Mesmo diante do último colocado da conferência Oeste, o Boston Celtics acabou sofrendo mais uma derrota na temporada 2013/2014 da NBA na noite de sábado (22). Atuando em sua Sleep Train Arena, o Sacramento Kings fez uma boa partida, controlou bem as ações celtas e venceu por 105 a 98, no penúltimo duelo do Alviverde na segunda série de jogos contra equipes do Oeste.
De volta ao Kings, o pivô DeMarcus Cousins teve uma atuação tímida, anotando 13 pontos e sete rebotes, mas contou com partidas sólidas do ala Rudy Gay (22 pontos) e do armador Isaiah Thomas, que deixou a quadra com um duplo-duplo (dois dígitos em dois fundamentos). No Celtics, Jeff Green foi o destaque e terminou com 29 pontos, sendo o cestinha da partida.
A vitória em Sacramento foi importantíssima para o Kings, que deixou a incômoda última colocação do Oeste e empurrou o rival celta Los Angeles Lakers para a lanterna. A diferença para a zona dos playoffs, entretanto, segue longa: são 14 vitórias a menos que o Dallas Mavericks, última equipe no G-8 da conferência. Já o Celtics lida com uma sequência de quatro derrotas consecutivas e a quarta pior colocação geral da liga. As chances de playoffs ainda existem, já que são apenas sete vitórias a menos que o oitavo colocado Atlanta Hawks, mas a equipe celta não parece disposta a buscar essa arrancada.
O Sacramento Kings não teve muito tempo para descansar após o triunfo sobre os celtas e voltou a jogar já no domingo (23), quando bateu o Denver Nuggets em pleno Pepsi Center. O jogo seguinte será nesta terça-feira (25), contra o Houston Rockets. Enquanto isso, o Celtics irá realizar o seu quarto e último jogo seguido no Oeste diante do Utah Jazz, em Salt Lake City.
Sumário
ToggleO jogo
Sem contar com o poupado Rajon Rondo e o lesionado Jared Sullinger, o Celtics entrou em quadra bastante tímido e errando muitos arremessos: nos primeiros seis minutos, foram apenas seis pontos anotados contra 14 do Kings, que contava com a volta de DeMarcus Cousins ao quinteto. Diante de um adversário que pouco fazia, o time de Sacramento deitou e rolou: com oito pontos e cinco assistências, Isaiah Thomas liderou seu time a uma fácil vitória por 23 a 16.
Depois da apatia inicial, a franquia de Massachusetts foi para o Q2 com uma pontaria melhor, mas não foi suficiente para reduzir o prejuízo por causa da ótima partida feita pelo Kings, que chegou a abrir 14 pontos de diferença a três minutos do intervalo. Na reta final do período, os celtas tiveram uma leve reação, mas insuficiente para conquistar o empate.
Surpreendentemente, depois de um primeiro tempo pouco empolgante, o Celtics voltou melhor e se aproximou do empate. Atento, o Kings voltou a mostrar sua força em Sacramento e tornou a abrir 10 pontos de diferença, mas o Alviverde seguiu firme em busca da vitória. No fim do período, os mandantes pontuaram bem e mantiveram os sete pontos de frente.
Ainda no mesmo embalo do bom terceiro período, a equipe celta entrou bem no último quarto, pontuando bem e chegando ao empate após um lance livre de Kelly Olynyk após falta flagrante de Carl Landry. Em situação delicada, o Kings retomou o controle e voltou a pontuar, abrindo sete pontos de diferença no fim da partida. Sem tempo para reagir, o Celtics perdeu a cabeça: Gerald Wallace e o treinador Brad Stevens acabaram expulsos.
Destaques do Kings
Rudy Gay (22 pontos e sete rebotes)
Isaiah Thomas (21 pontos e 12 assistências / duplo-duplo)
DeMarcus Cousins (13 pontos e sete rebotes)
Destaques do Celtics
Jeff Green (29 pontos e seis rebotes)
Kris Humphries (19 pontos e oito rebotes)
Jerryd Bayless (16 pontos e quatro assistências)