadline. E repercutiu bastante.
“Nós estivemos muito perto (de um negócio impactante). Eu não posso dizer-lhes o time ou o nome, mas esteve muito perto. Foi algo que nós discutimos por dois dias seguidos. O outro time estava discutindo também. Estávamos envolvendo-nos em um grande pacote para fazer um negócio. Mas no último minuto, eles apenas disseram que não queriam mais fazer aquilo. Eles apenas recuaram. Era um negócio que estávamos falando, pensando e que foi provavelmente o mais próximo que estivemos (perto de fechar).”, disse Ainge.
Ainge ainda adicionou: “Estávamos dispostos a fazer um negócio, e apenas não aconteceu. Ambas equipes não estavam prontas para fazer e foi realmente difícil. Certamente não foi algo impensado. Havia riscos nos dois lados. Mas, no fim do dia, ambas equipes não estavam prontas para fazê-lo.”
Além disso, Ainge citou que muitas equipes estavam indecisas sobre fazer negócios neste ponto da temporada. Faltando apenas dois meses para o término da temporada, muitas franquias preferem ser cautelosas e apostar na continuidade do elenco, do que arriscar na aclimatação de novos jogadores.
Ainge também ressaltou que acredita que os melhores negócios do Celtics foram os negócios ruins não feitos. Segundo ele, é preferível manter os ativos com a equipe, do que gastá-los em um negócio que a equipe perca muitos deles. Ainda assim, Ainge espera continuar as conversas feitas nessa Trade Deadline na próxima offseason.
“Todo time tem objetivos diferentes, mas no fim, eu acho que muitas discussões que tivemos podem definir um caminho para algo que aconteça mais tarde. Antes de conseguirmos Kevin Garnett, era algo que conversávamos a respeito por dois anos. Então você nunca sabe o que pode acontecer. Manteremo-nos nisso. Eu me sinto bem quando vejo que ainda temos vários ótimos jovens jogadores, vários ótimos jovens jogadores em ótimos contratos, um time que está jogando muito bem, um excelente técnico. E nós temos um monte de ativos. Então, veremos como será na próxima vez, no próximo verão (inverno brasileiro)”, disse Ainge.
Em outra entrevista concedida na sexta-feira, para a rádio WBZ, Ainge disse que a escolha de draft não-protegida do Brooklyn Nets no NBA Draft 2016 deveria ser incluída no impactante negócio proposto. Ainda, Ainge disse que a estrela que viria para Boston não fazia parte de nenhum dos rumores ventilados na imprensa durante os últimos dias.
Com essas afirmações, Ainge criou uma grande repercussão na imprensa americana e entre os torcedores, todos tentando responder a pergunta: qual foi o jogador que quase tornou-se jogador do Celtics nessa quinta-feira?
Ainge indicou que seria um reforço de “lotar aeroporto” e que nunca foi especulado nas últimas semanas, claramente descartando nomes como Dwight Howard, Al Horford, Kevin Love e Blake Griffin. Assim, algumas teorias e hipóteses nasceram nos principais blogs que cobrem o Celtics.
Gary Tanguay, jornalista do CSNNE.com, sugere em texto publicado nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, que o reforço quase apresentado pelo Celtics foi o ala-pivô do New Orleans Pelicans, Anthony Davis.
Já Kevin O’Connor, do about.com, acredita que o negócio citado por Danny Ainge estaria envolvendo um ala-armador: James Harden, do Houston Rockets ou Jimmy Butler, do Chicago Bulls.
Fontes de Steve Bulpett, do Boston Herald, apontam que o alvo de Ainge tenha sido o pivô do 76ers Jahlil Okafor.
Minha aposta (ou melhor, minha grande torcida) é de que este jogador seria Nerlens Noel. Pivô que protege muito bem o aro, tem grande potencial, nativo de Masachussetts e torcedor do Celtics na infância. O 76ers tem três jogadores de garrafão com grande potencial, e, por isso, faz sentido livrar-se de um deles (a especulação do Boston Herald de que o alvo de Ainge era Jahlil Okafor, validam esse argumento). E ainda, o 76ers pretende completar seu time titular pro futuro com escolhas de draft. Com duas escolhas altas de loteria, esse processo seria acelerado.
E você torcedor do Boston Celtics, qual você acha que foi o jogador quase conseguido por Danny Ainge?
Respostas de 27
Embora eu queira muito o Noel, ele não iria “lotar aeroporto”. Nos ventilados para saber qual jogador foi, o que “lotaria o aeroporto” seria o AD.
Eu pensei de uma maneira mais “humilde”, talvez até demais. Acho um grande devaneio achar que viria Harden, Butler ou Davis. Mas não duvido nada do Ainge.
Quanto ao “lotar aeroporto” é só uma tentativa de traduzir a palavra americana “blockbuster”, usada nas matérias que foram minhas fontes. ?
Bem, não teve negócio, mas ta claro q o nosso GM não é nenhum morto, não foi por falta de tentativa, assim como os esforços no draft passado.
Agora q coisa em Ainge, jogar essa informação pra gerar inúmeras especulações, minha cabeça ta girando aq, AD? Nem passou pela minha cabeça.
Minha preocupação agora é com essa pick dos Nets q ta dispencando na tabela, acho impossível fazermos uma campanha pior q o Suns, deve ser top 5 msm.
James Harden, Jimmy Butler ou Davies! Tu é louco eu ia comprar passagens imediatamente pra ir no aeroporto. Mas falando sério imaginando uma FA e o Celtics pegando o Al Horford (acho que ele combina com o jogo do Celtão ). O Ainge disse que vai voltar as conversas com esse por esse jogador. Será que esse negócio envolveria somente picks? Ou um Crowder da vida iria nesse negócio também. Por isso que não fechou. É um risco trazer um Harden da vida mas ceder Crowder+ Bradley+Várias Picks.
E o Nets ganhou mais uma ontem …. cada vez mais vamos caindo nesse draft.
Reforço de lotar aeroporto? Por essa eu realmente não esperava.
A única coisa que eu sabia é que viria um jogador expirante (Howard ou Horford, no máximo). Mas essa declaração realmente deixa claro que o forte do Ainge são realmente as trocas. Ele deixa e faz ventilar coisas óbvias e vai onde ninguém mais tá esperando. Foi assim com a troca dos Nets, troca do Rondo que nos trouxe o Crowder, troca do Thomas, troca com o Cavaliers que nos trouxe o Zeller e a Pick (Que se transformou no Thomas depois)… Esse cara sabe negociar, deixa todo mundo na fumaça criada pela imprensa e faz o golpe por trás dos panos.
Se ele conseguir trazer o Davis, Butler ou Harden será um golpe e tanto na NBA. Já nem duvido que ele não consiga negociar e montar um time forte para o Kevin Durant do jeito que as coisas vão. Sinceramente estava com medo de perder os ativos nessa deadline, perder as picks, os bons nomes do banco, os bons defensores que formam o nosso pilar… Ainda bem que ele foi paciente e não trocou metade dos ativos por um contrato expirante, desesperado, como a maioria dos GM’s fariam.
Agora é esperar a offseason. Acho que ele vai realmente brilhar na negociação que levará esse time a outro patamar. Acho que vai conseguir um nome de impacto justamente porque conseguiu manter tudo de bom que esse time tem. Se fizermos playoffs com mando de quadra será melhor ainda. Entraremos no radar dos maiores nomes da NBA, sem dúvidas.
Poderiamos sonhar com um time assim ????
I. Thomas/Smart/ Rozier
J. Buttler/R.J. Hunter/Young
Durant/Turner
Mickey/Olyniyk
Horford/Labissere/Varejão
Se fosse em outros tempos eu acharia que é loucura, mas não é nada impossível um time desses, pra falar a verdade.
Problema é que eu acho muito improvável o Butler mudar de time depois de renovar e passar a ser dono do time dos Bulls, com méritos. Eu não vejo nenhum problema do Bradley continuar nessa posição 2, ou quem sabe sonhar com o DeRozan… Vai que…
Jota, acho que o DeRozan não seria tão difícil assim, pois os Raptors estão com o cap meio que comprometid., lembrando que preferiram renovara com o T. Ross por um valor elevado, e ainda tem o Valanciunas, D. Carrol e o Lowry.
AD? Iria até tatuar o restante da sobrancelha para ficar igual. haha
Bom é como disseram, Ainge estamos aguardando ansiosamente a off season. Pegar um 5 responsa para ver se atraímos a atenção do Durant.
Se era alguém pra lotar o aeroporto, com certeza não era o Noel, né…acho bem provável que era harden, mesmo.
Eu pensei de uma maneira mais “humilde”, talvez até demais. Acho um grande devaneio achar que viria Harden, Butler ou Davis. Mas não duvido nada do Ainge.
Quanto ao “lotar aeroporto” é só uma tentativa de traduzir a palavra americana “blockbuster”, usada nas matérias que foram minhas fontes. 😀
O que acham se ao invés Angie focar num franchise player, um top, ele focar ao menos num jogador como Hayward que é pontuador e não velho!!! Pra ajudar Thomas no quesito de aumentar a pontuação do time nos jogos…ou ele ou até o Favors!
Gobert acho com C e num valor baixíssimo perto dos especulados, tem médias ótimas no garrafão!! um desses do time deles são bons, não pelo jogo de ontem, mas já há um tempo veem bem!!
um desses e ao menos mais um bom nome de mesmo nível ou melhor, o que acham???
Duvido que os Jazz liberariam um dos dois.
O problema aí é que esses caras já estão ganhando bem G. Hayward 15M e D. Favors 12M e fora esse ano, eles tem mais 2 anos de contrato e o Jazz não vai liberar esses caras nem fodendo. Vai precisar dar as picks, jogadores e talvez mais a mãe de algum dirigente.
Senhores, concordo com muitos comentários e discordo da questão futuro, Celtics é o maior é o gigante, não pode passar tanto tempo sem Glória sem títulos, hoje temos sim um time jovem promissor e competitivo mais é só isso nada mais, nem jogador franquia temos, precisamos de estrelas e de astros para DISPUTAR TÍTULOS, A GRANDEZA DO BOSTON não permite se contentar com futuro com jovens promessas, faz quantos anos que o Ainge está dizendo que teremos um astro de lotar aeroporto????? CHEGA DE ENROLAR, UTILIZE OS TRADE OS BONUS OS ATLETAS QUE NÃO SERVEM…. VAMOS MEXER O DOCE RESUMINDO
Completando meus favoritos para reforço… Keneth farid, Antoine Davis, Kevin Love, James harden e Carmelo Antony meus preferidos para reforçar o Boston, desses tem que trazer pelo menos 2
Cara entendo sua revolta e tals, mas as coisas não funcionam assim. Ainda mais que estamos passando da nossa fase final do Rebuilding, pra virarmos contenders. Isso levou menos tempo do que esperado, é só pensar que depois 2008 quando levamos o caneco nosso time já tinha uma idade avançada, e sofremos com problemas de lesões e algumas mexidas no time errado. Chegávamos nos offs e o time não tinha forças pra continuar e isso todo mundo que acompanha o Celtics pelo menos daquela época sabe.
Tanto que mais pra frente o Ainge teve que fazer o que fez. E não adiantaria trazer estrela nenhuma pro time se você não tiver uma base. É só lembrar do AD ano passado, foi pros offs com o Pelicans e não passaram da primeira rodada.
Esse ano nós podemos até não ir bem nos offs mas ano que vem já será diferente. Só esperar mais um pouco cara e se não acontecer, aí tu pode meter o pau no Ainge. hOIAUHoias
Pensa pelo que passamos ano passado com desmanche e o caramba a quatro e conseguimos ir aos offs. Esse ano é o mesmo time e estamos melhor ainda.
Willian,
Concordo com vc! é que sou da época de Bird, Robert Parish, Lewis, Pierce, garnet, Rau Alen só craque, acho o Ainge excelente e muito correto, mais entendo que este ano já poderíamos ter um jogador estrelado que seja o jogador franquia que tanto falam por ai e que nosso celtics hoje não tem, era o Rondo.
Mais vamos torcer quem sabe em breve teremos novidade!
Abraços
Talvez brook lopez pela pick do nets e mais alguns ativos nossos? Acho que faz sentido o Nets querer suas picks de volta,o futuro desse time ta macabro,mas talvez tivessem desistido da troca por achar que o Lopez pode fazer parte do futuro do tome e com uma escolha top 5 eles não conseguiriam reconstruir o time tão rapido como se esperava.
Outra possibilidade que eu vejo é o Bradley Beal,pois tem contrato expirante,o time estava indo de mal a pior e acho que o Beal talvez queira respirar novos ares na proxima temporada,por isso o Wizards para não acabar de mãos vazias,resolveu tentar troca-lo.
Quem sabe né? Kkkkk.
Dos times históricos do celtics q teve tres ou mais all-stars(Era Bil) só o time de 07-08 foi formado atraves de trades,os outros foram pelo draft
É só ter paciencia!
O Ainge é inteligente e calculista, fez bem em ser prudente, mas não vou parabenizá-lo pq no resumo da ópera não conseguiu fazer a tão mencionada Trade impactante.
Ele agora tá sob pressão, mais do que nunca terá que fazer negócios na noite do Draft, a escolha Nets é intocável, mas acho justo usá-la em 1 All Star, agora as demais escolhas devem ser usadas para subir no draft para uma escolha Top 10.
Acredito que Okafor era o jogador de interesse do Ainge, uma jogada interessante pq ele organizava o elenco, trazia talento sem comprometer o CAP já que ele é calouro, e ainda poderia ir atrás de 2 FA Top.
Futuro continua promissor, mas agora sob mais pressão
Sob pressão no Ainge, e creio que a escolha era Okafor também!! e seria boa opção!!! a curto prazo resolveria e a médio se tornaria um jogador muito muito bom pela capacidade individual, coletiva e do Stevens!!! mas talvez ainda aconteça, gosto e torço por isso e muito pela qualidade e idade!!! talvez envolva Sully, que pra mim faz hora no Celtics já!!
Sonho com DeRozan, mas acho quase impossível!! Creio que Okafor, mais duas peças seja um all star e outra de bom nível seria ideal pra fazer esse time forte candidato e com cap baixo!!! Sendo um tem de ser um closer, o cara pra ajudar Thomas!! Torço pra que esse seja o ToP do time, com Okafor vindo pro garrafão!!! cara, ninguém seguraria esse time coletivamente e os jogadores desenvolveriam-se demais!!!!!!!!!!!!!
e agora o que dizer do Lillard ontem, mdssssssssssss destruiu!!! e um cara desse crescendo a cada dia e com 6 anos de contrato num valor de quase 7M é uma peça rara!!!! tomara que melhore cada dia mais!!!!!!!!!
Podemos pensar no jogador que ainda pode vir.
O Varejão seria um reforço interessante, não?
Ele é 5 certo se for seria uma boa!!
Acho que foi DMC pela pick Nets 16, nossa 16, Sully, Lee, talvez Smart. Qto a novas negociações, acho que Hayward (por mim e pelo Stevens Rsrs), seria opção caso KD não venha e acho que vem DeRozan, Horford (pela sua vontade de vir),um pivo do 76ers e o FP. Não acredito no Butler pois herdou o Chicago do Rosé.Vamos torcer. Melhor não fazer cagadas e se arrepender depois. Go Celtics!
O David Lee foi dispensado Adilson