Giro pela NBA – 15/11 – 21/11

 

Saiba o que de melhor aconteceu na NBA nesta semana.

Na quarta semana de temporada regular já temos uma idéia de quais equipes brigarão por vagas nos playoffs. Algumas surpresas como o Phoenix Suns, e principlamente o Atlanta Hawks começam a mostrar uma grande evolução com relação à temporada passada. Além da boa campanha destas duas equipes, os últimos sete dias também foram marcados por alguns retornos de jogadores importantes para suas equipes, por quebra de recordes e pela demissão inesperada de um dos melhores jogadores da última década.

Surpresas da Semana

Nestes últimos sete dias ocorreram muitos resultados inesperados na liga. No domingo, o Houston Rockets derrotou fora de casa, mesmo sem contar com Yao Ming e Tracy McGrady, o Los Angeles Lakers, por 101 a 91. Na terça, 17/11, o Oklahoma City Thunder ganhou muito bem, também fora de seus domínios, do Miami Heat, por 100 a 87. No dia seguinte o New York Knicks, mesmo atuando fora de casa, acabou com a sequência de cinco vtórias seguidas do Pacers, ao vencer o duelo, por 110 a 103. Na quinta-feira (19/11) ocorreu uma grande surpresa, o New Orleans Hornets, que havia a pouco tempo demitido seu técnico Byron Scott, venceu em seus domínios um dos melhors times neste início de temporada, o Phoenix Suns, por 110 a 103. A maior curiosidade em torno desse jogo é o fato da derrota do time do Arizona ser a 16ª consecutiva em jogos transmitidos pela rede de TV americana TNT. Parece que Marv Albert, Barkley e cia. não dão muita sorte ao Suns…

Na sexta-feira, 20/11, o Golden State Warriors bateu em casa o Portland TrailBlazers, por 108 a 94. A maior surpresa da semana ocorreu no sábado, quando o Hornets voltou a surpreender em seu ginásio e acabou com uma sequência de sete vitórias seguidas do Atlanta Hawks. O time de New Orleans venceu o duelo por 96 a 88. 

Departamento Médico

Tivemos mais uma semana agitada em termos de contusões. Nada muito grave, porém temos uma enorme lista de contundidos: Mike Bibby (Atlanta Hawks – volta esperada para o dia 26 de novembro), Aaron Gray (Bulls – retorno previsto para dezembro), Shaquille O´Neal (Cavaliers – volta estimada para o dia 25), os jogadores do Dallas Mavericks, Erick Dampier e Josh Howard tem retorno esperado para dezembro, Shawn Marion (também do Mavs) deve retornar no dia 24. O recem trocado Raja Bell pode ficar de fora da temporada, por conta de uma grave lesão no pulso. Travis Outlaw, do Blazers, sofreu uma fratura por stress no pé esquerdo, e deve retornar em duas semanas. Completando a lista, o armador Chris Paul, do New Orleans Hornets, com um problema na perna, está afastando desde o dia 13 de novembro. Paul deve desfalcar o Hornets até o meio do mês de dezembro, pelo menos.

Baby, I´m Back

Este novo quadro do Giro foi criado para tratar do retorno de lesão dos jogadores as suas respectivas equipes, já que muitos sofrem contusão, e logo voltam a atuar por seus times. Mas, na primeira partida citada, as voltas foram por conta de uma punição e de uma troca. No domingo, 15/11, o Orlando Magic venceu em seus domínios o Charlotte Bobcats, por 97 a 91.  Este jogo marcou a volta do ala do Magic, Rashard Lewis, que sofreu uma punição de dez jogos por doping. Lewis jogou por 34 minutos, marcou 10 pontos, apanhou dois rebotes e distribuiu uma assistências. Também neste jogo o ala-armador Stephen Jackson fez sua estréia pelo Bobcats, com 13 pontos e nove rebotes.

Na quarta-feira, 18/11, o ala Antawn Jamison voltou a jogar no Washington Wizards, e no seu retorno o Wizards venceu em Washington o Cleveland Cavaliers, por 108 a 91. Jamison teve atuação de destaque no jogo, com 31 pontos e dez rebotes. No dia seguinte, o ala-pivô Pau Gasol atuou pela primeira vez nesta temporada, na vitória de sua equipe, o Los Angeles Lakers, em LA, por 108 a 93. Gasol anotou um Duplo-Duplo no jogo, com 24 pontos e 13 rebotes. Na última volta da semana, o armador Tony Parker ajudou sua equipe, o San Antonio Spurs a acabar com uma série de três derrotas seguidas, ao vencer em San Antonio, o Washington Wizards, por 106 a 84. Parker teve um retorno de gala, quando conseguiu em 32 minutos marcar 17 pontos, distribuir oito assistências e apanhar seis rebotes.

Os recordes só existem para serem quebrados

Nestes últimos sete dias alguns recordes foram batidos, e alguns tabus foram superados. Os primeiros recordes batidos nesta semana estão reservados para o tópico de jogador da semana. Portanto, o primeiro fato a ser citado é a quebra de um longo tabu. Na quinta-feira (19/11), o Utah Jazz derrotou o San Antonio Spurs fora de casa, por 90 a 83. O Jazz não vencia o Spurs em San Antonio desde 20/02 de 1999. Em mais de dez anos foram disputadas 20 partidas entre as equipes, todas com vitória do Spurs no AT & T Center.

Na sexta-feira (20/11), mesmo com a derrota do Boston Celtics em Boston, para o Orlando Magic, por 83 a 75, o ala-pivô da equipe Celta fez história, ao se tornar o jogador mais jovem a chegar a 40.000 minutos em quadra na carreira, com apenas 33 anos. Garnett superou Kareem Abdul-Jabbar, Oscar Robertson e Wilton Chamberlain, que atingiram a marca com 34 anos.

Caso Allen Iverson

O ala-armador Allen Iverson não concordou em permanecer no banco de reservas do Memphis Grizzlies, aonde ficou por três partidas seguidas, e pediu dispensa por motivos familiares. Mas, dias depois Iverson foi demitido pela equipe do Tennessee. Alguns rumores diziam que o ala-armador poderia ir para o New York Knicks, mas os mesmos parecem ser infundados. Assim, o jogador que era conhecido como The Answer ( a resposta) está mesmo se mostrando como The Anchor ( a âncora).

Cinco anos da batalha de Detroit

Como muito bem lembrado por Thiéres Rabelo, do Pacers Brasil, na quinta-feira (19/11) completaram-se cinco anos da batalha de Detroit. As duas equipes já tinham algumas rusgas, por conta de confrontos nos playoffs da temporada anterior. No nono jogo da temporada de 2004/05 o Pacers viajou até Detroit para enfrentar o Pistons. O time visitante venceu a partida por 97 a 82. Mas, a 45 segundos do fim deste duelo, o pivô do Pistons Ben Wallace infiltrou na garrafão para uma enterrada simples, porém Ron Artest o empurrou pelas costas, ainda no ar, Big Ben foi pra cima de Artest, mas a turma do deixa disso tratou de conter os brigões. Mas um torcedor atirou um copo em Artest, enquanto o mesmo era contido por outros jogadores e membros da comissão. Após ser “agredido” Artest foi pra cima do torcedor e a confusão começou. As punições do comissário da NBA, David Stern, para os envolvidos foi severa. Artest estava suspenso pelo restante da temporada. Stephen Jackson por 30 jogos. Jermaine O´Neal por 25. Anthony Johnson por cinco jogos e Reggie Miller por um. O torcedor que atirou o copo foi banido do Palace of Auburn Hills.

Confira abaixo o vídeo da briga:

http://www.youtube.com/watch?v=wcSew_EM4XA

Subindo

Mesmo perdendo uma sequência de 7 vitórias consecutivas no último dia 21, o Hawks surpreende quando já temos quase um terço de temporada regular, com 11 vitórias e 3 derrotas. Nesse período, a equipe de Atlanta demostrou uma grande capacidade defensiva, provando que tem forças, sim, para vencer candidatos ao título como Denver Nuggets e o próprio Boston Celtics. O reforço de Jamal Crawford parece ter caído como uma luva, pois é um ganho que dá qualidade à rotação no perímetro, antes um dos pontos fracos da equipe. Além de tudo isso, a equipe conta com a liderança de Joe Johnson, que vem com médias de 23 pontos, 5,4 rebotes e 5 assistências.

O Orlando Magic, como era esperado, subiu de produção com o retorno de Rashard Lewis. O time de Orlando venceu todos os três jogos que disputou nesta semana.

Após a demissão do técnico Byron Scott, o New Orleans Hornets melhorou. A equipe de New Orleans surpreendeu ao vencer Suns e Hawks nesta semana. O Hornets contou com boas atuações do pivô David West e dos armadores novatos Darren Collison e Marcus Thornton.

Outra equipe que subiu de produção foi o Memphis Grizzlies. Após a saída de Iverson, o Grizzlies conquistou três vitórias seguidas. A equipe é liderada por um quarteto fantástico, formado pelo ala Rudy Gay, pelo ala-pivô Zach Randolph, pelo pivô Marc Gasol e pelo armador OJ Mayo.

Descendo

O San Antonio Spurs já amargava 3 derrotas seguidas quando venceu o frágil Washington Wizards no sábado. Ao que parece, a idade dos principais jogadores do time começou a pesar, e poucas vezes na temporada o time do Texas teve seus três grandes jogadores (Ginobillli, Parker e Duncan), ou seja, a espinha dorsal do time já não vem jogando com tanta frequência.

A defesa, fator que levou a equipe a três títulos na década vem tomando cerca de 107 pontos por jogo, a 17ª pior defesa da liga. A rotação da equipe não é muito forte e já levanta certas dúvidas sobre sua resistência em um provável jogo de Playoff. O fato é que há algumas temporadas o Spurs vem comçando em ‘marcha lenta’ e chegando bem no fim da temporada regular, inclusive brigando por liderança da conferência, por isso sempre existe o ‘pé atrás’ na hora de falar sobre o início de temporada da franquia. Mas está registrado que, até o momento o San Antonio se coloca na 9ª posição do Oeste.

O New Jersey Nets segue sendo a única equipe que não venceu nesta temporada. Nem a volta do armador Devin Harris foi suficiente para trazer um triunfo até New Jersey.

Player of the Week

O melhor jogador da semana realizou atuações espetaculares nos últimos sete dias, além de quebrar um recorde da franquia. O ala-armador Kobe Bryant conseguiu médias de 26.4 pontos, 5 rebotes, 5.4 assistências e 2 roubadas em três jogos nesta semana. Com oretorno de Gasol, Kobe voltou a armar mais a equipe, distribuindo oito assistências na quinta-feira, no retorno do ala-pivô. O mais incrível nas atuações de Bryant é que a pontuação permanece alta, e ele segue efetuando poucos arremessos de três pontos.

Na terça-feira, na vitória de 106 a 93 do Lakers contra o Detroit Pistons em LA, Kobe marcou 40 pontos, e chegou a centésima partida com 40 ou mais pontos marcados. Kobe agora está atrása penas de Wilton Chamberlain (271) e Michael Jordan (173).

Na quinta-feira, com os 21 pontos marcados, Kobe ultrapassou Kareem Abdul-Jabbar e tornou-se o segundo maior cestinha da história Laker. Bryant só perde para o armador Jerry West, que tem sua silhueta no logo da NBA, e marcou 25.192 pontos pelo Lakers. Kobe Bryant já anotou 24.182.

O LA Lakers ganhou duas das três partidas que realizou na semana. A única derrota foi sofrida no domingo, 15/11, para o Houston Rockets em LA, por 101 a 91.

Confira abaixo algumas jogadas espetaculares de Kobe Bryant nesta semana:

http://www.youtube.com/watch?v=6tnXIt3cI58

http://www.youtube.com/watch?v=RS96Qw9xeTs

http://www.youtube.com/watch?v=0X-Y7wFRoEU

Obs: A última jogada foi realizada no domingo, 22/11, na vitória em LA, contra o Oklahoma City Thunder, por 101 a 85. Como o jogo foi no domingo, ele não é contabilizado no Giro desta semana, mas a jogada foi espetacular e vale a pena ser vista.

Game of the Week

No melhor jogo da semana ocorreu um encontro de duas grandes equipes, que vem realizando boas campanhas nesta temporada. A partida só foi decidida nos segundos finais. O Atlanta Hawks enfrentou o Houston Rockets em Atlanta, na última sexta-feira (20/11).

O jogo começou equilibrado e permaneceu desta maneira até o último quarto. Restando apenas 2:56 para o fim da partida, o Hawks vencia por 99 a 90, nove pontos de vantagem, mas o Rockets conseguiu reagir e igualou o marcador nos segundos finais. Mas, restando 1 segundo para o fim, Mike Bibby errou um arremesso, Josh Smith pegou o rebote e conseguiu uma bela enterada para dar a sétima vitória consecutiva ao Atlanta Hawks.

Destaques do Jogo:

Atlanta Hawks
Marvin Williams – 29 pts (20 no 1° tempo) e 9 rebs
Jamal Crawford – 21 pts, 2 rebs, 2 assm, 3 rbdas
Joe Johnson – 19 pts, 6 rebs, 9 ass, 2 rbdas
Al Horford – 17 pts, 6 rebs, 2 ass

Houston Rockets
Luis Scola – 17 pts, 10 rebs, 2 ass e 2 rbdas
Carl Landry – 18 pts, 8 rebs, 1 ass
Trevor Ariza – 16 pts, 8 rebs, 2 ass
Aaron Brooks – 15 pts, 4 rebs, 2 ass
Kyle Lowry – 14 pts, 3 rebs, 7 ass, 2 rbdas

Confira abaixo o Recap desta partida fantástica:

http://www.youtube.com/watch?v=0i4jNuFiBRY

Por: Flávio Catandi e Pedro Henrique, editor do Suns Brasil

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Respostas de 3

  1. Spurs é uma equipe que tem que ter cuidado. Apesar da idade avançada dos jogadores é um time que sempre chega nos playoffs para complicar. Atlatanta possivelmente irá cair o rendimento. Não acredito que possa chegar perto de uma decisão, por ser um time de pouca tradição nas finais. Não consigo ver nenhum favorito ao título nesta temporada, está muito equilibrado o nível das equipes. As equipes fortes mantém o nível, as surpresar a cada ano se superam. Esta temporada deve ter as finais com algumas surpresar, mas creio na presença maciça das equipes de grsnde porte.

  2. ACHO QUE A FINIS SERA BOSTON X ORLANDO
    LAKERS X SUNS

    BOSTON X LAKERS ai bicho pega e classico não tenho idea que possa ganha mas lakers time foda de jogar contra eles

  3. O rookie do Bucks pelo jeito, joga mto. Jennings é o nome do garoto. Rápido por bosta e MTO agressivo. Fez 55 pontos contra o Warrios dia 14/11 ….

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!