Jason Collins, pivô de 34 anos do Washington Wizards, e que atuou no Celtics de Julho de 2012 à Fevereiro de 2013, disse em uma entrevista à revista “Sports Illustrated” que é gay. Com a declaração, Collins se tornou o primeiro atleta em atividade a assumir a homossexualidade dentro das principais ligas dos EUA.
Na entrevista, Collins disse o seguinte:
“Eu sou um pivô da NBA de 34 anos. Sou negro. E sou gay.”
“Eu não tinha a intenção de ser o primeiro jogador das ligas norte-americanas a assumir isso. Mas já que sou, estou feliz em iniciar essa conversa. Eu não gostaria de ser a criança da escola que levantaria a mão e diria “eu sou diferente.” Mas ninguém fez, então estou levantando minha mão.”
“Agora eu sou um free-agent, literalmente e figurativamente. Cheguei num ponto da minha vida que posso fazer o que eu quiser, e o que eu quero é continuar jogando basquete. Eu amo esse jogo, e ainda tenho algo a oferecer. Meus treinadores e companheiros de time reconhecem isso. Ao mesmo tempo eu quero ser autêntico e verdadeiro.”
Em uma recente entrevista, o técnico do Boston Celtics, Doc Rivers comentou sobre Collins: “Ele é o melhor. É um dos melhores caras com quem já trabalhei nos vestiários, seja treinando ou jogando.”
Doc não se manifestou sobre a entrevista de Collins, mas é claro que o técnico só possuirá ainda mais admiração sobre o atleta.
Collins disputou 32 jogos pelo Celtics na temporada 2012-2013. Em fevereiro ele foi envolvido na troca que trouxe o armador Jordan Crawford pro Celtics, Leandrinho também foi com ele para Washington.
Respostas de 20
com todo o respeito, mas… E?
Vinicius, só fiz o posto porque é uma noticia que considero MUITO IMPORTANTE. Não para o Celtics, mas para a NBA, e mais que a NBA, para todos os esportes norte-americanos.
Não interprete como uma crítica ao post. Realmente gostei da forma que está escrito, bem direto e objetivo. Me referi mais ao assunto mesmo.
Penso que pode ter soado como uma desculpa por ele não ter feito nada na liga. Claro que é legal alguém rompendo barreiras, mas quero ver um cara honrando a camisa do Celtics em quadra, e que produza algo bom para o basquete da equipe. E ele não fez isso em Boston.
Desculpa?
Dizer que é gay é dar desculpa pra algo?
Ahhh faça me um favor!!!
Collins sempre deu o sangue e tentou honrar a camisa que vestiu.
Ele no entanto é ruim tecnicamente e já está velho pra defender como antes ( sim, ele foi muito bom defensor anos atrás ).
Mas isso não quer dizer que ele não honrou e muito menos que quer dar desculpa de algo.
O cara simplesmente “se descobriu” e resolveu assumir.
Ele não escondeu que era gay, somente. Ele tinha duvidas sobre isso.
Ele achava que o correto era casar com uma mulher e ter filhos.
Tentou isso por alguns anos mas agora caiu na real que isso não é pra ele, e foi sincero.
Nada contra a opção dele, mas graça a Deus que ta fora de Boston, o cara é ruim demais
O que nos interessa é o basquete do jogador. Sua opção em 4 paredes em nada se relaciona com isso. A matéria está bem escrita, o jogador tem todo o direito de escolher o que lhe convém. Mas, sobre o que vem ao caso, seu basquete deixou a desejar.
Parabéns pra ele por ter coragem de assumir isso antes de se aposentar e com uma agencia livre pela frente.
Só espero que caso ele não seja contratado por ninguém, na pós temporada, que os jornalistas não fiquem inventando que é por preconceito.
Assumindo ou não, Collins teria e vai ter muito poucas chances de arrumar um novo contrato na NBA.
Aliás, ultimamente tem rolado cada coisa com gente que sai do Celtics!
Primeiro Marbury sai e fica gravando vídeo drogado e comendo vaselina.
Depois Dooling sai e declara que foi violentado quando criança.
Agora Collins diz que é gay.
O próximo vai dizer o que ?
Que é nazista, pedófilo, que tem uma perna mecânica, ou o que ? rs
“O próximo vai dizer o que ?
Que é nazista, pedófilo, que tem uma perna mecânica, ou o que ? rs” (Genial Daniel kkk)
Parece que o Garnett vai revelar que na verdade, ele só tem uma perna…
Só espero que os envolvidos na NBA continuem com essa postura de “que legal, parabéns” que a notícia proporcionou de imediato. Infelizmente, não me parece um dos ambientes mais “preconceito-free”…
Que o cara seja contratado/dispensado pelas equipes que atuar da mesma forma que sempre foi: pelo basquete que apresenta, e apenas isso. Felicidades ao cara, e parabéns pela coragem!
Acho que a opção dele de nada influi no trabalho em quadra, coragem por ter feito isso e tal, mas a precariedade do seu basquete é algo tanto quanto risível, desde que chegou ao Boston, se fosse ainda bom mesmo não tinha sido trocado, e muito bem trocado ainda que o Boston simplesmente trocou frangalhos e lesados por um jogador de basquete
O Garnett vai revelar que ainda possui 03 clones dele!
E que ele vai se aposentar mas, vai deixar um desses no lugar…
TÁ ELE É GAY E AI? ISSO VAI GANHAR O JOGO 5 PRA GENTE.
A notícia precisa ganhar o jogo 5 pra gente, pra poder ser veiculada ?
cara o que isso tem a haver com o boston
O Celtics Brasil não posta SÓ noticias do Celtics, é o objetivo principal, mas não o único.
Interessante o post cara, quem não está satisfeito que crie seu próprio site.
patético eim Vinicius e outros que postaram comentários preconceituosos ou pseudopreconceituosos. o karma ainda vai perseguir todo preconceito.
a noticia é tão importante quanto as lutas do bill russell na década de 50. não seria noticia se a sociedade não fosse tão escrota, mas é e alguns tem que começar a luta.
e não te faz gay, respeitar um gay.
Por favor, povo dizendo que o Collins não joga nada, mas e vocês? Estão aonde mesmo? Ele teve a chance de representar um dos melhores times na liga, ruim ou não, ele vestiu a camisa Celta.