Saiba o que de melhor aconteceu na NBA nessa última semana.
Miami Heat e Toronto Raptors agitaram o mercado nessa semana, as equipes trocaram Jermaine O’Neal e Jamario Moon que foram para Miami, e Shawn Marion e Marcus Banks para o time canadense. O time de Toronto tinha conseguido um garrafão muito forte, com Jermaine O´Neal, Andrea Bargnani e Chris Bosh, mas não durou nem 50 jogos juntos. O’Neal sofreu uma lesão, ficou algum tempo sem atuar, retornou para a equipe, não correspondeu as expectativas e foi trocado.
O Cleveland Cavaliers perdeu sua invicibilidade, atuando em seus domínios, que já durava 23 partidas, contra o Los Angeles Lakers (time de melhor campanha na competição). LeBron James jogou mal, fez “apenas” 16 pontos, mas ainda pegou 12 rebotes e deu 8 assistências. E arremessou 20 bolas, converteu 5. Lamar Odom fez 28 pontos e pegou 17 rebotes. O Lakers venceu o Cavs por 101 X 91
Al Jefferson, pivô do Wolves sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho direito, no último domingo (08/02) em uma partida contra o New Orleans Hornets e vai desfalcar o time de Minnesota até o fim da temporada. Jefferson era o cestinha do Wolves, com média de 23,1 pontos, também era o líder da equipe em rebotes, com 11 por partida.
O Indiana Pacers mostrou essa semana que é uma pedra no sapato das melhores equipes da NBA. O Pacers é o único time que conseguiu vencer as 4 equipes mais bem colocadas dessa temporada, o time de Indianapolis ganhou as 4 partidas atuando em seus domínios. No dia 01/11 de 2008 o Pacers venceu o Boston Celtics por 95 X 79. No dia 2 de dezembro o Indiana Pacers bateu o LA Lakers por 118 X 117. Em 2009, no dia 6 de fevereiro a vítima da vez foi o Orlando Magic, que perdeu o duelo por 107 x 102. Para terminar a sequeência de vitórias contra os melhores times da atual temporada, o time de Indianapolis bateu na última quarta-feira (10/02) o Cleveland Cavaliers por 96 X 95.
Os recordes só existem para serem quebrados 2
Nesses últimos 7 dais mais uma marca histórica da NBA foi batida. Kobe Bryant, ala-armador do Los Angeles Lakers tornou-se o mais novo jogador a marcar 23 mil pontos na carreira, ele marcou 34 pontos na vitória de sua equipe, o LA Lakers, na última terça-feira (10/02), contra o Oklahoma City Thunder por 105 x 98. Bryant conseguiu o feito com 30 anos e 171 dias, superando a marca de Wilton Chamberlain, que havia marcado seu ponto de número 23 mil aos 30 anos e 176 dias, uma diferença de apenas 5 dias. Mas o pivô que atuou no Lakers nas décadas de 1960 e 1970, Wilton Chamberlain, precisou de apenas 606 partidas para atingir tal feito, enquanto Bryant, marcou seu ponto de número 23 mil em 917 jogos. Apenas 20 jogadores na história da NBA ultrapassaram a marca de 23 mil pontos.
Subindo:
Golden State Warriors, vem subindo bastante, conquistou 3 vitórias consecutivas e já sonha até com os Playoff’s. Vamos ver como o time vai reagir ápos o fim de semana das estrelas.
Philladelphia 76ers, novamente no “subindo” do giro, vem melhorando a cada partida, vem de 4 vitórias seguidas, tem 27-24 na temporada. E é o sexto da conferência leste.
Descendo:
New York Knicks, o time da big apple vem de 6 derrotas consecutivas, e o sonho dos Playoff’s para o time vai ficando cada vez mais distante.
Minnessota Timberwolves, vem de 5 derrotas seguidas, e agora com o desfalque do super pivô Al Jefferson, fica mais difícil sonhar com uma classificação para a fase final da liga.
Player of the Week
O melhor jogador dessa semana já ganhou 4 títulos da liga, foi eleito 2 vezes como MVP da temporada e três vezes o melhor jogador das finais. Tim Duncan, ala-pivô do San Antonio Spurs, que realizou excelentes atuações nesses últimos 7 dias, no passeio do Spurs pelo leste, onde o time de San Antonio ganhou 2 dos três jogos que disputou na semana. No duelo contra o Boston Celtics, disputado no último domingo (08/02), Duncan contribuiu com 23 pontos, 13 rebotes e 5 assistências para a vitória de sua equipe por 105 x 99. Na terça-feira (10/02) TD marcou 27 pontos, pegou 9 rebotes e distribuiu 8 assistências em mais um triunfo do Spurs, contra o Nets em New Jersey, por 108 X 93. No último jogo do time de San Antonio Duncan converteu 20 pontos, pegou 13 rebotes e deu 7 assistências, mas não conseguiu evitar a derrota de sua equipe no Canadá para o Raptors por 91 X 89. Tim Duncan teve ótimas médias nessa semana, 23,4 pontos, 11,7 rebotes e 6,7 assistências por partida.
Game of the Week
No melhor jogo desses últimos 7 dias tivemos um reencontro entre 2 semifinalistas da temporada passada. Utah Jazz e Los Angeles Lakers enfrentaram-se na última quarta-feira (11/02) no Energy Solutions Arena, em Salt lake City, casa do Jazz. O Lakers tinha uma sequência de 7 vitórias consecutivas e o Jazz vinha de 3 triunfos consecutivos atuando em seus domínios. A partida começou muito equilibrada, com os 2 times muito próximos no marcador. O time mandante venceu o 1 ° qperíodo por 31 x 29. No segundo quarto o Lakers voltou melhor e conseguiu virar o placar, o time de LA venceu o período por 34 X 30 e foi para o intervalo vencendo a partida por 51 x 49, uam diferença de apenas 2 pontos. Na volta dos vestiários o Jazz reagiu e recuperou a liderança no placar, o time de Salt Lake City venceu o 3° quarto por 26 x 22 e foi para o último e decisivo vencendo a partida por 87 x 85.
Muitas emoções estavam reservadas para os 12 minutos finais. A partida seguiu muito disputada, mas com 3:40 restantes o time mandante abriu uma vantagem de 6 pontos no placar, 104 x 98. Porém, com apenas 1:02 para o fim do confronto o Lakers reagiu e empatou a partida em 107 pontos. Contudo, o pivô do Jazz Mehmet Okur converteu um belo arremesso de 3 pontos, com 0:42 restantes, para dar ao time de Salt Lake City uma liderança de três pontos no placar, 110 x 107. O Lakers tentou reagir, com apenas 0:20 para o fim do duelo perdia por 112 X 109, o armador do time de LA, Derek Fisher tentou um arremesso de 3 pontos para empatar a partida, com 0:07 restantes, mas errou e fez uma nova tentativa de Buzzer e errou novamente. A saída para o Lakers foi cometer uma falta e torcer para Deron Williams errar os 2 lances livres e assim tentar empatar a partida novamente. Mas Williams acertou um e perdeu o outro e com apenas 0:01 para o fim do confronto o time de LA nada tinha a fazer, pois perdia a partida por 113 x 109 e um empate era praticamente impossível, para terminar o jogo Bryant tentou um arremesso de 3, mas errou. O Utah Jazz venceu a partida por 113 x 109, conquistou seu quarto triunfo consecutivo atuando em seus domínios e acabou com uam sequência de 7 vitórias seguidas do Lakers.
O cestinha da partida foi Kobe Bryant, ala-armador do Lakers, que marcou 37 pontos, pegou 4 rebotes e deu 4 assistências. Lamar Odom anotou um Duplo-Duplo, com 19 pontos e 19 rebotes. Pelo Jazz o destaque foi o armador Deron Williams, que também anotou um Double-Double, com 31 pontos e 11 assistências. Mehmet Okur converteu 22 pontos, pegou 8 rebotes e distribuiu 2 assistências.
Por: Flávio Di Donato Catandi e Gustavo Miglioretti.