No quarto e decisivo jogo da série, Boston Celtics vence novamente nos minutos finais e conquista varrida nas Finais de Conferência.
A Partida
O primeiro quarto começou com muita intensidade da equipe celta, que partiu para cima, demonstrando vontade de fechar a série de uma vez. Jayson Tatum foi muito acionado, e conseguiu encaixar boas bolas na transição e uma linda bola da linha dos 3 pontos. Indiana sentiu a pressão, mas conseguiu trocar pontos com o Celtics e se manter vivo no início do jogo. Jrue Holiday, que era dúvida para a partida novamente (devido a uma gripe), contribuiu demais na defesa, conseguindo um roubo de bola seguido de um chute certeiro do perímetro. Jrue Holiday vem mostrando eficiência nas partidas de Playoffs, fazendo com que o assunto “Marcus Smart” não seja sequer lembrado pelo torcedor celta. O jogador vem demonstrando muita estabilidade, mesmo não estando 100%, defendendo com a agressividade padrão e atacando mais do que o habitual, ajudando a preencher a lacuna de stats de pontuação deixada por Kristaps Porzingis, terceiro maior pontuador celta na temporada regular. Mazzulla tirou White e colocou Sam Hauser que matou, finalmente, sua primeira bola de três na série. Com 7 bolas de três e um aproveitamento enorme de quadra, o Celtics fechou o primeiro quarto com placar de 29 – 27.
No segundo quarto as equipes trocaram lideranças no placar, com um jogo muito voltado para o trabalho no garrafão, por parte de Indiana, e excesso de chutes da linha de três por parte do Celtics. Diferente do primeiro período, a equipe não conseguiu o mesmo aproveitamento do perímetro e os seguidos erros proporcionaram uma ligeira vantagem no placar a favor do time mandante. Placar do primeiro tempo 58 – 57. Com exceção de Payton Pritchard, nenhum outro jogador conseguiu matar bola da linha de três pontos. As equipes seguiram equilibradas, com destaque negativo para os turnovers, que tomaram conta da partida, de ambos os lados. O Boston Celtics seguiu tentando chutar de longa distância, mesmo em situações de óbvia contestação. Indiana ajustou sua defesa do perímetro e ofereceu muita dificuldade para a equipe celta que não conseguiu igualar o desempenho do primeiro período, apesar de seguir tentando desesperadamente. Placar do primeiro tempo, 58 – 57.
O terceiro quarto começou com uma verdadeira aula de basquete da equipe de Indiana. Com três bolas de três, sendo duas de Myles Turner e uma de Andrew Nembhard, a equipe de Rick Carlisle conseguiu abrir seis pontos, sua maior vantagem na partida, obrigando Mazzulla a parar o jogo. No retorno, uma boa jogada para outro chute de três de Jayson Tatum, o segundo na noite. Jaylen Brown se estranhou com Turner após o pivô adversário derrubar Derrick White no garrafão. A arbitragem marcou uma técnica para cada um e ficou por isso mesmo. Se superando nos rebotes de ataque, Al Horford conquistou dois em sequência, garantindo pontos de segunda chance importantes para a equipe. Indiana conseguiu equilibrar a defesa também dentro do garrafão, ocasionando mais uma série de turnovers por parte dos jogadores celtas. Tatum foi para o banco para a entrada de Xavier Tillman, que pouco ficou em quadra. A sequência de erros acabou obrigando Joe Mazzulla a trazer a estrela novamente para o jogo. Em desvantagem por quase todo o período, a equipe não conseguiu a virada e fechou o terceiro quarto com o placar de 80 – 83.
No último período, o Celtics voltou a marcar suas tradicionais bolas de três pontos, com duas bolas de Jaylen Brown. No entanto, a equipe de Indiana seguiu firme à frente do placar e, após duas grandes jogadas de Andrew Nembhard, abriu sua maior vantagem na partida (nove pontos). Tatum, frio no terceiro quarto, continuou encontrando um muro a cada ataque. A alternativa foi trocar o comando de ataque, deixando as bolas decisivas na mão de Jaylen Brown, que escapou de tomar uma falta flagrante após nocautear McConnell em disputa de jogo. Com seis minutos por jogar, a equipe mandante ainda estava à frente no placar, por uma diferença de quatro pontos. Mas novamente, em uma corrida especial para fechar a partida, a equipe celta não apenas colou no placar como praticamente anulou o ataque de Indiana que ficou três minutos e meio sem pontuar. A equipe de Joe Mazzulla virou o placar e com mais um final marcante de Jrue Holiday, conseguiu manter por tempo suficiente para fechar a partida e garantir o título de campeão da Conferência Leste. Placar final 105 – 102.