Jogo 1 – Celtics 133, Pacers 128

Abrindo a série das Finais de Conferência Leste, equipe de Joe Mazzulla titubeia e ‘quase’ perde em casa, em noite de reviravoltas.

A Partida

O primeiro período começou com um belíssimo roubo de bola de Jayson Tatum e passe para Jaylen Brown cravar. Na sequência, Al Horford conquistou um baita toco, mas a arbitragem marcou bola na descendente. Mazzulla, acostumado a vencer desafios, desafiou e venceu. Foi um recado explícito do que viria pela frente, uma corrida impressionante de 12 – 0. Rick Carlisle pediu tempo e conseguiu reorganizar a equipe de Indiana no retorno. Liderados por Siakam, os adversários responderam com uma corrida de 7 – 2, encurtando a vantagem celta. Mazzulla tirou Horford e deu lugar a Luke Kornet, estabelecendo a primeira oportunidade de revezamento entre os pivôs para combater o ímpeto de Miles Turner e Siakam. A partir daí as equipes partiram para a trocação e o jogo seguiu com uma vantagem de cinco/sete pontos para o Celtics até o minuto final, quando Indiana conseguiu reduzir para três. Placar de 34 – 31.

O segundo quarto começou com o Celtics marcando em cima e encontrando bons caminhos para pontuar da média distância e de dentro do garrafão. Al Horford, ligadíssimo no jogo, conseguiu duas bolas muito importantes para cima de Turner. O embate, muito esperado, começou com vantagem para o veterano celta. Indiana ajustou o time e seguiu no encalço do Celtics, que não conseguiu descolar no placar. Haliburton, apagado no ataque, viu Obi Toppin conquistar pontos essenciais da curta, média e longa distância. O jogador foi muito importante para manter os adversários vivos no jogo. Mazzulla novamente girou os pivôs, trazendo Luke Kornet de volta ao jogo. Miles Turner, obviamente, não perdoou. A vantagem que chegou a ser de doze, voltou para os cinco pontos, obrigando Mazzulla a parar o jogo. Nem bem a partida recomeçou e Indiana acabou com a vantagem, após boa sequência de Siakam e Nembhard. Com o jogo empatado, foi a vez de Derrick White cravar linda bola de três para recolocar a equipe em vantagem com seis segundos no relógio. Haliburton, da logo, empatou a partida. Placar do primeiro tempo 64 -64.

No terceiro quarto, Boston percebeu que não poderia pagar para ver nas bolas de três de Indiana e tentou reduzir os espaços. Rick Carlisle entendeu o movimento celta e botou sua equipe para trocar a bola, procurando sempre um passe extra, o que dificultou muito a marcação, principalmente por parte de Jrue Holiday e Derrick White, os principais defensores. Pela primeira vez na partida, o Pacers tomou a dianteira no placar e abriu cinco pontos de vantagem. Boston retomou a vantagem com uma boa corrida de 8 – 2. Após boa troca de pontos, o Celtics simplesmente silenciou o jogo de Indiana, aplicando uma corrida de 13 – 0. Novamente, após conseguir descolar do placar e abrir treze pontos de vantagem, a equipe cedeu pontos para o adversário e viu a margem cair para apenas seis. Mazzulla pediu tempo e voltou à quadra com Payton Pritchard e Sam Hauser. A equipe não conseguiu manter a vantagem e finalizou o quarto com o placar de 94 – 93, após chutaço de Haliburton no estouro do relógio.

O jogo seguiu muito equilibrado no último período, fazendo com que os jogadores celtas tivessem que encarar não apenas o adversário, mas também a pressão de vencer o primeiro jogo em casa. Após dois erros do Celtics, a equipe de Rick Carlisle voltou à frente e ameaçou ditar o ritmo por alguns instantes. Com Pritchard em quadra e Brown fora, foi a vez de T.J. McConnell usar e abusar da habilidade para pontuar no garrafão sem contestação. Sem conseguir abrir vantagem e apenas um ponto à frente, Joe Mazzulla pediu tempo para tentar reorganizar a equipe. Quente na partida, Jrue Holiday tomou para si a responsabilidade de pontuar no quarto e anotou uma série de bolas importantes. A equipe, entretanto, seguiu cometendo erros na defesa, possibilitando a Indiana se manter na briga, ponto a ponto e não apenas isso. Indiana virou a partida e abriu uma ligeira vantagem de quatro pontos no placar, com quatro minutos por jogar. O final do jogo seguiu acirradíssimo até o último minuto e parecia encaminhado para uma surpreendente vitória da equipe visitante, mas, o improvável aconteceu. Vencendo por 117 – 111, Tyrese Haliburton cometeu turnover e cedeu a bola para Boston, gerando and one convertido por Jayson Tatum. No lance seguinte, Siakam deixou escapar de suas mãos uma bola junto à linha de fundo, entregando a posse de bandeja para o Celtics. Jaylen Brown, que não tinha nada a ver com isso, cravou da linha de três pontos, empatou a partida e levou o TD Garden à loucura. Placar final de 117 – 117 e prorrogação.

A prorrogação começou com todas as atenções voltadas para o desempenho celta. A equipe precisava dar uma resposta imediata, após quase perder a primeira partida da série em frente à sua própria torcida. E com direito a destaque para a dupla Jay-Jay, a equipe de Joe Mazzulla encaminhou o jogo após uma bola certeira de três pontos de JT. Clutch? Placar final, 133 – 128.

Compartilhe essa postagem:

X
Facebook
WhatsApp
Telegram
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o Boston Celtics

OUTROS TEXTOS
Aprenda Sobre
Fernando Caliari

Entenda as posições do basquete

Durante as transmissões da NBA, muitos narradores, comentaristas e técnicos referem-se as posições dos jogadores em quadra, tanto por nomes

Notícias
Vicente Kresiak

Svi Mykhailiuk assina com o Utah Jazz

O ucraniano Svi Mykhailiuk, bancário do Boston Celtics assinou com a franquia de Salt Lake City por quatro anos, em

conteúdos exclusivos

Tenha acesso antecipado e exclusivo a conteúdos extras sobre o Boston Celtics

Inscreva-se e receba esses conteúdos de forma gratuita!