Todo torcedor Celta aguarda impacientemente a chegada do Draft e a chance de selecionar jogadores capazes de trazer as vitórias de volta a Boston. A classe deste ano é vista por todos desde a de classe de 2003 que trouxe à NBA nomes como Lebron James, Carmelo Anthony, Chris Bosh e Dwyane Wade, portanto a esperança de adicionarmos a nossa equipe um jogador com potencial de tornar-se uma das colunas da equipe é muito grande.
Nomes como Jabari Parker, Andrew Wiggins, Joel Embiid, Julius Randle, Dante Exum e Marcus Smart são sonhos para a torcida Celta desde o início desta temporada e talvez a chance de selecionar um destes jogadores foi o real motivo por uma temporada tão abaixo dos padrões para nossa Franquia.
Agora como selecionar os melhores jogadores? Qual a forma que Danny Ainge analisa e avalia cada um dos prospectos?
Enquanto todos procuram por jogadores com números expressivos nos Box Scores a análise de Ainge vai muito além disso, vejam abaixo.
“Eu não estou olhando no box score para determinar se um jogador está jogando bem ou ainda considerando as expectativas das pessoas sobre ele poderia ser. Estou procurando o, por que ele está jogando bem? Ou, por que ele não está jogando bem? Como ele está defendendo? Como ele está interagindo com seus companheiros de equipe? Como é que ele reage à adversidade?”
“Estou olhando para toda uma gama de coisas, tentando obter uma imagem completa do jogador, porque muito do que ele está tentando prever que esse jogador pode tornar-se e não apenas o que ele é agora.”
Com isso podemos ver que Ainge realmente tem consciência do trabalho a se fazer no Draft, os scouts trabalham analisando os jogadores universitários e prospectos de todo o mundo mas Ainge também integra este trabalho, semanas atrás ele foi até Arizona apenas para ver Aaron Gordon em ação. Com esse tipo de declaração Ainge mostra a todos que ele sempre busca um jogador para ter sucesso na NBA durante os anos, não apenas um novato que em seu primeiro ano assombre a todos com uma média de 20PPG.
“Estamos avaliando as competições internacionais”, disse ele. “Estamos assistindo jogadores nos torneios de verão, suas carreiras na universidade e ainda os treinamentos antes do Draft. Acho que você tem que ver tudo isso, porque às vezes certos jogadores estão restritos no sistema que desempenham na universidade. Há certas equipes que jogam uma forma que é difícil para se destacar”, disse Ainge. “Elas são construídas para o sucesso em conjunto e não para um grande sucesso individual.”
Apesar de manter uma agenda ao avaliar e ver os jogadores pessoalmente, Ainge admitiu que não é imune a erros.
“Você sabe, há alguns momentos em que temos várias informações sobre esses jogadores, muitos jogos e vários vídeos de scouts, informações sobre seu histórico e ainda muitas opiniões pra cada um dos atletas, e há momentos em que você pode simplesmente errar. As vezes você ignora certas informações porque um jogador pode fazer certas coisas muito bem, e às vezes você prestar atenção demais nessas informações e ignorar alguém que acaba por ser muito bom.”
Estamos em reconstrução e não acredito que os jogadores selecionados neste Draft serão destaques de nossa campanha na próxima temporada, mas é sempre bom contar com o melhor talento possível e disponível quando tiver a chance de selecionar para ai sim buscar por um grande nome na free agency e com isso terminarmos a formação da equipe.
Respostas de 23
Tenho certeza que o Ainge selecionará grandes jogadores para nossa equipe, com escolhas altas ele trouxe Al Jeferson, Tony Allen, Sullinger e agora temos uma escolha boa. É torcer pra ele escolher o melhor jogador disponível mesmo.
Acho que a maior carência celta HOJE é a ALA, um jogador da clássica posição 3 cairia como uma luva… quem no draft, dos nomes mais cotados, tem esse perfil?
Confesso, não estou podendo acompanhar essa classe incrível como gostaria…
Jabari Parker seria PERFEITO para o Celtics!!! Seu estilo de jogo me lembra muito o do Pierce, ele tem a cara de Boston mas infelizmente deve ficar mais uma temporada em Duke.
Do restante para a ala temos Wiggins (Explosivo) e Aaron Gordon (PF baixo que deverá jogar de SF que tem seu jogo comparado ao de Blake Griffin) a geração de jogadores classicos infelizmente não é essa, são todos atleticos, corredores, enterradores e etc….
Jabari Parker não vem pra esse draft?
eu acho que vem sim, mas duke os cara costumam passar mais tempo lá
Rafael pelo que eu sei Jabari Parker e Ala e tem outros bons nomes..
Mais o badalado mesmo e Parker
Cara, por isso que desde o começo fui a favor do Tank. O Ainge sabe muito. Basta lembrar do últimos drafts e vê que com uma escolha top 10 ele trará o melhor pra nós. 2014/2015 promete!
Primeiramente, gostaria de parabenizar este texto muito bem escrito. Mais uma vez, vocês mostraram que este é o melhor site sobre um time da NBA no Brasil.
Secundariamente, escrevo que acredito muito em Angie como Olheiro, não escolheria ninguém mais para fazer este trabalho em seu lugar. Também acredito que os Celtics vão conseguir uma escolha no Top 3 desse Draft (Se não a primeira) e com ela eu escolheria Joel Embiid (caso ele vá ao Draft e esteja disponível até o momento da escolha celta), acredito que ele seja um grande prospecto e que seja leal ( o que é extremamente necessário para ser Draftado). Espero que ele seja o próximo Robert Parish porque hoje em dia está difícil achar um Pivô de qualidade que também seja Leal à sua equipe.
Portanto, parabenizo mais uma vez o site e o escritor. #LetsgoCeltics
Obrigado pelo reconhecimento amigo, fique sempre ligado em nossas notícias!
Embiid já confirmou sua participação no draft também gostaria dele no Celtics.
Abraços!
Alguem já viu Doug McDermott de Creighton jogar?
Se sim o que acharam?
Gostei do jogo dele , sabe arremessar muito bem fora do arco.
Como eu disse abaixo mano, pra mim ele é o mehor desse draft. Gostei muito do jogo dele.
Ele é um bom jogador, mas é um PF soft…. Bem ao estilo Ryan Anderson, pra PF já temos Sully e Olynyk não o draftaria.
Como a posição 4 está bem servida vejo alguns jogadores a frente do Mc-De como Wiggins, Parker,Embiid, smart, Exum, Gordon. E mesmo q o objetivo seja um PF prefiro Randle ou Vonleh por serem MUITO melhores na defesa do que o McDermott.
Jabari Parker e Andrew Wiggins decepcionaram no March Madness. Minha opinião, são sim bons jogadores, jovens, talvez com um futuro promissor na NBA, mas eu não arriscaria, não escoheria nenhum deles. Agora Doug McDermott esse sim me surpreendeu, tem talento, é bom arremessador e bom tecnicamente. Pra mim ele é o melhor desse draft e é ele quem eu escolheria.
Eu acho que projetar para NBA sempre é complicado, mas o Doug McDermott tem um jogo ofensivo completo até de infiltração dele – apesar da explosão – é superior a do Wiggins pelo QI de jogo.
Ele é um bom passador para o tamanho dele e não é fominha tendo uma boa seleção de tiro e olhando os números dele desde que era calouro.
Com marcação dupla ainda tem um % muito alta de acerto.
È estranho por que muitas vezes assistindo Creigton jogando ele nunca pega o matchup mais simples para ele, várias vezes ele marca um jogador mais alto, e você vê ele coordenando a defesa do time, eu até diria que a defesa dele hoje é melhor que a do Parker e o Julius Randle.
Três vezes first team não acho que é atoa, só acho que falta explosão, Eu quero ver o que vaza sobre os treinos nos times com ele, mas se ele vestisse a camisa do Celtics não ficaria triste não.
acho o McDermott um ótimo jogador, mas ele ta cotado a uma escolha até fora do top 10, o celtics beira o top 3 então os monstros Wiggins, Parker e Embiid são fenomenais são freshmans, Parker fez uma sacolada de duplo-duplo, Wiggins tem uma explosão rara e fez um jogo de 41 pontos e Embiid é um dos melhores pivos nas duas metade da quadra, tem um potencial enorme pra evoluir tanto ofensivamente quanto defensivamente.
É provável que tenhamos uma escolha TOP 5 no Draft, ou seja, existe uma possibilidade real de ter Embiid, Parker ou Wiggins em verde.
Caso isso não ocorra podemos fazer 2 coisas:
A) Tentar trocar nossa escolha TOP 5 por uma escolha TOP 10 + uma segunda escolha, assim daria para pegar um grande jogador e somar mais ativo.
B) Usar nossa Pick TOP 5 mais um pacote de jogadores e trazer 1 All Star
Os jornais de Bostos noticiaram interesse do Ainge em Cleanthony Early de Wichita. Mas näo descarto nada, nem mesmo ele apostar no Exum para backupear Rondo.
eu acho um palhaçada fazer um tank com uma boa classe pra pegar um backup, pq isso é facil de encontrar, diria até que ja temos isso
Bem, o Exum para mim é um mistério procurando tem os jogos dele de fiba sub 19 e ?, nesse momento eu não gostaria de ver ele sendo draftado por isso me lembra um pouco o Darko.
Mas, o Saric parece que entrou no projeto e tudo falado de time turco e ouras coisas era mentira do antigo empresário dele, segundo o draftexpress, esse eu gostaria de ver com a camisa do Boston.
Eu diria que existe muita fumaça até os treinos, eu acho que tem convidar o Cleanthony Early e K.J. McDaniels , Jordan Adams etc
Gostei do Kyle Anderson (UCLA)
Acho que oAinge está fazendo tudo certo até aqui,mas se Parker ou Wiggins estiverem disponiveis na nossa escolha não tem como não pegar…
Nik Stauskas, outro cara para se ver…e Kentucky ressurgiu…Marcus Lee, finalmente apareceu nessa temporada, Randle fisicamente ele impressiona.
Eu confio nele para fazer uma boa peneira com nossos picks. Seja para trazer do draft ou trocar por peças startes ou reposição. Espero que ele faça boas escolhas e que tenha trabalhado bastante com os olheiros para garimpar essa classe que está cheias de bons talentos brutos.
Um dos que mais gostei foi o Aaron Gordon. Tem muita explosão, e me lembra muito o Blake Griffin. Acredito que bem lapidado ficará igual ou melhor. Mas para top 5 ficará difícil. Mas gostaria dele em Boston.
Para o top 5 eu escolheria o Embiid ou o Exum mesmo. Acho que o Wiggins e Parker não sobrará para nós, só por um milagre. Exum poderia jogar facilmente de SG, e faria uma ótima dupla com Rajon Rondo. Randle é um bom nome, e corre por fora. Mas acredito que se Kentucky for para final ele deve subir para top 3, e aí a preferência vai ser grande por ele. Tem jogado muito bem e dedindo para UK. Tem um jogo de garrafão excelente e é bem dominante.