No primeiro jogo da série fora de casa, Celtics retoma a frente após partida decisiva da dupla Jayson Tatum e Jaylen Brown.
A Partida
Após a dura derrota em casa, no segundo jogo da série, Boston entrou em quadra pronto para dar uma resposta. Jayson Tatum, muito criticado desde o início dos Playoffs, começou a partida quente, sendo responsável por oito dos primeiros quatorze pontos da equipe, incluindo duas bolas de longa distância. J.B. Bickerstaff pediu tempo, e no retorno, Mazzulla deu lugar a Payton Pritchard e Luke Kornet, substituindo Jrue Holiday e Al Horford. As equipes não desgrudaram na pontuação, com ligeira vantagem oscilando entre uma e outra. Tatum seguiu quente, partindo pra cima da marcação e conseguindo pontos importantes também dentro do garrafão. Mazzulla, ao meu ver, cometeu o mesmo equívoco do último jogo, quando optou por Kornet ao invés de Tillman para o lugar de Horford. Tillman pode ser mais baixo e ter menos tempo junto ao grupo, mas é um cara que entrega muita energia e dispõe de mais recursos que seu companheiro. Mazzulla tirou Jaylen Brown para a entrada de Sam Hauser, que pisou em quadra chutando sua primeira bola de três. Jayson Tatum, em linda transição após turnover de Cleveland, enterrou e chegou ao seu décimo segundo ponto no primeiro quarto. Placar de 30 – 28.
O segundo quarto começou com Jrue Holiday e Al Horford revezando a marcação para cima de Evan Mobley. Holiday, bem posicionado, foi responsável por pegar dois rebotes ofensivos muito importantes, que proporcionaram cinco pontos seguidos para o Celtics. A equipe abriu sua maior vantagem no jogo (cinco pontos). Donovan Mitchell, ligadaço no jogo, aproveitou as trocas entre Holiday e Horford para jogar em cima de Horford, explorando o missmatch de agilidade e velocidade para matar cinco bolas de três, todas com o pivô celta na marcação. Jrue Holiday, pegando fogo, passou a machucar a defesa de Cleveland com seguidas bolas de longa distância e abusando de sua qualidade para pegar rebote atrás de rebote. Com a confiança lá em cima, Jrue seguiu pontuando, chegando aos quinze pontos, estabelecendo a melhor marca entre os jogadores em quadra. Mazzulla ficou indignado com uma marcação de quadra e esbravejou com a arbitragem, enquanto Jayson Tatum se recuperava de um choque que afetou seu cotovelo. O jogador veio para o terceiro jogo com outra postura, algo que obviamente se esperava de um jogador desse calibre. Aqui faço um destaque negativo para outra partida muito abaixo de Derrick White, que apesar de conseguir um toco, praticamente não participou do momento ofensivo da equipe, hesitando em bolas que geralmente ele partiria pra dentro. Está frio? Pois bem. Melhor passar a bola do que repetir as tentativas erradas do jogo dois. Placar do primeiro tempo, Celtics 57 – 48 Cavs.
A equipe voltou do intervalo com o pé no acelerador, garantindo pontos rápidos, incluindo uma bola de três de Derrick White. A vantagem subiu, de nove para dezessete pontos, obrigando Bickerstaff a parar o jogo. Ficou claro nos primeiros minutos que Mazzulla retirou Al Horford da marcação direta em Evan Mobley, deixando Tatum responsável por pará-lo. Com isso, Horford pegou duas vezes o um pra um contra Garland, conseguindo bloqueá-lo em pelo menos uma. Jrue Holiday, por sua vez, ficou em cima de Spider Mitchell, disparado o jogador mais perigoso de Cleveland na partida. White, até então apagado, cravou duas bolas de três, para espantar a zica. Mitchell, on fire, não encontrou dificuldades – apesar dos ajustes de Mazzulla – para pontuar e manteve sua equipe na partida, com uma boa corrida de 7 – 0. Jayson Tatum, diferente, respondeu às críticas em quadra e acumulou mais alguns pontos importantes, invadindo o garrafão e chutando do mid-range. O jogador botou o terceiro quarto debaixo do braço e levou o Celtics para o último período com quinze de vantagem, placar de 84 – 69.
O último quarto, só pra variar, começou com o Celtics tomando uma corrida. Cleveland, jogando sem tanta pressão, passou a explorar Evan Mobley e seus lances de pick&roll. A vantagem, que era de quinze, caiu para nove, levando Joe Mazzulla a pedir um timeout. Com o pedido, veio a reação. Contando com a ajuda de Payton Pritchard e Derrick White, Boston foi para o perímetro e conseguiu duas bolas da linha de três. White e Brown ainda marcaram em bandejas mais quatro pontos necessários para o Celtics, levando a vantagem novamente para a casa dos quatorze pontos. Com a defesa bem ajustada, restou ao Cleveland a bola na mão de seu principal jogador, Donovan Mitchell. Após duas tentativas fracassadas de pontuar em nosso garrafão, Bickerstaff pediu tempo, e descolou uma belíssima jogada para bola de três de Darius Garland. Tatum cometeu a andada e obrigou Joe Mazzulla a parar o jogo. Horford, visivelmente cansado, saiu de quadra reclamando com seus companheiros. Não dá para ter um jogador veterano revezando marcação contra Mitchell e Garland, é basicamente impossível cobrar um jogo melhor de Al Horford nessas condições. Placar final, 106 – 93 e série em 2 – 1, para a nossa alegria. Destaque positivo para a dupla Tatum e Brown, que combinou para 61 pontos, estabelecendo a segunda maior marca da história da franquia em jogos acima de 25 pontos cada (14ª oportunidade), ficando atrás apenas das 17 vezes de Larry Bird e Kevin McHale.