Jogo 1 – Celtics 114, Heat 94

No primeiro jogo dos Playoffs, Celtics responde às expectativas e amassa a equipe de Miami nos três primeiros quartos da partida.

A Partida

O Boston Celtics começou com o pé na porta, abrindo rapidamente uma vantagem de 9 a 0 no placar, obrigando Erik Spoelstra a pedir um tempo com menos de dois minutos de jogo. A equipe chegou a abrir 17 a 2, mas deixou a equipe de Miami encostar no placar após três minutos sem marcar nenhum ponto. Com o jogo em 23 a 14, Joe Mazzulla pediu um tempo para reorganizar a equipe em quadra, após sequência de duas bandejas do Heat, uma de Tyler Herro e outra de Delon Wright. O quarto acabou com o placar de 26 a 21 para o Celtics.

O segundo quarto começou com três cestas seguidas de três pontos de Sam Hauser. Para quem tinha alguma dúvida quanto à utilização de Hauser e Pritchard nos Playoffs, ambos entraram em quadra ainda no primeiro quarto e foram mantidos no começo do segundo. A corrida obrigou Spoelstra a pedir tempo novamente, com desvantagem de 10 pontos e placar de 35 a 25. Na volta, Hauser cravou mais uma de três e com uma sequência impecável de lances defensivos, o Celtics travou o ataque de Miami, possibilitando assim abrir 18 pontos de vantagem com 6 minutos por jogar. Com Porzingis calibrado e bom jogo defensivo, o Celtics manteve a vantagem até o final do período e foi para o intervalo com 15 pontos à frente, placar de 60 a 45.

Na volta do intervalo, o Celtics começou com tudo, contando com o vigor de Jaylen Brown e Jrue Holiday, que de cara cravaram duas bolas de longa distância, levando a vantagem para a casa dos 19 pontos. Tatum, com excelente participação no jogo, começou a flertar com um triplo-duplo, distribuindo muito bem as jogadas de ataque, sendo incisivo nos rebotes e logicamente, pontuando. O quarto se arrastou com Boston punindo cada tentativa de Miami para encurtar o placar. Como? Nas bolas de três, claro. Faltando dois minutos por jogar, uma boa sequência de bolas de três, uma de Holiday, duas de Porzingis, e uma de Derrick White colocaram o Celtics à frente com a maior vantagem na partida, 89 a 57. Final do período, Celtics 91 a 59.

O último quarto começou com a equipe de Miami marcando forte, mesmo com a imensa desvantagem. Os 32 pontos foram sendo desfeitos jogada a jogada, com muito empenho da linha inicial do Heat, que foi minando o Celtics na marcação do perímetro, obrigando a equipe a chutar com contestação ou partir pro garrafão. Uma run de 18 a 4 colocou os adversários de volta à partida com 4 minutos por jogar. Tarde demais, com mais uma bola de três de Derrick White e seguidas faltas pra cima de Jaylen Brown e Jayson Tatum, Boston retomou duas dezenas à frente e fechou o jogo com o placar de 114 a 94. Excelente resultado para a equipe de Joe Mazzulla na primeira partida da série.

Jogador Decisivo

Jayson Tatum fez algo que nunca havia feito antes. E isso diz muito para um dos jovens jogadores mais talentosos da história do basquete. Tatum dominou o jogo 1 contra o Heat ao registrar seu primeiro triplo-duplo nos playoffs em sua carreira. Ele terminou com 23 pontos, 10 rebotes e 10 assistências, sendo esses dois últimos números as melhores marcas do jogo.

O desempenho de hoje também marcou o melhor número de assistências de Tatum no ano. A última vez que ele alcançou 10 passes foi em 28 de dezembro, contra o Detroit, quando também distribuiu 10, o que significa que ainda não havia alcançado dois dígitos nessa categoria em 2024.

Ao contrário dos passes, não é preciso voltar tão longe para lembrar a última vez que Tatum alcançou dois dígitos nos rebotes. Isso aconteceu no dia 1º de abril, quando ele pegou os mesmos 10 de hoje. O fato é que, por melhor que Tatum tenha sido ao longo de sua carreira nos playoffs, ele nunca foi tão bom nas três categorias na mesma noite. Agora ele conseguiu, e finalmente conseguiu um triplo-duplo nos playoffs para mostrar isso.

Destaques da Box-Score

  • O Celtics empatou o recorde da franquia nos playoffs com 22 arremessos de 3 pontos.
  • Jayson Tatum registrou seu primeiro triplo-duplo nos playoffs da carreira com 23 pontos, 10 rebotes e 10 assistências.
  • Seis celtas marcaram na linha de dois dígitos, liderados pelos 23 pontos de Tatum.
  • Boston bloqueou seis arremessos, enquanto Miami bloqueou apenas um.
  • Sam Hauser (12 pontos) e Payton Pritchard (10 pontos) foram ótimos vindo do banco para o Celtics.
  • Derrick White marcou 20 pontos em apenas 10 arremessos.
  • Boston pegou tantos rebotes defensivos, 34, quanto Miami pegou o total de rebotes.
  • Miami superou Boston por 44-24 na pintura.
  • Boston superou Miami por 66-36 do perímetro.

Citação da Noite

“Cuide da bola, faça os arremessos necessários e não relaxe. Estávamos ganhando por 34 pontos ou algo assim, mas a natureza humana pode influenciar. No basquete dos playoffs, você não pode relaxar até que haja apenas zeros no relógio.”

Jayson Tatum, sobre a liderança de Boston cair pela metade durante o quarto período.

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!