O armador Marcus Smart desfalcará o Boston Celtics por um período de duas semanas, após um incidente não relacionado ao basquete, ocorrido no hotel em que a equipe estava hospedada, em Los Angeles, após a vitória do Celtics sobre o Clippers (113 x 102), na última quarta-feira (24). No incidente, Smart socou um quadro da parede do hotel e cortou sua mão direita. O corte exigiu pontos e o atleta foi enviado de volta à Boston na última quinta-feira (25), para ser avaliado pela equipe médica do New England Baptist Hospital.
Arrependido de seu ato, Smart publicou em sua conta do Twitter um pedido de desculpas à organização e aos torcedores celtas: “Eu quero tomar esse momento para expressar minhas sinceras desculpas aos meus companheiros, comissão técnica e, principalmente, a todos os incríveis torcedores do Boston Celtics. Estou envergonhado e desapontado com minhas ações. Eu soquei e acertei um quadro na parede. Eu sinto que fracassei e prometo que aprenderei com essa situação e voltarei melhor do que nunca. Eu amo todos vocês e eu sinceramente aprecio todo o suporte”.
O técnico Brad Stevens lamentou a situação, dizendo que a franquia vai discutir internamente sobre alguma medida disciplinadora, mas deslocou o foco imediato para os jogadores que estarão disponíveis para o grande confronto contra o líder da Conferência Oeste, atuais campeões e donos da melhor campanha da temporada, Golden State Warriors: “Desapontante, como pode imaginar. Essa é a palavra certa para definir essa situação. É o que é. Nossos outros atletas estarão focados no desafio de amanhã”. Questionado sobre atitudes de Smart no passado, como um buraco causado por um soco na parede durante um jogo contra o Washington Wizards, em janeiro do ano passado, o jovem técnico comentou: “Obviamente, ele é uma pessoa emotiva e não controlou suas emoções corretamente (essa semana). Isso é algo que conversaremos mais com ele e seguir em frente”.
Desfalque no embate contra os Clippers e com a confirmação de que não sofreu uma concussão, o pivô dominicano, Al Horford, confirmou que a equipe prestará apoio a Marcus Smart ao longo do seu período de desfalque. “É triste ver isso. Marcus é um colega de equipe que respeito muito e irei apoia-lo” disse Horford. “Não importa a sua motivação, foi uma péssima decisão que ele tomou. Como um grupo, nós vamos apoia-lo e eu espero que ele fique bem. Nós esperamos ele de volta”, finalizou o pivô, demonstrando a união do grupo.
Marcus Smart é um dos principais jogadores celtas vindo do banco ao longo da atual temporada, acumulando médias de 10.1 pontos, 4.7 assistências e 3.6 rebotes, além de 35.7% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Durante seu período de desfalque, o armador Shane Larkin deve receber um aumento de seus minutos na rotação da equipe.
Respostas de 7
Vamos verificar o rendimento do time com a sua ausência!
Parece que aquela bola errada contra o Lakers realmente entrou na sua cabeça e ele acabou tomando uma atitude idiota que acabou prejudicando ele e a equipe.
Dito isso o tempo fora pode ser bom termômetro para medirmos o real impacto dele na equipe antes do All Star Weekend e consequentemente começar pensar no futuro (ou não) dele na equipe.
No twitter, além das desculpas ele também prometeu aprender com a situação e voltar melhor do que nunca, então talvez seja bom para ele também.
Veremos como o Nader e o Ojeleye vão se sair no lugar dele. Espero ser surpreendido!
Decepcionante.
O time, que já sofre com desfalques, ficará com uma rotação ainda mais curta, porque ele não soube controlar seus ânimos.
Total falta de profissionalismo.
Smart parece sofrer bastante com seus erros, possivelmente tenha se imaginado que nesta altura da carreira, seria um jogador mais produtivo do que realmente se tornou. Talvez por isso tantas tentativas de arremessos forçadas, jogadas “heróicas”. Tenho a impressão que ele quer provar pra si mesmo que pode fazer a diferença, que está evoluindo, e ao tentar mostrar isso acaba tomando decisões afobadas e mergulhando em sentimento de frustração com os resultados de suas ações. Na frase “eu sinto que fracassei”, transparece um aspecto auto punitivo.
Força Smart, com a cabeça no lugar e reconhecendo suas limitações, você ainda pode ser um cara muito importante nos próximos anos do Celtics.
Adição por subtração!
É praticamente impossível o Boston não ir aos playoffs. E é a pós temporada que importa!